O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, considerou hoje que o que se tem passado em Portugal com os incêndios florestais revela “um povo incapaz de se governar e de preservar a sua história e as suas ricas tradições”.
O incêndio que nos últimos dois dias atingiu o concelho de Tondela deixou duas dezenas de pessoas desalojadas, que viram a sua situação resolvida ainda na segunda-feira, revelou hoje fonte da autarquia.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, revelou hoje que o incêndio que cercou o seu concelho na madrugada de segunda-feira consumiu 70 a 80 % da mancha florestal e uma dezena de casas.
A Central de Aproveitamento Energético de Biomassa Florestal Residual (BFR) de Mortágua, em Viseu, foi na segunda-feira à noite afetada pelas chamas e a operação foi suspensa, disse à Lusa fonte da EDP.
Os incêndios que lavram em Braga, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu mantêm o corte total de várias estradas nacionais e municipais nestes distritos, segundo um balanço feito às 23:00 de hoje pela GNR à agência Lusa.
As chamas continuam a lavrar, ao início da noite de hoje, em quatro frentes no concelho de Tondela, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, José António Jesus.
O município de Viseu abriu hoje o pavilhão Cidade de Viseu “para recolha e armazenamento de águas, alimentos não perecíveis e outros bens de primeira necessidade tendo como beneficiários corporações de bombeiros em combate e populações afetadas pelos incêndios”.
A produção da Citroën de Mangualde está hoje parada devido às consequências dos incêndios, como as estradas cortadas, que provocam dificuldades no aprovisionamento de peças e na deslocação dos trabalhadores até à empresa, informou o grupo PSA.
Os hospitais de Viseu e Coimbra assistiram, entre domingo e hoje, mais de uma centena de doentes oriundos dos incêndios na região, tendo contado com a oferta de profissionais de saúde que se prontificaram para ajudar a responder a esta procura.
A Polícia Judiciaria (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos que terá ateado, na semana passada, dois incêndios florestais no concelho de S. Pedro do Sul.
As imediações do complexo desportivo do Tondela foram consumidas durante a última madrugada, tendo escapado ilesos os relvados e as instalações, informou hoje fonte do clube 'auriverde'.
O Centro Hospitalar Tondela-Viseu recebeu 25 queimados nas últimas horas, tendo os 14 mais graves sido transferidos para as unidades do S. João, Prelada, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Centro, disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
O presidente da Câmara de Mortágua, José Júlio Norte, apelou hoje à população para se unir e ajudar os bombeiros e a proteção civil a ultrapassar "este momento trágico" que "quase arrasou" o concelho.
A circulação ferroviária na Linha da Beira Alta continuava às 10:00 de hoje cortada entre Mortágua e Santa Comba Dão, distrito de Viseu, devido a um incêndio naquela zona, disse a porta-voz da CP.
O presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu disse hoje que foi ativado o plano de contingência interno desta unidade, que "garante uma disponibilidade de meios acrescida" depois de terem ali chegado dezenas de feridos.
Várias dezenas de habitações, barracões, unidades comerciais e unidades fabris arderam durante a madrugada de hoje no concelho de Tondela, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.
Quatro pessoas morreram durante a madrugada de hoje no concelho de Vouzela, na sequência de um incêndio florestal que assolou a freguesia de Ventosa, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Rui Ladeira.
O Plano Municipal de Emergência foi ativado hoje, em Viseu, tendo sido abertos dois centros de acolhimento para assistir os afetados pelos fogos, anunciou a Câmara Municipal de Viseu.
Mais de uma dezena de casas já arderam no concelho de Tondela, encontrando-se outras ainda a ser fustigadas pelas chamas numa área envolvente à cidade, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
Mortágua, Santa Comba e Penacova são as regiões mais afetadas por falhas de energia, divulgou a EDP que tem no terreno todas as equipas a avaliar estragos nas redes de média e baixa tensão.
Duas pessoas estão desaparecidas no concelho de Nelas, onde há “fogo por todo o lado”, casas ardidas, centenas de pessoas deslocadas e faltam meios de combate, disse hoje à Lusa o comandante dos bombeiros locais.
Os bombeiros estão a aconselhar a população de Tondela a dirigir-se para as imediações do quartel daquela cidade do distrito de Viseu, na sequência de um incêndio, constatou a agência Lusa no local.
O dispositivo de apoio logístico/alimentar para a população de Nelas encontra-se instalado no pavilhão desportivo municipal, disse hoje a autarquia, em comunicado.