O último dia de agosto em três expressões — e ainda dois acidentes de viação que ficaram para a história
“Sou um mensageiro”
Quem o diz foi “Moisés”, um manifestante que se destacou entre os demais nos protestos de Hong Kong. Exibia num cartaz os “cinco mandamentos” do movimento pró-democracia. Os protestos de hoje foram mais um capítulo da contestação na rua, iniciada em junho contra as alterações à lei da extradição (esta proposta entretanto foi suspensa, mas a revolta da população generalizou-se e deu lugar a uma denúncia da “erosão das liberdades” na antiga colónia britânica).
“Tem vergonha”
Ouviu-se hoje pelas ruas de Londres. O destinatário da mensagem era Boris Johnson, o novo primeiro-ministro britânico, que pediu recentemente a suspensão do parlamento britânico, quando se esperava um debate sobre os planos do Brexit. Em várias cidades do Reino Unido, houve manifestações contra os planos do primeiro-ministro e a hipótese de uma saída sem acordo.
“Cheque em branco” (e um Rui Rio poeta)
Há quem não os passe. E António Costa acredita que os portugueses não têm de lhe entregar um nas eleições de dia 6 de outubro. O primeiro-ministro falava na Madeira, em dia de “rentrée” política para o PS, PSD e CDS. Os “laranjinhas” retomaram a atividade na habitual Festa do Pontal, com Rui Rio a declamar poemas e a “comprar guerras”. Os centristas, também na Madeira, disseram ter uma “vacina contra sondagens” — que lhes dão 4,5% das intenções de voto, afastando a possibilidade de a direita formar maioria.
Por fim, dois acidentes de viação mortais, a começar pelo primeiro da história
Faz hoje 150 anos que se deu a primeira morte registada por um acidente de automóvel. A publicação norte-americana The Atlantic conta a história. Se preferir em português, o Observador e o JN também a recordam.
Mais recente, mas já com 22 anos, foi o acidente em que morreu a princesa Diana. O trágico desastre num túnel de Paris deu-se, na verdade, na noite de 30 de agosto, mas a “Princesa do Povo” acabou por morrer a 31. É uma boa oportunidade para reler este artigo de há dois anos, onde José Couto Nogueira nos lembra porque é que Diana “reinventou a ideia de ser princesa no século XX”.
O último dia do (querido) mês de agosto foi assim. E eu, sem conseguir fugir à rima, sou a Margarida Alpuim.
- 23:09
- Pelo menos sete pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas este sábado na sequência de um tiroteio em Midland e Odessa, no Texas, Estados Unidos, disseram as autoridades locais. Umas das vítimas mortais é o atirador.
-
- 21:32
-
Rui Rio faz rimas para o PS, quer sistema de “melhores salários” e assume "guerra pela descentralização"
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje em Monchique que o programa do partido para as eleições legislativas assenta num modelo de sistema económico que “traga melhores empregos e melhores salários, com melhor produção e maiores exportações”. Rui Rio terminou o discurso com umas quadras inspirada
-
- 21:13
-
Rio Ave vence em Alvalade com três golos de penálti
O Rio Ave venceu hoje em casa do Sporting 3-2, em jogo da quarta jornada da I Liga de futebol em que os vila-condenses beneficiaram de três grandes penalidades, resultado que impede os 'leões' de recuperarem a liderança.
-
- 16:56
-
Legislativas 2019: Costa recusa pedir "cheque em branco" aos portugueses
O secretário-geral do PS avisou hoje, no comício da ‘reentré’ em Machico, que o país vai enfrentar dois momentos eleitorais decisivos (regionais madeirenses e legislativas), mas o partido não exige “um cheque em branco”, porque apresenta programas eleitorais concretos.
-
- 16:14
-
Legislativas 2019: Assunção Cristas diz que tem “vacina contra sondagens”
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje na Madeira, onde decorreu o comício de reentrada, que o partido tem uma "vacina contra sondagens" e vincou que está a trabalhar para criar uma "alternativa de centro-direita" para o país.
-
- 14:02
-
“Boris Johnson, tem vergonha”. Multidões reúnem-se em Londres e outras cidades para protestar contra planos do primeiro-ministro britânico
Multidões estão a reunir-se em Londres e noutras grandes cidades para protestar contra a decisão do primeiro-ministro, Boris Johnson, de suspender o parlamento britânico no âmbito do período de dois meses que antecede o prazo do ´Brexit´.
-
- 13:59
-
Hong Kong: Manifestantes dispersam após confrontos com polícia à frente da sede do Governo
Cerca de um milhar de manifestantes antigovernamentais que protestou junto à sede do Governo de Hong Kong abandonou o local pelas 19:00 (12:00 em Lisboa), após confrontos com a polícia, que tinha proibido a iniciativa.
-
- 13:18
-
Nuno Gomes, Paulo Ferreira e Marcos Senna marcam presença na Soccerex Europe em Oeiras
Nuno Gomes, Paulo Ferreira e Marcos Senna juntam-se a Deco, Christian Karembeu, Louis Saha e Laura Georges na Soccerex Europe, o evento que leva a Oeiras os protagonistas, clubes e negócios que fazem a bola rolar (dentro e fora das quatro linhas).
-
- 10:47
-
Leonor Teles leva a gentrificação do Porto ao Festival de Cinema de Veneza
"Cães que ladram aos pássaros", a curta-metragem que Leonor Teles estreia em Veneza, é um registo do que a especulação imobiliária está a fazer ao Porto, dando caras aos números de que se fala, disse a realizadora à Lusa.
-
- 09:02
-
Proprietários com IMI superior a 500 euros têm até hoje para pagar imposto
O prazo para o pagamento da segunda das três prestações do Imposto Municipal sobre os Imóveis, que abrange os casos em que o valor do IMI supera os 500 euros, termina hoje.
-