O acidente ocorreu quando um grupo de 28 bombeiros realizava um exercício de treino dentro da gruta "Duas Bocas", localizada numa propriedade particular no município de Altinópolis, e 10 deles ficaram presos.

"O teto da gruta caiu", deixando parte do grupo preso, explicou o Corpo de Bombeiros de São Paulo no Twitter.

De acordo com o jornal O Globo, são registadas nove vítimas mortais. Registou-se apenas um sobrevivente.

No trabalho de resgate, dificultado pela forte chuva, participaram cerca de 75 bombeiros, polícias e diversos integrantes das equipas de emergência.

Dois helicópteros da Polícia Militar ajudaram no transporte a partir da gruta, de difícil acesso e com risco de novo desabamento.

O governador de São Paulo, João Doria, disse no Twitter que determinou “todo o apoio e recursos necessários para o salvamento” das vítimas.

No seguimento do ocorrido, a Secretária de Estado da Administração Interna  portuguesa já "contactou a representação diplomática do Brasil em Lisboa para manifestar solidariedade e preocupação com a situação vivida"

"Patrícia Gaspar - que lamenta as mortes entretanto confirmadas através dos media locais - transmitiu ainda a certeza de que estão a ser empenhados todos os esforços nas operações de resgate dos bombeiros que ainda se encontram no interior da gruta e que continuará a acompanhar", pode ler-se na nota divulgada pelo Ministério da Administração Interna.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.