A Covid-19 trouxe uma nova rotina à maneira como consumimos as notícias. Agora não só avaliamos e julgamos o seu teor, como escrutinamos os números e taxas de infeção para perceber a escala da pandemia. Não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo.

Ora, acontece que a partir de quinta-feira, haverá uma ferramenta adicional para fazermos contas ao futuro do planeta e dos efeitos do novo coronavírus — com dados provenientes do espaço.

Trata-se de uma iniciativa tripartida entre a NASA, Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e dá pelo nome de "Painel de Observação da Terra Covid-19" (em tradução livre).

A agência norte-americana salienta que o projeto incluirá um conjunto de ferramentas de análise que serão fáceis de consultar e que podem servir como recurso não só para os investigadores, mas também para o público em geral.

Sabe-se que o painel terá dados indicadores sobre as alterações na qualidade do ar e água, clima, agricultura e na atividade económica desde o início da pandemia. No entanto, o que foi revelado em comunicado pela agência fica-se por aqui.

Para saber mais, será mesmo preciso esperar pela teleconferência de apresentação agendada para a próxima quinta-feira, dia 25 de junho, às 14h00 (horário de Lisboa). A transmissão poderá ser acompanhada aqui.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.