* Três equipas estrearam-se neste mundial: Iraque, Canadá e ... Dinamarca, que fez parte do grupo fundador da FIFA em 1904, mas só se qualificou pela primeira vez em 1986

* Mas em 1986, no México, a Dinamarca ficou conhecida como "Dinamáquina" sobretudo por causa da goleada por 6 -1 frente ao Uruguai, bem como por ter vencido a RFA por 2-0.

* Na estreia da seleção anfitriã contra a Bélgica, foi tocado no estádio o hino alemão em vez do hino belga, e depois, devido a um problema com o sistema de som, não foi possível passar o hino do México que acabou por ser escutado na mesma numa versão à capella cantada pelo público.

* O prémio dos argentinos, que se sagraram campeões mundiais no México, foi de 50 mil dólares. Se tivessem ganho a competição, os brasileiros teriam levado 130 mil.

*Preocupada com o Mal de Montezuma, que causa crises de estômago em estrangeiros no México, a delegação da Bélgica trouxe na bagagem 20 mil litros de água mineral e centenas de quilos de queijo holandês.

* Foram vários os craques da época a despedirem-se da competição em 1986: os brasileiros Zico, Sócrates, Falcão e Júnior, os espanhóis Gordillo e Senor, pela Alemanha, Harald Schumacher, Hans-Peter Briegel e Karl-Heinz Rummenigge e pela França, Michel Platini, Jean Tigana e Alain Giresse.


 “Chegámos Lá, Cambada” é um documentário produzido pela MadreMedia e que vai estar em exibição no SAPO24 entre 22 de maio e 14 de junho. Ao longo de oito episódios vamos contar a história de 30 anos da seleção, do pontapé de Carlos Manuel, em Estugarda, ao golo do Éder, em Paris, que nos deu a vitória no Euro 2016.

As suas memórias destes 30 anos fazem parte da história. Partilhe-as connosco através do email chegamoslacambada@sapo.pt e os melhores textos serão publicados neste dossier especial.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.