O Plano Municipal de Emergência foi ativado hoje, em Viseu, tendo sido abertos dois centros de acolhimento para assistir os afetados pelos fogos, anunciou a Câmara Municipal de Viseu.
Mais de uma dezena de casas já arderam no concelho de Tondela, encontrando-se outras ainda a ser fustigadas pelas chamas numa área envolvente à cidade, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
Mortágua, Santa Comba e Penacova são as regiões mais afetadas por falhas de energia, divulgou a EDP que tem no terreno todas as equipas a avaliar estragos nas redes de média e baixa tensão.
Duas pessoas estão desaparecidas no concelho de Nelas, onde há “fogo por todo o lado”, casas ardidas, centenas de pessoas deslocadas e faltam meios de combate, disse hoje à Lusa o comandante dos bombeiros locais.
Os bombeiros estão a aconselhar a população de Tondela a dirigir-se para as imediações do quartel daquela cidade do distrito de Viseu, na sequência de um incêndio, constatou a agência Lusa no local.
O dispositivo de apoio logístico/alimentar para a população de Nelas encontra-se instalado no pavilhão desportivo municipal, disse hoje a autarquia, em comunicado.
Uma unidade hoteleira do Grupo Visabeira, situada junto à Barragem da Aguieira, no concelho de Mortágua, encontrava-se há pouco mais de uma hora cercada por um incêndio, informou o diretor das Relações Públicas do Grupo Visabeira, José Arimateia.
Viseu, Algarve e Madeira vão receber pólos cooperativos da Altice LABS que trabalharão em rede com o quartel-general, em Aveiro, e com os laboratórios no resto do mundo.
A autoestrada 24 (A24) encontra-se cortada nos dois sentidos devido a um incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
O ministro do Ambiente afirmou hoje que dentro de dez dias haverá uma solução alternativa para o abastecimento de água na região de Viseu e defendeu que herdou uma ausência de investimentos neste domínio, particularmente no sul.
Cinco incêndios estão ativos no país, com as chamas que lavram em Pampilhosa da Serra, Coimbra, e em Nelas, Viseu, a serem as maiores preocupações, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), cerca das 21:15.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 52 anos, servente de pedreiro, suspeito de ter posto nove focos de incêndio florestal próximos de Campo de Besteiros, no concelho de Tondela.
O comandante Miguel Oliveira, da Autoridade Nacional de Prevenção Civil (ANPC), disse hoje à Lusa que os incêndios que mais preocupam neste momento são os da Pampilhosa da Serra e o de Vila Nova de Paiva.
O incêndio que começou no sábado em Mortágua, distrito de Viseu, foi considerado hoje dominado antes das 16:00, de acordo com a página de internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Mais de duas centenas e meia de operacionais combatem hoje um incêndio com duas frentes ativas em Carvalhal/Falgaroso, concelho de Mortágua, Viseu, apoiados por 83 meios terrestres, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Mais de uma centena de operacionais, apoiados por 34 veículos e quatro meios aéreos combatem um incêndio florestal que deflagrou hoje, de manhã, na zona de Almofala, no concelho de Castro Daire, distrito de Viseu.
A Câmara de Nelas apelou à moderação do consumo de água neste “período de seca excecional”, avisando que o abastecimento através da Barragem de Fagilde só está garantido durante mais 30 dias.
O social-democrata Almeida Henriques, que foi reeleito no domingo para um segundo mandato à frente da Câmara de Viseu, considerou ter conseguido uma “retumbante vitória”, que permitirá ter “uma voz mais forte no país”.
O recandidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, prometeu hoje criar um centro de incubação tecnológica, denominado VISSAIUM XXI, que implica um investimento total de 5,6 milhões de euros.
A candidata da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Filomena Pires, prometeu hoje criar uma rede de venda direta dos produtos agrícolas locais que envolva todas as freguesias caso seja eleita.
A candidata do CDS-PP à Câmara de Viseu, Paula Jacinta Amaral, apelou hoje a que não seja dada maioria ao PSD, para que os partidos da oposição tenham a oportunidade de "dar a sua contribuição positiva".
A candidata da CDU à Câmara de Viseu, Filomena Pires, defendeu a criação de uma universidade pública na cidade, a partir das escolas que constituem o atual Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
Localizado no sul do distrito de Viseu, com 9.835 habitantes (dados de 2011), Carregal do Sal é um concelho pequeno do ponto de vista populacional, com cerca de mais de mil habitantes que o Bairro da Alta de Lisboa, por exemplo. É um concelho que não recebe milhares de turistas mensalmente e que nem