As escolhas do técnico espanhol foram anunciadas pelo próprio numa conferência de imprensa agendada para as 12:30, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Jogadores convocados: Diogo Costa, José Sá, Rui Patrício, António Silva, Danilo Pereira, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nélson Semedo, Pepe, Raphael Guerreiro, Rúben Dias, Toti Gomes, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Palhinha, Otávio, Renato Sanches, Ricardo Horta, Rúben Neves, Vitinha, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos, João Félix e Rafael Leão.

Em relação à última convocatória, que teve também um total de 26 jogadores, o lateral Nuno Mendes, do Paris Saint-Germain, era baixa certa devido a lesão, tal como o médio João Mário, que anunciou no domingo o adeus à seleção.

Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina em 17 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, às 19:45, e ruma à Islândia para defrontar a seleção local três dias depois, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, às 19:45 (hora de Lisboa).

No arranque da qualificação, nos dois jogos que marcaram a estreia absoluta de Martínez no comando da seleção nacional, Portugal bateu o Liechtenstein, por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e foi ao Luxemburgo golear por 6-0.

A equipa das ‘quinas’ lidera o Grupo J com seis pontos, seguida da Eslováquia, que tem quatro, e de Bósnia e Islândia, ambos com três. O Luxemburgo, com apenas um ponto, e o Liechtenstein, sem pontos, ocupam os últimos lugares.

Apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro2024.

(Notícia atualizada às 12h36 com o nome dos jogadores)