No embate da 33.ª jornada entre as duas melhores equipas da Bundesliga, campeão e vice-campeão, o anfitrião Leipzig mostrou – apesar da derrota – grande personalidade frente a um Bayern que, ano após ano, domina o futebol germânico.

Os da casa, que na última época estava na segunda divisão, estiveram hoje quase sempre na frente do marcador, até chegarem aos 90 minutos a vencer por 4-3, depois de vantagens por 1-0, 2-1, 3-1 e 4-2.

Timo Werner, com um ‘bis’, aos 29 e 65 minutos, e Sabitzer, aos dois, e Poulsen, aos 47, estiveram em foco, mas, do lado do Bayern, Lewandowski (17 e 84), Thiago Alcântara (60), Alaba (90+1) e Robben (90+5) mantiveram o jogo em aberto e chegaram à reviravolta.

Com as duas primeiras posições na Bundesliga anteriormente definidas a uma jornada do final, as contas viram-se para o terceiro lugar, com o Hoffenheim a pressionar o Dortmund e quando ambos têm os mesmos 61 pontos.

A equipa de Thomas Tuchel, com Raphaël Guerreiro a titular, não foi além de um empate na visita ao Augsburgo (1-1), enquanto o Hoffenheim foi vencer, num jogo também de muitos golos, a casa do Werder Bremen, por 5-3 e quando esteve a vencer por 5-0.

A derrota deixa a formação de Bremen mais longe da zona europeia, enquanto Hoffenheim e Dortmund lutam pelo terceiro lugar e quando o quarto também dá acesso à Champions, mas via fase preliminar.

Nos outros lugares europeus segue o Hertha Berlim (5.º), que venceu na visita ao despromovido Darmstadt (2-0), e o Friburgo (6.º), que não foi além de um empate caseiro com o Ingolstadt (1-1), que desceu à segunda divisão.

O Wolfsburgo (15.º), do português Vieirinha, e o Hamburgo (16.º) adiaram para a última jornada as contas finais pela sobrevivência no principal escalão, depois de ambos empatarem nos respetivos jogos, mas com vantagem para os primeiros.

As duas equipas defrontam-se precisamente na última jornada,quando o Hamburgo (35 pontos) recebe o Wolfsburgo (37), numa ‘luta’ pela manutenção que envolve ainda Mainz (37) e Augsburgo (37), depois de confirmada a despromoção de Ingolstadt, que se juntou ao já ‘condenado’ Darmstadt 98.