* É o primeiro Europeu disputado em dois países: a candidatura de Bélgica e Holanda sai vencedora às da Espanha e Áustria, que também esperavam receber a competição.

* Quatro conjuntos de irmãos chegaram à fase final: os ingleses Gary e Phil Neville, os holandeses Frank e Ronald de Boer, os suecos Patrick e Daniel Andersson e os belgas Emile e Mbo Mpenza.

* Didier Deschamps centenário. O atual selecionador futebol gaulês cumpriu frente a Portugal a sua 100ª internacionalização "AA".

* Alan Shearer disse adeus à seleção após o fracasso inglês no Euro. “Se quero dar o meu melhor ao Newcastle nos quatro anos de contrato que me restam, então tenho de me acalmar um pouco", disse.

Hong Kong. Os eurobrasileiros podem brilhar titulou o jornal South China Morning Post. Num suplemento dedicado ao Euro-2000, o jornal de língua inglesa da Região Administrativa Especial de Hong Kong refere que Luís Figo, do Barcelona, será a 'estrela' do campeonato europeu e escreve que a passagem de Portugal à fase seguinte "muito dependerá também de Rui Costa". Com fotos de Luís Figo e Rui Costa, o artigo refere ainda que "os talentosos portugueses podem provocar uma grande surpresa no campeonato se conseguirem controlar a sua tendência de suicídio colectivo"

* Médico da selecção romena proíbe o sexo durante o Europeu. Pompiliu Popescu, proibiu os futebolistas de passarem as noites com as mulheres e namoradas durante o Euro2000, convencido de que o sexo diminui a energia e a agressividade dos desportistas.

* É a primeira vez na história que um campeão mundial é campeão europeu dois anos depois.

* Savo Milošević (Jugoslávia) e Patrick Kluivert (Holanda) foram os melhores marcadores da competição, com cinco golos cada; Nuno Gomes foi o melhor marcador português e o homem que se segue no pódio, com 4.

* A final realizou-se no Estádio Rei Balduíno, antigo Estádio Heysel. Foi neste local que se disputou a final da Taça dos Campeões Europeus de 1985, que foi palco da tragédia que vitimou 39 pessoas e fez mais de 600 feridos, nos confrontos entre adeptos do Liverpool e da Juventus, antes do apito inicial.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.