Patrícia Sampaio, de 19 anos, uma das principais do judo português, já tinha sido medalha de bronze nos Mundiais do escalão, em 2017, em Zagreb.
Hoje, na capital búlgara, a judoca portuguesa fez um percurso ‘perfeito’ com quatro combates até chegar ao título europeu, três com vitórias pela pontuação máxima (ippon) e a final com a segunda pontuação mais elevada.
A judoca derrotou sucessivamente a holandesa Renee Van Harselaar, a búlgara Ilina Stoyanova, a russa Tamara Lishchenko, e, finalmente, no combate pelo título, a alemã Christina Faber.
A medalha de ouro de Patrícia Sampaio é o melhor resultado da delegação de 15 judocas portugueses que competiram nestes Europeus em Sófia, numa competição em que João Fernando também esteve em bom plano.
O judoca de -73 kg sagrou-se na sexta-feira vice-campeão europeu da categoria, perdendo na final com o ucraniano Hevorth Manukian, por ‘waza ari’.
Hoje, Diogo Brites (-100 kg) e Ailton Cardoso (+100 kg) perderam nos combates de estreia, enquanto Guilherme Salvador (-90 kg) e Alexandre Teodósio (-100 kg) foram eliminados no segundo duelo que realizaram.
Comentários