Segundo a organização, a segunda edição do certame realiza-se a 13, 14 e 15 de setembro e propõe-se "introduzir a temática Literatura-Mundo para reflexão e debate junto aos seguimentos literários (escritores, professores, investigadores, mediadores, tradutores e afins)".

A primeira extensão do festival vai realizar-se na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, numa parceria com esta instituição, assim como o Fórum das Letras de Ouro Preto, e irá homenagear os escritores Jorge Luis Borges (Argentina) e Mário Fonseca (Cabo Verde).

O evento propõe reflexões e "considerações sobre diferentes olhares interpretativos do conceito Literatura-Mundo, os fazeres literários de tradições de escrita dos países de língua portuguesa face a essa problemática, as variáveis de tradução e circulação das obras e a reconfiguração dos cânones literários estão entre as diretrizes de reflexão no evento".

Segundo a organização, ocorrerão "mesas de diálogos como literatos convidados e a participação do público".

Está igualmente prevista a "integração ao programa de algumas atividades artísticas durante o certame, nomeadamente música e leituras de textos".

SMM // FPA

Lusa/Fim