A Boeing está pronta para apresentar a atualização aos oficiais e pilotos das linhas aéreas americanas American, SouthWest e United, em Renton, no estado de Washington, onde as aeronaves são montadas, disseram as fontes.

"A Boeing já concluiu as medidas de correção necessárias para o MAX", destacou uma fonte da indústria em condição de anonimato.

No entanto, a versão ainda deve ser aprovada pela Administração Federal de Aviação (FAA), uma das autoridades que decidiu deixar o 737 MAX no solo após os dois acidentes fatais ocorridos nos últimos cinco meses.

As empresas aéreas American Airlines e Southwest agendaram para este sábado a realização de testes em simuladores com a versão atualizada de software, segundo as fontes.

A FAA deu a Boeing até abril para fazer os ajustes necessários neste sistema de estabilização de voo conhecido como MCAS (Maneuvering Characteristics Augmentation System), que esteve envolvido no acidente da Lion Air em outubro passado.

Os acidentes envolvendo as aeronaves da Lion Air, na Indonésia, e da Ethiopian Airlines, em março, fizeram um total de 346 mortos e geraram preocupação em relação à segurança da certificação do modelo 737 MAX 8.

Um porta-voz da United Airlines, que tem uma frota com 14 aviões 737 MAX 9, confirmou a comparência da companhia na sessão de treinamento.

A Southwest e o seu sindicato de pilotos SWAPA enviaram especialistas da sua equipa técnica de pilotos e de treino à Boeing para ver a documentação, segundo um porta-voz. A companhia aérea é uma das principais clientes do 737 MAX 8, contando com 34 aparelhos.

Além de apresentar uma versão melhorada do software, a Boeing também finalizou a atualização dos manuais de instrução e de treino de pilotos, de acordo com as fontes.

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