Primeiro foi a Ucrânia, agora é o conflito entre Israel e o Hamas. A Eurovisão pode nunca ter sido, apenas, um concurso de música ligeira, mas nos últimos anos a tensão tem subido de tom. Este ano, a televisão pública de Espanha esteve no centro das atenções.
O Papa Leão XIV vê-se como imigrante norte-americano nacionalizado peruano e deverá chocar com Donald Trump quanto à política de deportações dos Estados Unidos, preveem aqueles que o conheceram.
As autoridades em Palm Springs, na Califórnia, estão a investigar uma explosão de carro na manhã de sábado que matou uma pessoa e danificou uma clínica de fertilidade.
Cerca de mil pessoas foram retiradas, desde sexta-feira à noite, de várias cidades da província de Buenos Aires, na sequência de inundações provocadas por chuva intensa, informaram hoje as autoridades.
O presidente da RTVE pediu “paz e justiça para a Palestina”, referindo que “o silêncio não é uma opção”, após a organização da Eurovisão ter avisado que a emissora espanhola pode ser multada caso repita os comentários sobre Israel.
Manifestantes pró-Palestina e a polícia entraram hoje em confronto em Basileia, Suíça, onde está a decorrer o 69.º Festival Eurovisão da Canção, durante uma manifestação que juntou várias centenas de pessoas contra a participação de Israel no concurso.
O então bispo de Chiclayo, Robert Prevost, começou a construir um vínculo com a problemática imigrante em 2018, quando a região ficou saturada de venezuelanos em condições de vulnerabilidade que requeriam a criação de uma rede de ajuda humanitária.
A Câmara de Paris inaugurou hoje um memorial em homenagem às vítimas homossexuais que foram deportadas para os campos de concentração nazis, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).
O chefe da inteligência militar ucraniana, Kirilo Budanov, expressou hoje convicção de que a troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, o único acordo tangível alcançado pelas duas delegações na véspera em Istambul, será realizada na próxima semana.
O governo Trump vai permitir a venda de gatilhos de reinício forçado, um componente de arma de fogo que permite que as armas disparem mais rapidamente, anunciou o Departamento de Justiça.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse hoje que o Vaticano poderá ser local para conversações de paz entre Rússia e Ucrânia, depois de o Papa ter prometido "todos os esforços" para ajudar a acabar com a guerra.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declararam hoje a disponibilidade para continuarem a trabalhar juntos para alcançar a paz na Ucrânia. Esse compromisso foi assumido num telefonema realizado hoje.
Um dirigente do movimento islamita palestiniano Hamas disse hoje que uma nova ronda de negociações indiretas com Israel, com o objetivo de pôr fim à guerra em Gaza, tinha começado em Doha "sem quaisquer condições prévias".
As “roulottes” que costumam estar junto ao estádio do Sporting foram relocalizadas para o topo da Alameda das Linhas de Torres, disse hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia.
A nova direção da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Conselho Nacional, foi hoje eleita com 96,6% dos votos, num universo de 597 votantes, disse à agência Lusa o secretário-geral cessante, Mário Nogueira.
O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, anunciou hoje que o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) regressou à mesa das negociações e associou este gesto ao início de uma nova ofensiva terrestre israelita na Faixa de Gaza.
Marcelo Rebelo de Sousa falou hoje ao país, na declaração mais curta de sempre, sobre as Legislativas marcadas para este domingo. Numa comunicação a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, advertiu que "até maio de 2026 não poderá haver novas eleições".
O Kremlin declarou neste sábado que a continuação das negociações com a Ucrânia só será possível quando a troca de prisioneiros anunciada por ambas as partes na sexta-feira, após uma rodada inicial de negociações em Istambul, for concluída.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje a necessidade de aplicar uma solução de dois Estados como solução política para o conflito israelo-árabe, um caminho que qualificou como "imperativo", embora tenha também reconhecido que está "distante".
O treinador pessoal de Robert Francis Prevost nos últimos dois anos, Valerio Masella, não sabia que o agora Papa Leão XIV era cardeal e ficou surpreendido quando ele apareceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, como novo pontífice.
O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, disse hoje que o seu país não abandonará as negociações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear, mas não irá tolerar ameaças nem desistir dos seus direitos.
Um encontro entre os Presidentes russo e ucraniano será possível desde que Moscovo e Kiev tenham chegado previamente a "acordos", admitiu hoje o Kremlin, um dia depois das primeiras conversações de paz diretas entre as duas partes desde 2022.