Eric Garcetti, que hoje participou numa reunião na sede do Comité Olímpico Internacional (COI), na cidade suíça de Lausana, declarou que Los Angeles está a competir “de forma sã” com Paris pela organização dos Jogos Olímpicos de 2024.
“Los Angeles está preparada para acolher os Jogos Olímpicos em dois meses ou em duas décadas”, disse.
O COI irá hoje definir a forma de atribuir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028: se elege individualmente para uma edição ou automaticamente para as duas, numa corrida entre Paris e Los Angeles.
“Temos diante de nós dias de trabalho interessantes, nos quais serão tomadas decisões muito importantes”, disse Thomas Bach, líder do organismo, à entrada para o primeiro dia de reuniões.
No entanto, nestes encontros, não ficarão já definidas as sedes das duas edições dos Jogos Olímpicos. A eleição está marcada para Lima, em 13 de setembro, no congresso extraordinário do COI.
Segundo alguns especialistas, Paris terá vantagem para receber a edição de 2024, enquanto a Los Angeles terá destinada a sede de 2028.
Recentemente, o presidente da candidatura de Los Angeles aos Jogos Olímpicos de 2024, Casey Wasserman, admitiu pela primeira vez a possibilidade de organizar a edição de 2028, no quadro do processo de dupla designação proposto pelo COI.
“Para falar claro, a candidatura de LA2024 nunca foi unicamente relativa a Los Angeles e unicamente relativa a 2024. Queremos dizer claramente ao COI e à comunidade desportiva mundial que a prioridade de Los Angeles não é ela própria. Estamos sim concentrados no movimento olímpico e no mundo”, reconheceu disse o responsável pela candidatura da cidade norte-americana, em comunicado.
Ainda hoje o COI receberá a delegação de Paris, liderada pelo Presidente da República, Emmanuel Macron, fervoroso apoiante da candidatura gaulesa.
Comentários