O Lar de Odivelas, à semelhança de outros 27, pertence ao Instituto de Segurança Social mas encontra-se sob gestão provisória da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) desde 2011.

Numa informação enviada à agência Lusa na terça-feira, fonte oficial do Instituto de Segurança Social referiu que foi decidido o "encerramento temporário" do Lar de Odivelas No próximo dia 31 de outubro, uma vez que "após uma avaliação ao edificado" foi concluído que o edifício "não apresenta as condições físicas mínimas exigidas para que seja efetuado o respetivo licenciamento como Estrutura Residencial para Pessoas Idosas".

Contudo, a mesma fonte ressalvou que "todos os utentes foram devidamente encaminhados nas respostas sociais do Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Também na terça-feira, em declarações à Lusa, Alcides Teles, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, indicou que este encerramento vai implicar despedimento dos 20 trabalhadores ligados contratualmente à SCML.

No entanto, numa resposta enviada hoje à Lusa, fonte da SCML explicou que os trabalhadores do lar de Odivelas não serão despedidos mas sim ver o seu contrato de trabalho cessado.

"Desmentimos categoricamente que se tenha efetuado qualquer despedimento de colaboradores do equipamento em causa. O que se verificou foi a caducidade dos respetivos contratos a termo incerto, adaptados ao modelo de gestão temporária da SCML", refere.

A mesma nota adianta que foi proposto aos 35 trabalhadores da SCML prorrogarem o seu contrato por mais um mês mas que apenas 17 aceitaram, tendo os restantes 18 rejeitado, o que levou a Santa Casa da Misericórdia a contratar mais cinco colaboradores "para colmatar as necessidades".

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.