O único presidente de Câmara do país eleito pelo partido Nós, Cidadãos! admitiu hoje que tem pela frente o desafio de lutar pelo “ressurgimento” do concelho de Oliveira de Frades, que foi fustigado pelas chamas na última semana.
O presidente da Câmara de Tondela defendeu hoje que é urgente reparar os danos causados pelos incêndios no aterro sanitário do Planalto Beirão, que trata anualmente 120 mil toneladas de resíduos de 19 municípios de três distritos.
O treinador do Tondela, Pepa, disse hoje que a sua equipa pretende ganhar o jogo da nona jornada da I Liga, frente ao Belenenses, acima de tudo pela cidade do concelho de Tondela, que foi fustigado pelos incêndios.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje ter pedido ao primeiro-ministro, António Costa, uma reunião de trabalho, “com caráter de urgência”, na sequência dos incêndios que devastaram a região.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu hoje a forma como o Centro Hospitalar Tondela-Viseu respondeu a 47 situações de emergência das vítimas dos últimos incêndios.
Três empresários do concelho de Tondela adquiriram 3.000 bilhetes para o encontro entre o clube local e o Belenenses, da nona jornada da I Liga de futebol, cuja receita de bilheteira reverterá para a conta “Reabilitar Tondela”.
Os danos provocados pelos incêndios de domingo nas redes de distribuição elétrica foram muito superiores aos dos incêndios de Pedrógão, disse hoje a EDP, reiterando a previsão de normalizar o abastecimento até ao final do dia sexta-feira.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu saudou hoje a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de disputar em Viseu e Leiria os particulares de novembro da seleção portuguesa frente a Arábia Saudita e Estados Unidos.
O Tondela anunciou hoje que as receitas do jogo de domingo com o Belenenses, da nona jornada I Liga de futebol, vão reverter para uma conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios.
A seleção portuguesa vai disputar os particulares de novembro, frente a Arábia Saudita e Estados Unidos, em Viseu e Leiria, dois dos distritos mais afetados pelos incêndios este ano, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Catarina, Fátima e Gustavo são apenas alguns dos muitos nomes que dão rosto à solidariedade em Viseu, de onde saíram até ao início da tarde de hoje 37 carrinhas apinhadas de bens destinados aos concelhos atingidos pelos incêndios.
O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, estimou que seja necessário mais de 1,5 milhões de euros para apoiar a reconstrução das primeiras habitações do concelho, que arderam na noite de domingo para segunda-feira.
A solidariedade da região encheu uma boa parte do edifício Oficina das Artes Criativas, em Tondela, onde centenas de sacos e caixotes carregados de bens de primeira necessidade são separados por funcionários da autarquia e voluntários.
A SAD do Belenenses insurgiu-se hoje contra “o ignóbil, mentiroso e moralmente abjeto comunicado do Tondela”, que acusou os lisboetas de falta de solidariedade por não concordarem com o adiamento do jogo de futebol entre as duas equipas.
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com trabalhos de beneficiação e reforço dos túneis rodoviários nas linhas da Beira Baixa, Alta e Minho, traduzindo-se num investimento na ordem dos 230 mil euros, anunciou hoje a empresa.
As chamas que atingiram o concelho de Nelas, no domingo e na segunda-feira, consumiram 38,5% da área total do município, revelou hoje o presidente da Câmara, que destacou o facto de nenhuma empresa ter sido atingida.
Entre escombros ainda fumegantes, patrões e empregados de empresas de Oliveira de Frades que no domingo à noite foram atingidas pelas chamas tentam olhar para o futuro com esperança, apesar de pouco ou nada ter escapado.
As chamas que cercaram a aldeia de Vila Nova, freguesia de Ventosa, concelho de Vouzela, foram implacáveis e ‘ceifaram' quatro vidas, campos de cultivo, alfaias, produtos agrícolas e gado, deixando a população "sem sustento", alertou hoje o pároco local.
O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, considerou hoje que o que se tem passado em Portugal com os incêndios florestais revela “um povo incapaz de se governar e de preservar a sua história e as suas ricas tradições”.
O incêndio que nos últimos dois dias atingiu o concelho de Tondela deixou duas dezenas de pessoas desalojadas, que viram a sua situação resolvida ainda na segunda-feira, revelou hoje fonte da autarquia.
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, revelou hoje que o incêndio que cercou o seu concelho na madrugada de segunda-feira consumiu 70 a 80 % da mancha florestal e uma dezena de casas.
A Central de Aproveitamento Energético de Biomassa Florestal Residual (BFR) de Mortágua, em Viseu, foi na segunda-feira à noite afetada pelas chamas e a operação foi suspensa, disse à Lusa fonte da EDP.
Os incêndios que lavram em Braga, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu mantêm o corte total de várias estradas nacionais e municipais nestes distritos, segundo um balanço feito às 23:00 de hoje pela GNR à agência Lusa.
As chamas continuam a lavrar, ao início da noite de hoje, em quatro frentes no concelho de Tondela, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, José António Jesus.