Doces ou horrores? De Sócrates às festas de Halloween, tudo numa saca
Da aldeia onde venho, ao largo da vila da Batalha, no distrito de Leiria, há uns bons anos, o dia 31 era uma noite de pura excitação. Daquelas em que os miúdos não fazem nada de errado para fugir a qualquer eventual repreensão por parte dos pais e vão para a cama cedo à espera que o dia nasça para pegar nas sacas para ir pedir o bolinho. Reunem-se os primos, os amigos e vai-se de porta em porta juntar uma quantidade absurda de doces e de merendas condenadas a irem para uma saca mais pequena que se leva escondida na ânsia de nunca ser necessária e assim cumprir o seu verdadeiro desígnio: encher-se de mais doces e evitar um desvio até casa dos avós para despejar a saca e retomar o caminho.
O dia era de alegria e pura gula. De manhã caminhava-se, à tarde comia-se e brincava-se. Amanhã, se estivesse na minha aldeia fintaria a coisa da idade e acompanhava o meu primo mais novo. À tarde, a tradição manda os mais velhos andar de adega em adega a provar a aguardente. Talvez este ano me estreasse na romaria.
É estranho viver hoje numa cidade sem nada disto. Em Lisboa fala-se, pelos meandros da minha idade, em festas de Halloween. À noite, claro.
De dia, os meus pares de profissão estão em bando no topo da minha avenida, em frente ao edifício da Polícia Judiciária, para os dois minutos diários de José Sócrates a dizer que está bem disposto.
Aqui os horrores imperam sobre os doces. Era bom que a capital onde o Ministério Público anuncia a abertura de um inquérito à clínica que realizou a ecografia ao bebé com malformações graves, a mesma cidade de onde saem as palavras perigosas de André Ventura, enfiasse os horrores numa saca para não acordar a saber a merenda seca quando amanhã acordar de ressaca.
- 19:27
- Astrónomos identificaram pela primeira vez vestígios de água extraterrestre num cometa que chegou ao Sistema Solar proveniente do espaço interestelar, divulgou na quarta-feira a revista científica Nature.
-
- 18:39
-
"Se a esquerda radicalizar a esse ponto, vamos precisar dar uma resposta". Filho de Bolsonaro não excluiu decreto da ditadura
O filho do Presidente do Brasil disse hoje que, se a esquerda organizar manifestações de rua como no Chile, o Governo poderá decretar um ato institucional usado na ditadura militar, que restringiu direitos e liberdades no país.
-
- 17:54
-
Ministério Público abre inquérito a clínica que realizou ecografia a bebé com malformações graves
O Ministério Público abriu um inquérito crime para investigar o caso da clínica Ecosado (Setúbal), que realizou ecografias à mãe do bebé que nasceu com malformações graves e que afinal não tinha convenção com o Estado, informou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
-
- 17:34
-
"Isto é um assalto". Homem assaltou banco no Porto apenas munido de um bilhete
Um homem aparentando ter 50 anos, de cara destapada, assaltou hoje, no Porto, uma dependência do Novo Banco, munido apenas de um bilhete onde se lia “isto é um assalto”, disse à Lusa fonte da PSP.
-
- 14:58
-
Greve nas escolas — contra amianto, violência e falta de pessoal — prolonga-se até 22 de novembro
A greve nas escolas contra o amianto, a violência, a falta de funcionários e professores vai prolongar-se até 22 de novembro, anunciou o Sindicato de Todos os Professores (STOP), que já entregou os pré-avisos da paralisação.
-
- 14:54
-
Violência sexual é "pandemia" e levou 136 mulheres a pedir ajuda em Centro de Crise
Mais de 130 mulheres e raparigas recorreram ao Centro de Crise da Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV), que considera o fenómeno da violência sexual uma pandemia à mercê da qual as crianças em Portugal estão abandonadas.
-
- 13:21
-
Recusa-se a política do bota-abaixo, mas também não há cheques em branco. Assim foi o segundo dia do debate do Programa do Governo
Avisos, exigências e promessas. Geringonça, Montijo e cheques em branco. O segundo dia do debate do Programa de Governo foi assim.
-
- 12:43
-
Arderam 37.357 hectares em Portugal, em 2018. Foi o maior registo na União Europeia
Portugal voltou a ser, em 2018, o país da União Europeia (UE) com maior área ardida em incêndios florestais, num total de 37.357 hectares, que ainda assim foram “uma pequena fração” do ano anterior, divulgou hoje a Comissão Europeia.
-
- 11:01
-
É dia de não-Brexit ou "happy third" porque à terceira não foi de vez
Há 27 anos o Vaticano reconheceu que Galileu tinha razão e que a Terra gira, de facto, à volta do Sol. Mas, neste ano da graça de 2019, a data mais contemporânea, é mesmo que hoje seria - pela terceira vez - o dia do Brexit, e não foi. Para datas menos polémicas, saiba que é Dia Mundial da Poupança
-
- 02:03
-
“(O porteiro) mentiu". Procuradora do Ministério Público diz que Bolsonaro é vítima de acusações caluniosas
A procuradora do Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro Simone Sibilio afirmou hoje que o porteiro que citou o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no seu depoimento acerca do assassinato da ativista e vereadora Marielle Franco, "mentiu".
-