Literatura e futebol
Entramos em contagem decrescente para o jogo de amanhã às 19h45 entre Portugal e Ucrânia. E o temporizador não se liga apenas por ser um fã de desporto e andar desamparado com um fim de semana sem uma jornada da liga portuguesa, italiana, espanhola ou inglesa. Não. Esta segunda-feira num encontro determinante para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2020, Cristiano Ronaldo pode chegar ao golo 700 da carreira e o 95º pela seleção, um golo que o deixará a 15 de bater o iraniano Ali Daei e se tornar no melhor marcador de sempre por seleções. Tudo isto, enquanto esperamos que outro relógio pare, aquele que está a marcar o tempo até João Félix se estrear a marcar com as quinas ao peito.
É também amanhã, dia 14 de outubro, que será anunciado o vencedor do Prémio Booker 2019. Ou seja, depois do anúncio dos vencedores do prémio Nobel vou ter de voltar à livraria para atualizar a estante.
Agora vou tentar fazer um truque de magia em que torno este texto mais interessante e não numa verbalização dos motivos que, na minha cabeça, farão desta próxima segunda-feira um dia mais leve.
Bem, vai chover… A Rainha Isabel II vai falar no parlamento britânico, que está suspenso desde o dia oito de outubro, portanto, novidades sobre o Brexit estarão aí à porta, um dia depois do primeiro-ministro Boris Johnson ter dito aos seus ministros para se prepararem para uma saída sem acordo no final do mês… Bem, tentei. Se quiser faça como eu e agarre-se à literatura e ao futebol, se tiver outra solução sobre como virar uma segunda-feira de pernas para o ar, por favor, não hesite em partilhar comigo. Os meus contactos estão na minha página de autor.
Ah! Acabei de me lembrar de mais uma coisa boa que vem aí. Amanhã será publicado no SAPO24 um entrevista com o deputado eleito do Iniciativa Liberal. Temos um teaser já disponível, online, mas só segunda-feira é que poderá ler tudo na íntegra.
O meu nome é Tomás Albino Gomes e amanhã o dia será assim.
- 19:58
- O The New York Times publicou hoje, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente Bashar al-Assad.
-
- 19:01
-
Pelo menos 26 civis foram mortos este domingo por forças turcas na Síria
Pelo menos 26 civis morreram hoje durante a ofensiva turca contra as forças curdas no nordeste da Síria, indicou um novo balanço da organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
-
- 18:59
-
Marcel Keizer volta para o clube que treinava antes de se mudar para Alvalade
O holandês Marcel Keizer, antigo treinador de futebol do Sporting, assinou hoje um contrato por dois anos com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, clube que orientou antes de chegar a Alvalade em novembro de 2018.
-
- 18:01
-
Brexit. Johnson disse aos ministros para se prepararem para uma saída em outubro
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje aos seus ministros que ainda "há muito trabalho a fazer" para um acordo sobre o 'Brexit', mas que devem estar prontos para abandonar a UE em 31 de outubro, segundo um porta-voz.
-
- 17:41
-
“A corrupção é um atentado à meritocracia”. Uma entrevista a João Cotrim de Figueiredo, deputado do Iniciativa Liberal
João Cotrim de Figueiredo avança a primeira proposta que fará quando chegar à Assembleia da República, apresenta soluções para três dos problemas que identifica no país e explica por que motivo defende a privatização da Caixa Geral de Depósitos, da RTP e da TAP. O deputado do Iniciativa Liberal elei
-
- 16:13
-
Queniana Brigid Kosgei bateu recorde da maratona, que pertencia a Paula Radcliffe
A queniana Brigid Kosgei bateu hoje o recorde mundial da maratona, ao correr a distância em 2:14.04 horas, em Chicago, fazendo cair a marca de 2:15.25 que pertencia à britânica Paula Radcliffe desde 2003.
-
- 13:56
-
Simone Biles torna-se a ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais
A norte-americana Simone Biles estabeleceu hoje um novo recorde de medalhas em Mundiais de ginástica, ao conquistar, na Alemanha, o 25.º pódio na competição.
-
- 13:30
-
Táxis em Nova Iorque: Custo das licenças levam motoristas à falência e trazem problemas de saúde mental
Quase mil taxistas de Nova Iorque declararam-se falidos por não terem capacidade de pagar a dívida contraída para pagar a licença obrigatória, estando a câmara municipal a preparar medidas para resgatar a classe, segundo a imprensa. A gravidade do problema já levou alguns motoristas a cometerem suic
-
- 13:03
-
Registadas novas detenções em protestos pró-democracia em Hong Kong
A polícia de Hong Kong, na China, deteve hoje mais pessoas durante os protestos organizados por manifestantes pró-democracia que, contudo, têm registado uma adesão inferior à do último fim de semana.
-
- 11:16
-
"Santa Dulce dos Pobres", a primeira santa brasileira: Papa proclamou Irmã Dulce e outras quatro pessoas como santas
O Papa Francisco proclamou hoje cinco santos durante uma cerimónia realizada no Vaticano, entre os quais a religiosa Irmã Dulce, a primeira santa nascida no Brasil.
-
- 10:29
-
Síria: Mais de 130 mil pessoas deixam as suas casas e 400 mil podem vir a precisar de proteção nos próximos dias
Mais de 130 mil pessoas deixaram as suas casas nas cidades de Tal Abyad e Ras al-Ain, desde que a ofensiva turca começou no nordeste da Síria, na quarta-feira, informou hoje a ONU (Organização das Nações Unidas).
-
- 10:00
-
Bottas vence GP do Japão de Fórmula 1 e dá sexto título de Construtores à Mercedes
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) venceu hoje o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, 17.ª prova da temporada, que deu o sexto título Mundial de Construtores à Mercedes.
-
- 09:05
-
Alterações à lei de saldos entram hoje em vigor e querem simplificar procedimentos dos comerciantes
As alterações à lei relativas aos saldos e promoções, que entram hoje em vigor, "simplificam e harmonizam um conjunto de procedimentos que devem ser cumpridos pelos agentes económicos", disse à Lusa o vice-presidente da CCP Nuno Camilo.
-