Filipe Macedo, colaborador da Cruz Vermelha, explica ao SAPO24 que o objetivo é existir uma ajuda mútua. “O foco não é dizer apenas ‘ajudem-nos’. Nós queremos criar valor para as pessoas, ajudar as pessoas no processo complexo que às vezes é preencher o IRS, e depois pedimos que ajudem a instituição”, diz.

Este contabilista virtual, que funciona em formato de chat [conversa online], responde adequadamente às dúvidas que os portugueses colocam acerca do preenchimento do IRS. Segundo Filipe, as mais recorrentes são: “a que penalizações estou sujeito por atraso?", "existem exceções à entrega do IRS?” e “qual é o prazo para entregar o Modelo 3?”. “Recorremos a inteligência artificial para perceber o que o utilizador está a perguntar, e para fazer com que o ‘bot’ [robot] responda”, continua.

O contabilista virtual, que estimula uma conversa informal e bem-disposta, fica alojado no site da Cruz Vermelha. Quando o bot não sabe responder, a pergunta é registada e submetida no sistema, a fim de ser respondida mais tarde.

A campanha, criada em parceria com a agência de marketing comOn, conta também com peças para o digital, redes sociais, imprensa e outdoor até ao final de maio, ou seja, até ao fim do período para entrega do IRS.

Segundo Filipe Macedo, este trabalho surgiu da necessidade de relembrar os portugueses da importância de, através do IRS, ajudar instituições de solidariedade social sem qualquer custo para o contribuinte.

“Infelizmente, ainda há muitas pessoas que não conhecem esta possibilidade de consignar 0,5% do seu IRS. É uma ação simples. Temos esperança que com esta campanha possamos ajudar mais pessoas a preencher a sua declaração, mas também angariarmos mais fundos para apoiar humanitariamente tantas outras que nos procuram.”, refere Francisco George, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, em comunicado.

Nascida em 1865, a Cruz Vermelha Portuguesa é uma instituição humanitária sem fins lucrativos, de utilidade pública, destinada a proteger a vida e a saúde, em especial das pessoas mais vulneráveis e desfavorecidas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.