A polícia confirmou pelo menos oito mortos no ataque de Munique e adiantou que está a investigar uma nona ocorrência. A suspeita é de que se trate de um cúmplice no tiroteio. Esta tarde, um individuo começou a disparar indiscriminadamente no centro comercial Olympia-Einkaufszentrum, no bairro de Moosach. O presidente alemão, Joachim Gauck, disse estar "horrorizado" com o "sangrento ataque".
Está em curso uma grande operação policial. As autoridades suspeitam que se tratem de, pelo menos, três suspeitos e pediu às pessoas para evitarem locais públicos, já que as operações policiais estão em curso. A Sky News deu conta que um dos possíveis suspeitos de suicidou. A informação está ainda por confirmar.
Local media has reported that one gunman in #Munich has shot himself in the head: https://t.co/Djhv5jHYk0 https://t.co/wbMSSz5TXt
— Sky News (@SkyNews) 22 de julho de 2016
Segundo polícia, há forças especiais no terreno. As autoridades divulgaram também um número de emergência.
Important notice:for any information for relatives or inqiuiries about missing persons please dial:0800 7766350! #oez, #München, #schießerei
— Polizei München (@PolizeiMuenchen) 22 de julho de 2016
Uma porta-voz da polícia, citada pela Reuters, confirma que as autoridades "acreditam que há mais do que um suspeito. Os primeiros alertas aconteceram às 18h00, o tiroteio aparentemente começou no McDonald's do centro comercial. Ainda há pessoas dentro do centro comercial", disse ainda. "Testemunhas relatam três pessoas diferentes com armas", indicou a polícia de Munique, citada pela AFP.
Os transportes públicos estão condicionados. As mesquistas em Munique estarão abertas durante a noite e disponíveis para acolher todos aqueles que precisem de abrigo, adianta a BBC.
Segundo o alemão Bild, o suspeito fugiu para o metro depois do tiroteio.
Obama já reagiu ao ataque. “Os nossos corações estão com aqueles que possam ter sido feridos. É ainda uma situação activa. A Alemanha é um dos nossos aliados mais próximos. Portanto, vamos garantir todo o apoio que possam precisar para lidar com estas circunstâncias”, disse o presidente norte-americano.
"Estou profundamente chocado e triste com o tiroteio em Munique. Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos e com toda a Alemanha", escreveu Boris Johnson, actual ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.
Deeply shocked & saddened by #Munich shootings. My thoughts are w/ the victims, their loved ones & all #Germany at this time
— Boris Johnson (@BorisJohnson) 22 de julho de 2016
A candidata democrata às presidenciais norte-americanas, Hillary Clinton, disse no twitter ques está a "monitorizar a situação horrível de Munique. Estamos ao lado dos nossos amigos na Alemanha, que trabalham para trazer os responsáveis à justiça", escreveu.
Monitoring the horrific situation in Munich. We stand with our friends in Germany as they work to bring those responsible to justice. -H
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) 22 de julho de 2016
Preocupado y siguiendo la evolución del ataque en Munich. El pueblo alemán cuenta con todo nuestro apoyo y afecto. MR
— Mariano Rajoy Brey (@marianorajoy) 22 de julho de 2016
A polícia pediu que não se divulgassem imagens que pudessem comprometer a operação, pelo que os vídeos e imagens que partilhados abaixo já têm algumas horas.
Comentários