O contrato programa entre o município e a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), concedendo aquele apoio, foi formalizado hoje, nas instalações da Academia Briosa XXI, nos Campos do Bolão, em Coimbra, por Manuel Machado e Pedro Roxo, presidentes da autarquia e da Académica, respetivamente.

Com a instalação do novo piso num dos campos da Academia, para substituir o atual, muito degradado, todos os escalões de formação do futebol do clube ficarão concentrados naquele espaço, que “é a casa de toda a formação da Académica”, salientou, na sessão de assinatura do contrato, Pedro Roxo.

Para além de permitir que os jovens da Academia passem a jogar nos Campos do Bolão (atualmente os juvenis e iniciados disputam os jogos "em casa" na Adémia), “este apoio [da Câmara] vai de encontro à estratégia da direção” do clube de “apostar na formação” e permitir que os jovens atletas da Académica “desenvolvam ainda mais e melhor as suas capacidades”, disse o presidente da AAC/OAF.

Apesar de o clube estar a “passar por uma crise económica” e a sua equipa principal estar atualmente na II Liga de futebol, a Académica de Coimbra não podia deixar de apoiar e apostar na formação de jovens”, sublinhou Pedro Roxo.

Dando sequência a um “compromisso” da Câmara, este contrato-programa surge no âmbito do apoio que o município tem vindo a dar ao desporto, sobretudo à formação, afirmou Manuel Machado, referindo que a autarquia tem atribuído outros apoios a outros clubes do concelho, designadamente para a instalação de relvados sintéticos.

Outro contrato programa atribuindo cerca de 10 mil euros para a formação da Académica foi igualmente formalizado hoje, na mesma sessão, durante a qual o presidente da Câmara referiu que estes apoios ao clube foram decididos pelo executivo municipal por maioria, com uma abstenção.

A instalação do novo sintético nos Campos do Bolão deverá começar no início de outubro, devendo os trabalhos ficar concluídos e o campo em condições de ser utilizado no final desse mês, adiantou Miguel Correia, dirigente da AAC/OAF.

Com o novo piso, a Academia Briosa XXI disporá de três campos com relvado sintético (dois para futebol de 11 e um para futebol de sete), para além de um de relva natural.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.