"O Papa Francisco recebeu um convite da parte dos presidentes de Cabo Verde e do Senegal e, obviamente, essa questão vai sendo estudada. O Papa Francisco recebe muitos convites e portanto há que ver as possibilidades reais da visita", disse.
Michael Banach, que é o núncio apostólico do Vaticano para o Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia, falava aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.
O representante da Santa Sé, que reside no Senegal, está em Cabo Verde para participar na conferência dos bispos dos quatro países, que arranca hoje à tarde e se prolonga até dia 14 no Mindelo, ilha de São Vicente.
Durante o encontro, Michael Banach entregou ao chefe de Estado cabo-verdiano uma missiva do Papa Francisco, na qual o líder da Igreja Católica expressa apreço pelo trabalho de Jorge Carlos Fonseca na defesa dos direitos humanos.
"O Papa Francisco aprecia muito o empenho do Presidente da República de Cabo Verde a favor dos direitos humanos e da melhoria das condições de vida para todos os cidadãos. Portanto, o conteúdo da carta vai nesta direção", disse o núncio apostólico.
Sobre a conferência episcopal, Michael Banach adiantou que os bispos reunidos no Mindelo terão uma "agenda muito pesada de discussões sobre os temas da Igreja, mas também da sociedade".
"A Igreja tem que viver em sociedades concretas e para proclamar a mensagem temos que conhecer também as realidades das sociedades dos países", disse.
O representante do Vaticano adiantou que serão também abordados os principais desafios que a Igreja Católica enfrenta em cada um destes países.
"No Senegal, a questão das relações entre as diferentes confissões religiosas é um desafio, mas em Cabo Verde, onde há uma sociedade mais homogénea, há que abordar a discussão da chegada da modernidade e de outros valores", disse.
Sobre as relações entre Cabo Verde e a Santa Sé, Michael Banach sublinhou que "são muito boas" e que a elevação do bispo de Santiago a cardeal representa o reconhecimento do Papa Francisco pela Igreja Católica cabo-verdiana e pelo país.
Os bispos da Conferência Episcopal Interterritorial estarão reunidos no Mindelo, de hoje a 14 de novembro, naquela que será a primeira vez que a ilha de São Vicente acolhe uma reunião deste género.
Cabo Verde recebeu na década de 1990 a visita do Papa João Paulo II.
Comentários