O japonês de 33 anos, que ganhou um total de 28 medalhas, anunciou o abandono num comunicado divulgado pelo seu gabinete de representação e publicado no ‘site’ do atleta.
“Uchimura explicará detalhadamente a sua retirada numa conferência de imprensa nos próximos dias”, acrescenta-se na mesma nota.
O nipónico ganhou ouro em Londres 2012 e Rio 2016, e conquistou por seis vezes o título de campeão mundial: 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015.
Considerada uma lenda, Uchimura nasceu em 1989 na cidade de Kitakyushu, no sudoeste do Japão, e pisou pela primeira vez o aparelho aos três anos de idade.
Ganhou um total de 28 medalhas na história da ginástica, incluindo sete em competições olímpicas e 21 em campeonatos mundiais.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram o quarto e último Jogos Olímpicos para Uchimura, um dos maiores ginastas da história, embora uma queda na trave o tenha eliminado da final.
A sua última competição teve lugar em outubro no Campeonato Mundial de Kitakuyshu, na sua cidade natal, mas também não conseguiu manter o título.
“Eu não podia fazer mais. Sinceramente, sinto que dei tudo de mim. Penso ter sido capaz de transmitir aos espetadores o quão maravilhosa é a ginástica”, disse à agência noticiosa local Kyodo após a sua última atuação numa competição desportiva.
Comentários