Só esta segunda-feira a sua vitória será oficial, mas este domingo as previsões apontam para que Vladimir Putin tenha ganho (pela quinta vez) as eleições russas.

O que vai acontecer?

Com esta vitória, pela margem maior de sempre, desde que se candidatou pela primeira vez em 2000, o Presidente da Rússia vai ficar no poder até 2030, ou seja, por mais seis anos.

Foi isto que a grande maioria dos russos quis, com uma votação que chegou aos 88%, com alguns locais de votos ainda por contar, neste domingo.

2030 será o final do seu mandato?

Poderá não ser. Em 2021 Vladimir Putin sancionou uma lei que lhe permitiria concorrer por mais dois mandatos. Se essa lei não tivesse sido alterada, o atual Presidente da Rússia não se poderia ter candidatado às eleições deste fim de semana.

Na altura, esta alteração causou muito polémica e foram vários os opositores que consideraram esta legislação, que foi aprovada em referendo, como fraudulenta.

No entanto, Putin conseguiu levar esta lei para a frente o que poderá querer dizer que em 2030, quando se realizarem novas eleições, o atual presidente poderá candidatar-se novamente e...provavelmente vencer novamente, algo que tem acontecido desde 2000. Ou seja, o líder russo de 71 anos poderá continuar como nº1 da Rússia durante 36 anos, isto, claro, se vencer (e se se candidatar) as futuras eleições, dentro de seis anos.