“Os dados do estudo independente que o município encomendou atestam que o volume de negócios total gerado pelo certame quase duplicou face a 2014. Ascende a 82,1 milhões de euros”, disse o autarca na quarta-feira à noite, durante a apresentação pública da 627.ª edição do certame, que arranca a 08 de agosto.
Almeida Henriques realçou que “a Feira de São Mateus não é só um evento, ainda que seja o maior e o mais importante da região”.
Segundo o autarca, o certame secular “é também economia e emprego”, sendo “responsável pela criação de 270 empregos na economia do concelho, o que representa um crescimento de 37% relativamente a 2014″.
O gestor da Feira de São Mateus e vereador da Cultura, Jorge Sobrado, sublinhou o crescimento de públicos e o reforço da atratividade nacional e internacional.
“Desde 2015, a feira registou um crescimento de 40% em número de visitantes e de mais de 35% em número de entradas. São hoje quase 400 mil visitantes únicos e 1.150 mil entradas”, referiu.
No que respeita à proveniência dos visitantes, Jorge Sobrado explicou que é cada vez mais nacional e internacional.
“Há visitantes estrangeiros com origem em 24 países, isto é, mais 60% que em 2015. Os visitantes nacionais em 2018 vieram de 218 municípios, cerca de 70% do total, com especial significado nas regiões do Norte e Lisboa”, acrescentou.
Segundo Jorge Sobrado, “os impactos turísticos são evidentes”, uma vez que, “entre 2015 e 2018, a pernoita dos visitantes teve um aumento de 23%”.
A Feira de São Mateus decorrerá de 08 de agosto a 15 de setembro, protagonizando Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings os três grandes concertos internacionais do cartaz deste ano.
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