"É uma edição marcada, uma vez mais, pelo recorde de equipas que vamos ter, que é uma constante desde há 10 anos. Às vezes, custa até a acreditar que há 20 anos iniciámos o torneio com oito equipas e que agora vamos ter 159 e 2.100 atletas", enfatizou à agência Lusa Luís Vidal, responsável do torneio, hoje apresentado em Miranda do Corvo.

Mais de metade (55%) das equipas participantes são estrangeiras, o que "é um fator que nos honra bastante e que traduz a qualidade do torneio", acrescentou.

"É uma variedade enorme de países e culturas, o que poderá fazer cumprir um dos objetivos do torneio, que é a socialização dos praticantes de voleibol, que vão conhecer outras culturas e realidades, o que é sempre positivo", salientou Luís Vidal.

O torneio Summer Cup vai realizar-se nos municípios de Lousã, Miranda do Corvo, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis e Vila Nova de Poiares, em sistema de rotatividade das equipas, para que todas fiquem a conhecer os concelhos envolvidos.

Além da competição, o evento inclui várias festas para os participantes e uma tarde em que as equipas vão para as praias fluviais que existem naquele território "e ficam a conhecer melhor a região".

"Temos um 'feedback' muito importante de empresas de alojamento e restauração de que este torneio ajuda a promover o turismo", frisou o responsável da organização, salientando que os 2.100 atletas deverão vir acompanhados de mais "500 ou 600 pessoas", sobretudo familiares.

Luís Vidal salientou ainda a ligação "muito forte" entre o desporto federado e escolar, "que dá um apoio muito importante", permitindo que os atletas fiquem alojados nas escolas, onde tomam as refeições.

"Só assim se consegue montar um torneio com esta dimensão", sublinhou.

O Summer Cup é coorganizado pelo Lousã Volley Clube e o Agrupamento de Escolas da Lousã, com o apoio dos seis municípios envolvidos, da Associação de Voleibol de Coimbra e da federação portuguesa da modalidade.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.