O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu hoje que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser estabilizado.
Portugal está entre os cinco países europeus em que a população está a poupar menos do que antes da pandemia de covid-19, com uma percentagem de 48%, superior à média europeia, de 39%.
A bolsa nova-iorquina fechou hoje com a queda mais forte desde junho, minada pelo provável impacto sobre a economia da segunda vaga das infeções com o novo coronavirus e das novas medidas de confinamento anunciadas na Europa.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje para a situação financeira das corporações de bombeiros devido aos "elevados custos" que têm assumido desde o início da pandemia de covid-19, considerando que estão "à beira do colapso".
Dez horas de discussão depois, o orçamento foi viabilizado à justa, contando com abstenções de PCP, PAN e PEV, bem como das deputadas não inscritas Cristina Rodrigues (ex-PAN) e Joacine Katar Moreira (ex-Livre).
Um estudo realizado pelo Governo da Madeira conclui que a região pode comercializar gamba, a partir de 2021, efetuando capturas sustentáveis entre as 10 e as 15 toneladas anuais, anunciou hoje a secretaria do Mar e das Pescas.
A Boeing anunciou hoje prejuízos de 2.914 milhões de euros nos primeiros nove meses, depois de lucros de 319 milhões no mesmo período de 2019, e que vai cortar mais 7.000 empregos até ao final do ano.
Portugal, o oitavo maior produtor de azeite do mundo, deverá ter uma quebra na produção na campanha olivícola de 2020/2021 em relação à anterior e produzir 100 mil toneladas, segundo a maior associação nacional do setor.
A Provedoria de Justiça detetou situações de cobrança de dívida inexistente ou penhora de contas acima do valor legal e outras “práticas irregulares” em inspeções às Secções de Processo Executivo da Segurança Social, tendo emitido recomendações para as eliminar.
O movimento Greve Climática Estudantil (GCE) criticou hoje o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) alegando que o documento apresenta medidas pouco ambiciosas para a resolução da crise climática, dedicando menos de 2% da despesa global.
A Câmara de Matosinhos vai propor ao Governo que decrete o dever de permanência no domicílio, exceto em circulações autorizadas, e que implemente, até 15 de novembro, o ensino à distância para 3.º ciclo, secundário, ensino profissional e universitário.
A Plataforma Portuguesa de ONGD alertou hoje que Portugal voltou a ficar mais longe dos objetivos internacionais de ajuda ao desenvolvimento, que, em 2019, se situou nos 0,17% do Rendimento Nacional Bruto, "consideravelmente abaixo" da média europeia.
O PSD/Madeira voltou hoje a criticar os preços praticados pela TAP nas viagens para a região, referindo que na época do Natal chegam a atingir 1.143 euros, e considerou os valores “pornográficos” e “obscenos”.
O PSD vai propor hoje a isenção de IMT para quem quer comprar casa em Lisboa. A medida pretende incentivar os jovens a escolher morar na cidade e atenuar a subida de preços da habitação.
O Livre defendeu hoje a abstenção na votação do Orçamento de Estado na generalidade, porque o momento atual do país impõe que a esquerda não fuja às responsabilidades.
O parlamento fechou hoje a discussão na generalidade da proposta do governo para o Orçamento do Estado do próximo ano. O documento, que ainda terá de ser discutido na especialidade, foi aprovado apenas com os votos favoráveis do PS — e abstenções suficientes para passar à justa.
A deputada bloquista Mariana Mortágua considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2021 "é de rotina", "não basta" e "falha onde Portugal não pode falhar", mas assumiu um compromisso caso o documento responda às necessidades apontadas pelo BE.
A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental hoje divulgada.
O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” classificou hoje a abstenção do partido na generalidade como “mais oportunidade” ao Governo e, em resposta ao CDS-PP, excluiu-se do “circo de birras irrevogáveis” do verão de 2013.
O Chega criticou hoje que o Orçamento do Estado para 2021 por ter uma "mão cheia de nada na luta contra a corrupção", tendo o primeiro-ministro avisado que este problema não se resolve com artigos neste documento.
O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, atacou hoje a falta, no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021), de medidas de apoio às empresas para fazer face à crise pandémica.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a pressão orçamental provocada pela crise obrigará o Governo a recalendarizar o programa de valorização dos salários da administração pública, mas assegurou que, ainda assim, a massa salarial neste setor aumentará 3,5%.
O Brasil estimou que o seu Produto Interno Bruto (PIB) poderá crescer 27% em dez anos com a realização de reformas macroeconómicas, segundo o plano "Estratégia Federal de desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031".
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje a correção de algumas "medidas negativas" da proposta de Orçamento do Estado (OE) de 2021 para que possa vir a apoiar o diploma do Governo.