O Ministério dos Negócios Estrangeiros vai reforçar o número de funcionários no próximo ano e aumentar os salários em média 27%, anunciou hoje o ministro João Gomes Cravinho numa audição parlamentar sobre o Orçamento de Estado de 2024.
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, concordaram hoje na necessidade de acelerar a conclusão das negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
O Governo anunciou hoje a abertura das candidaturas ao abrigo do regime de investimento, com 150 milhões de euros de dotação, a que se somam mais 67,3 milhões de euros em três avisos para projetos de internacionalização.
A empresa de transportes marítimos Maersk anunciou hoje que vai eliminar 10.000 postos de trabalho devido ao "difícil ambiente" que se vive ao nível do comércio internacional de contentores e serviços de logística.
A bolsa de Lisboa terminou hoje a sessão em alta e o índice PSI subiu 1,19% para 6.398,43 pontos, seguindo os ganhos expressivos das principais praças europeias.
A Fiequimetal (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas) disse hoje que o país “nada ganha” com a venda da Efacec à Mutares e que a operação “suscita apreensão”.
A taxa de desemprego aumentou para 6,5% em setembro, 0,4 pontos percentuais acima do mesmo mês de 2022 e mais 0,1 pontos percentuais do que em agosto, segundo as estimativas provisórias do INE hoje publicadas.
O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, considerou hoje que não existem impedimentos legais à constituição do fundo de investimentos estruturantes, anunciado pelo Governo, para o qual serão canalizados os excedentes orçamentais.
O grupo aéreo Lufthansa, resgatado pelo Estado alemão, faturou 1.606 milhões de euros até setembro, mais 232% do que no período homólogo do ano passado.
Um financiamento às artes em Portugal que fosse sustentabilidade do setor e garantia do fim da precariedade dos trabalhadores é objetivo que os seus representantes, como Sindicato Cena e associação Plateia, entendem urgente, devendo refletir-se em cada Orçamento do Estado.
A bolsa de Nova Iorque fechou hoje em alta, com o seu principal índice, o Dow Jones, a valorizar 0,67%, depois de a Reserva Federal (Fed) ter decidido manter as taxas de juro inalteradas.
O líder da IL, Rui Rocha, acusou hoje o Governo de ter enterrado 400 milhões de euros na Efacec, valor que, disse, supera a verba do Orçamento do Estado para 2024 "para toda a economia durante um ano".
A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) anunciou hoje que vai manter as taxas de juro inalteradas, sendo esta a segunda pausa consecutiva após a série de subidas iniciada em março do ano passado, mas não afasta novos aumentos.
O PSD vai requerer a presença urgente do ministro da Economia, António Costa Silva, no parlamento para prestar esclarecimentos sobre o processo de venda da Efacec ao fundo alemão Mutares, revelou hoje o líder parlamentar social-democrata.
A companhia aérea Azores Airlines vai iniciar em junho do próximo ano a ligação entre Ponta Delgada (São Miguel, Açores) e Milão (Itália) e retomar os voos entre Ponta Delgada e Londres (Reino Unido), anunciou hoje o Grupo SATA.
O ministro da Economia disse hoje que o Estado vai injetar mais 160 milhões de euros na Efacec, acrescentando que este "é um dia feliz" por se concluir a venda da empresa ao fundo alemão Mutares.
Os proprietários de imóveis cujo IMI supera os 100 euros podem começar hoje a pagar a última prestação deste imposto, caso não tenham optado pelo pagamento integral em maio.
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 2.053,5 milhões de euros até setembro, de acordo com a síntese de execução orçamental.
O comendador e empresário Rui Nabeiro vai ser homenageado, a título póstumo, em Badajoz (Espanha), no decorrer da Fehispor – Feira de Espanha e Portugal, que decorre entre quinta-feira e domingo, naquela cidade, revelou a organização.
O peso global dos impostos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) foi de 38% em Portugal em 2022, abaixo da média da União Europeia (UE), que se fixou em 41,2%, divulgou hoje o Eurostat.
O ministro das Finanças afirmou hoje que os dados da evolução do PIB do terceiro trimestre reforçam a importância de estimular a procura interna, numa altura de desafios no exterior.