Não somos todos Centeno, mas o Orçamento quando nasce é para todos
Hoje foi dia de debate no SAPO24 sobre o tema do momento: orçamento para 2020. Uma conversa entre Susana Peralta, e João César das Neves, aluna e professor, que bisaram o que há tinham feito em 2018. E que foi basicamente conversar, provocar, argumentar e desmontar a ideia de que o orçamento é algo chato, hermético, inacessível aos comum dos mortais. O Orçamento do Estado tem as costas largas, mas é tudo menos aquilo que alguns políticos procuram fazer dele - e isso percebe-se ao ouvir estes dois professores de Economia a debater.
Este é, por excelência, o momento do ano em que quem lidera o país apresenta as suas ideias. Acaba por ser aqui, muito mais que nos programas eleitorais, que conhecemos quais são efetivamente as prioridades patentes na forma como vai ser gasto, e onde vai ser angariado, o dinheiro com que vivemos.
Que é tudo menos uma tarefa fácil. Uma das dificuldades de quem tem a missão de elaborar o Orçamento do Estado reside na gestão do calendário político. É a parábola do eucalipto e do carvalho, ou das opções a curto e a longo prazo. A curto prazo, o Governo, qualquer governo, tem de responder às pressões mais urgentes da sociedade. A longo prazo, os (bons) políticos sabem que devem antecipar problemas que serão tanto melhor resolvidos quanto houver pensamento e soluções atempadas.
No contexto atual, um dos problemas efetivos que podem ser antecipados passa pelo envelhecimento da população e pela automação de um conjunto de funções que eram ou ainda são desempenhadas por humanos. Resolvê-lo implica mexer em todo o mikado da demografia: temos menos filhos, precisamos de imigrantes para contribuir para a nossa taxa de natalidade, vivemos mais tempo e a idade ativa tende a prolongar-se, quer por razões de sustentabilidade da segurança social, quer por razões da mudança de comportamentos face ao envelhecimento.
Sobre este último ponto, alguns exemplos fora de Portugal podem ajudar-nos a pensar mais como “carvalhos” e menos como “eucaliptos”. Na Finlândia, há avós reais a substituir ou complementar o papel de creches no cuidado infantil. Nos Estados Unidos, empresas como a McDonald’s estão a contratar trabalhadores mais velhos para funções que vão da caixa à gestão da loja. Por cá, continuamos apenas a discutir a idade de reforma e não que tipo de vida e de sociedade ambicionam as gerações que irão reformar-se nos próximos anos.
Em destaque hoje o mau tempo. O vento assobia, a chuva fustiga e de norte a sul do país a noite será de inverno rigoroso como já tinha sido antecipado pela meteorologia, Não sei exatamente quando aconteceu este fenómeno de ficarmos tão sensíveis às condições climatéricas, talvez tenha sempre sido assim, agora apenas temos mais avisos prévios. E eles aí estão.
Além do mau tempo que se prolongará até sábado, pode também contar com a intensificação do espírito natalício. Jantares de Natal, compras de Natal, organização da ceia de Natal, está tudo à porta. Não fique ansioso e sobretudo não desespere com compras e correrias - em primeiro lugar, porque não é disso que se trata, em segundo porque amanhã prometemos uma lista de sugestões para que possa oferecer prendas ajudando uma série de causas que representam o ano inteiro aquilo que no Natal celebramos.
O meu nome é Rute Sousa Vasco e hoje o dia foi também assim.
- 22:44
- O Benfica venceu hoje o Sporting de Braga por 2-1 e apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, num encontro em que esteve a perder, disputado no estádio da Luz, em Lisboa.
-
- 22:17
-
Catalunha: Mossos d'Esquadra carrega sobre manifestantes para separar adeptos e independentistas
A polícia catalã (Mossos d’Esquadra) carregou hoje sobre manifestantes nas redondezas do estádio do FC Barcelona, para evitar confrontos entre uma claque radical de adeptos do clube catalão, a Boixos Nois, e apoiantes da independência, organizados na “Tsunami Democràtic”.
-
- 21:57
-
Mau tempo: 360 ocorrências no continente entre as 00:00 e as 20:30
Trezentas e sessenta ocorrências relacionadas com quedas de árvore, inundações, quedas de estruturas, foram registadas entre as 00:00 e as 20:30 de hoje em Portugal continental devido ao mau tempo, segundo a Proteção Civil.
-
- 20:45
-
Depois da Elsa, a depressão Fabien. Já não há distritos sob alerta vermelho e tempo vai melhorar, mas Mondego continua inspirar cuidados. Veja aqui as ocorrências
Depois da passagem da depressão Elsa, Portugal foi afetado pela depressão Fabien, cujos efeitos meteorológicos se começaram a sentir este sábado, tendo a Proteção Civil contabilizado 1.727 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Neste momento, já não há cinco distritos em aviso vermelho e o tempo
-
- 20:35
-
OE2020: Rio afirma que rejeição "é o mais previsível", mas quer estudar a proposta
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que a rejeição do Orçamento do Estado para 2020 "é o mais previsível", mas que quer estudar devidamente a proposta, dada a sua dimensão e complexidade política e técnica.
-
- 20:02
-
Sete arguidos em processo de branqueamento de milhões que envolve SAD do Boavista
O Ministério Público constituiu hoje sete arguidos na sequência de uma operação de combate ao branqueamento de “milhões de euros”, que envolveu buscas em sociedades anónimas desportivas, escritórios de advogados e cofres bancários do Norte.
-
- 19:43
-
Bolívia emite mandado de detenção contra ex-Presidente Evo Morales
O Ministério Público boliviano emitiu um mandado de detenção contra o ex-Presidente Evo Morales, atualmente exilado na Argentina, no âmbito de uma investigação em curso por sedição e terrorismo, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
-
- 19:42
-
Cerca de 19 mil elementos da PSP e GNR fiscalizam estradas durante época do Natal
Cerca de 19 mil elementos da PSP e da GNR vão fiscalizar e patrulhar as estradas portuguesas durante a época do Natal e do Ano Novo com o objetivo de diminuir a sinistralidade rodoviária, foi hoje anunciado.
-
- 17:40
-
Football Leaks: Defesa de Rui Pinto diz que processo “desperta ódios particulares"
A defesa de Rui Pinto considerou hoje que o processo “desperta ódios e raivas particulares e entendimentos pouco racionais”, apontando falhas “graves” à extensão do mandado de detenção europeu que permitiu alargar a investigação ao criador do Football Leaks.
-
- 17:06
-
Urgência pediátrica do hospital de Évora reabre após obras de ampliação
O novo serviço de urgência pediátrica do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) abriu hoje após obras de requalificação e ampliação, num investimento de quase 400 mil euros, com apoio de fundos comunitários.
-
- 16:05
-
Ambientalistas e Fenprof apresentam queixa por incumprimento na remoção de amianto
As associações ambientalistas MESA e Zero, e a Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciaram hoje que vão apresentar uma queixa na Comissão Europeia contra o Governo português por incumprimento na remoção de amianto dos edifícios públicos.
-