Entretanto, a equipa Emirates confirmou na manhã deste domingo a doença e abandono da corrida.

"Infelizmente, o João Almeida não vai começar a etapa 9 da LaVuelta", comunicou a Emirates, citando o diretor médico Adrian Rotunno: "O João referiu sentir-se mal durante a etapa. Após um exame mais aprofundado e a realização de um teste PCR que confirmou uma infeção por covid 19, foi tomada a decisão de o retirar da corrida no melhor interesse da sua segurança, da equipa e do pelotão. Ele vai agora regressar a casa para recuperar".

João Almeida, que era terceiro até à etapa de sábado, perdeu quase cinco minutos e era agora 26.º classificado da geral, a 9.06 minutos do líder, Ben O'Connor.

O ciclista também já reagiu nas redes sociais ao abandono da competição.

"Nao era desta forma que tinha idealizado terminar a La Vuelta….. Infelizmente, contratempos e percalços fazem parte do percurso e temos de os saber enfrentar e ultrapassar. Pela minha saúde e dos meus companheiros de equipa/pelotão, só me resta recuperar desta infeção viral e focar nos próximos objetivos. Obrigado a uae_team_emirates por sempre cuidar de mim da melhor forma, e a todos vós pelo grande apoio! Certamente voltarei mais forte! Bota Lume!", disse.

A Vuelta, está a decorrer desde 17 de agosto e até 8 de setembro, será composta por 21 etapas e terá uma distância total de 3.265 quilómetros.