A Alemanha, que já ganhou por três vezes o campeonato europeu de futebol, vai receber a 17ª edição do Campeonato da Europa da UEFA, em 2024.

Estas são as 10 cidades anfitriãs e os respetivos estádios que recebem a competição a decorrer entre 14 de junho e 14 de julho do próximo ano.

  1. Berlim - É a capital da Alemanha desde a reunificação, em 1990, e o estádio que acolherá os jogos é o Olympiastadion Berlin, com capacidade para 70 mil pessoas e casa do Hertha Berlim. No site da UEFA, pode ler-se que  o Olympiastadion é "o maior estádio do EURO 2024" e "recebeu todas as finais da Taça da Alemanha desde 1985, bem como vários jogos ilustres a nível europeu e internacional. Um deles foi o duelo entre Itália e França, na final do Mundial de 2006. Nove anos depois, foi palco da vitória do Barcelona sobre a Juventus na final da UEFA Champions League de 2015."
  2. Colónia - Fica perto da fronteira com a Holanda, tem mais de 1 milhão de habitantes e é onde se localiza o monumento mais visitado na Alemanha: a Igreja Catedral de São Pedro, Património Mundial da UNESCO. O estádio é o Cologne Stadium com capacidade para 47 mil pessoas e onde joga habitalmente a equipa com o mesmo nome da cidade. Foi reconstruído para receber jogos do Mundial de 2006 e desde 2010 tem sido local regular da final da Taça da Alemanha feminina, além de jogos de futebol americano e hóquei no gelo e espectáculos de música.
  3.  Dortmund - A cidade que era conhecida, no século XX, pelas indústrias de carvão, aço e cerveja tornou-se hoje um centro de tecnologia e é reconhecida como centro cultural da região do Ruhr. O estádio que é a casa do Borussia Dortmund - bem reconhecida pelas suas camisolas amarelas - é o BVB Stadion Dortmund e tem capacidade para 66 mil pessoas.O estádio já recebeu vários jogos de mundiais e outras competições europeias.
  4. Dusseldorf  - É a capital da Renânia do Norte-Vestfália, tem 650.000 habitantes e mais de 250 cervejarias e restaurantes na Cidade Velha, local que foi apelidado de "maior bar do Mundo". O estádio é o Düsseldorf Arena  com capacidade para 47 mil pessoas e casa do Fortuna Düsseldorf.
  5. Frankfurt - É a quinta maior cidade da Alemanha  também apelidada de "Mainhattan". O estádio é o Frankfurt Arena com capacidade para 46 mil pessoas e a equipa da casa é o Eintracht Frankfurt. Foi construído em 1925 e recebeu jogos de vários torneios importantes, incluindo o Campeonato da Europa da UEFA de 1988 e o Mundial de 2006.
  6. Gelsenkirchen -Ligada à mineração e siderurgia, é hoje também uma cidade de espaços verdes, teatros e cruzeiros de barco. O estádio é o Arena AufSchalke e tem capacidade para 50 mil pessoas. Portugal tem boa memória deste estádio já que foi aqui que Cristiano Ronaldo protagonizou um momento memorável ao decidir no desempate por penaltis o duelo com Inglaterra, nos quartos-de-final do Mundial de 2006. A equipa da casa é o Schalke.
  7. Hamburgo - É a terceira maior cidade europeia que não é capital nacional e foi também a cidade que acolheu o sorteio dos jogos. O porto é reconhecido ao nível mundial e tem uma rua de restaurantes portugueses onde se encontram os principais petiscos nacionais. O estádio é o Volksparkstadion Hamburg com capacidade para 50 mil pessoas e onde joga o Hamburger SV. Foi inaugurado em 1953 e recebeu jogos do Campeonato da Europa da UEFA de 1988 e do Mundial de 1974 e 2006.
  8. Leipzig - É a cidade onde Portugal se estreia no EURO2024, frente à República Checa, a 18 de junho. É também onde nasceu o artista Johann Sebastian Bach e palco de multifacetados eventos culturais. O Leipzig Stadium foi inaugurado em 2004, tendo sido reconstruído dentro do antigo Zentralstadion, o maior estádio da República Democrática da Alemanha. Tem capacidade para 42 mil pessoas e é casa do RB Leipzig.
  9. Munique - É a terceira maior cidade alemã e repleta de história, galerias de arte, parques e cervejarias. O Estádio é o Munich Football Arena que já  recebeu jogos do EURO 2020. Tem capacidade para 67 mil pessoas e é a casa do icónico Bayern Munique.  O Munich Football Arena foi construído pelos rivais locais Bayern Munique e 1860 München, a Munich Football Arena e inaugurada em 2005, mas desde então o Bayern assumiu a propriedade total. Recebeu a final da Champions League de 2012, em que o Chelsea bateu o Bayern, a jogar em casa, após penaltis.
  10. Estugarda -  Casa de dois dos fabricantes de automóveis mais famosos do Mundo, Mercedes e Porsche, mas igualmente recomendada para roteiros gastronómicos e vinícolas, sendo a Flädlesuppe (sopa de panquecas) uma das especialidades locais. O Stuttgart Arena tem capacidade para 54 mil pessoas e é a casa do VfB Stuttgart.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.