Se há algo que os números mostram é que nenhuma eliminatória está perdida. A UEFA, instituto que tutela o futebol a nível europeu, olhou para os resultados da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões e comparou-os com o histórico de resultados nas provas de futebol profissional masculino da UEFA, tal inclui Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, Liga Europa/Taça UEFA e Taça das Taças.

As estatísticas trazem boas notícias para Juventus, Real Madrid e Mónaco e grandes esperanças para o Leicester que, apesar de ter perdido a primeira mão (1-0), terá bastantes hipóteses de discutir o apuramento nesta segunda mão, segundo os números apresentados.

Do outro lado, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Barcelona vêm as suas hipóteses de alcançar as meias-finais bastantes reduzidas. Mas como se diz no futebol: a bola é redonda, são 11 de cada lado e tudo pode acontecer.

Leicester - Atlético (0-1)

Na primeira mão os colchoneros venceram por 1-0, no Vicent Calderón, um resultado que já se repetiu em 991 ocasiões nas competições de clubes masculinos da UEFA. As estatísticas dizem, com base nos resultados anteriores, que o Atlético de Madrid tem 59,3% de hipóteses de chegar às meias-finais, uma vez que tal foi o que aconteceu em 588 vezes.

No entanto, a esperança do Leicester não é tão curta quanto se possa pensar. Em 40,7% das vezes a equipa que perdeu fora na primeira mão por 1-0 conseguiu dar a volta em sua casa, na segunda mão.

Traduzindo os números por miúdos, há uma boa chance de os campeões ingleses darem continuidade ao sonho concretizado na época passada na Premier League e de transitarem para a maior competição de clubes europeus. Nota interessante: a última vez que uma equipa perdeu fora por um 1-0 e virou a eliminatória depois, em casa, foi nos oitavos-de-final no Borussia Dortmund-Benfica, quando os encarnados acabaram por ser derrotados por 4-0 na Alemanha depois de, na Luz, terem conseguido uma vitória pela margem mínima (1-0).

Real Madrid - Bayern (2-1)

Os números são avassaladores. Uma vitória fora na primeira mão por 1-2, em provas da UEFA, valeu em 94% das vezes a passagem à equipa que chegou à segunda mão, em casa, com um resultado favorável.

Nessa posição está o Real Madrid que depois de ter estado a perder por 1-0, na Baviera, virou o resultado, com dois golos de Cristiano Ronaldo. Más notícias para os campeões alemães: apenas por 21 ocasiões uma equipa conseguiu vencer fora, virar a eliminatória e passar.

Barcelona - Juventus (0-3)

Após a remontada histórica do Barcelona nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões torna-se complicado atribuir probabilidades a este encontro, mas os números falam mais alto, e, mais uma vez, dizem que as probabilidades dos campeões espanhóis em título são muito pequenas. A UEFA diz que os blaugrana têm apenas 5,6% de hipóteses de alcançar as meias-finais da maior competição de clubes da Europa.

Só em 26 ocasiões a equipa que perdeu por 0-3 fora, na primeira mão, conseguiu vencer, virar e passar a eliminatória na segunda mão. A história deixa a Juventus numa excelente posição para alcançar as meias-finais, com a UEFA a dizer que a probabilidade de tal acontecer é de 94,4%.

Caso os catalães vençam e conquistem a passagem à próxima fase, voltarão a fazer história. Não será uma das maiores reviravoltas da história, certamente, mas poderá ficar ao nível de um AC Milan-Liverpool, na final da Liga dos Campeões em 2005, quando os reds recuperaram de uma desvantagem de três golos sem resposta, ao intervalo, empatando o encontro e levando-o para penáltis; ou do mesmo género da famosa eliminatória para a Taça das Taças entre Sporting e Manchester United quando os leões, em abril de 1964, recuperaram de uma desvantagem de três golos - tinham perdido por 4-1 em Old Trafford - após vencerem os red devils no antigo estádio de Alvalade por 5-0, no ano que os verde e brancos conquistaram a única competição internacional do seu palmarés.

Mónaco - Dortmund (3-2)

Vencer fora na primeira mão por 2-3 já aconteceu 100 vezes nas competições da UEFA, e dessa centena de ocasiões apenas por 3 vezes uma equipa conseguiu dar a volta e passar à próxima eliminatória. Ora o que é que tal nos diz? São boas notícias para o Mónaco de Leonardo Jardim que, em números, tem 97% de hipóteses de alcançar as meias-finais da Liga dos Campeões.

De salientar, no entanto, que o Borussia Dortmund, apesar de vir de um momento frágil, depois dos acontecimentos que antecederam a primeira mão, na Alemanha, vem também de uma reviravolta dos oitavos de final, quando eliminou o Benfica em Signal Iduna Park, após ter perdido por 1-0 no estádio da Luz.

O frente a frente começa esta terça-feira às 19h45.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.