Segundo o dono do zoo de Edimburgo, citado pelo jornal The Guardian, a morte de um bebé de panda vermelho na Bonfire Night aconteceu devido a fogos de artifício e pediu regulamentações mais rígidas.
A Royal Zoological Society of Scotland (RZSS) confirmou também que os veterinários atribuíram a morte de Roxie, de três meses, a 5 de novembro, à sua reação aos fogos de artifício na área.
“Infelizmente, ela engasgou-se com o vómito na Bonfire Night e os nossos veterinários acreditam que isso provavelmente foi uma reação aos fogos de artifício”, disse Ben Supple, vice-presidente executivo da RZSS, ao jornal britânico.
Supple pediu aos governos escocês e do Reino Unido que endurecessem as leis sobre fogos de artifício, incluindo o apoio a pedidos de instituições de caridade de assistência social para proibir a sua venda ao público, pois estes “podem causar medo e sofrimento a animais de estimação, gado e animais em zoológicos”.
Este mês, uma petição com mais de 1 milhão de assinaturas a exigir restrições maiores foi entregue em Downing Street. Os signatários pediram o uso restrito de fogos de artifício em festivais tradicionais e uma redução no nível máximo de decibéis.
De acordo com a lei do Reino Unido, fogos de artifício não devem ser usados entre 23h00 e 7h00, exceto na Bonfire Night, Véspera de Ano Novo, Diwali e ano novo lunar, que têm horários mais variados. Na Escócia, fogos de artifício particulares podem ser usados apenas entre 18h00 e 23h00.
Entretanto, a ministra escocesa da segurança comunitária, Siobhian Brown, considerou o impacto angustiante dos fogos de artifício sobre os animais uma "notícia triste", mas disse que, embora entendesse os pedidos de proibição, a questão não estava dentro dos poderes do governo escocês.
Brown disse ainda que escreveu ao governo do Reino Unido para marcar uma reunião e discutir o que mais poderia ser feito, mas um porta-voz do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido disse apenas: “Nós estamos a esforçar-nos para manter os animais de estimação e o público seguros, e é por isso que lançamos uma nova campanha de segurança com fogos de artifício nesta temporada para ajudar as pessoas a usá-los com segurança e de forma adequada”.
Comentários