O que é que é isso de estar aqui? É fazer contas, sim, mas é mais que isso
Hoje, o dia foi de contas. O ministro das Finanças apresentou o orçamento do Estado para 2020 e as horas deste 17 de dezembro foram passadas a olhar para os papéis e a escutar as reações de partidos, associações e sindicatos.
Também o ano está a fechar — boa altura, portanto, para fazer contas, balanços. Seja no Parlamento, ou fora dele. É o que se passa em Serralves, no Porto. O ano fecha com a exposição “Estás Aqui: Vinte Anos de Artes Performativas em Serralves”, assinalando, deste modo, o 30.º aniversário da fundação e o 20.º do Museu de Arte Contemporânea.
Estar aqui. Agora. Nesta mostra da instituição portuense, surge um palco com auscultadores para se ouvirem testemunhos reais das memórias dos espetáculos que os artistas, programadores e visitantes retiveram nos últimos vinte anos a visitar o Museu de Serralves.
Este é mesmo um dos destaques dos três curadores da exposição, Cristina Grande, Pedro Rocha e Ricardo Nicolau, conta-nos esta terça-feira a agência Lusa, que foi à apresentação da mostra. A exposição apresenta também uma espécie de livro que só vai existir nas paredes do Museu de Arte Contemporânea até 22 de março de 2020 e que nunca vai ser publicado.
É a efemeridade da obra. Se os museus são espaços de memória, arquivos da cultura e das artes dos homens, eis que um museu se propõe a criar algo de tempo limitado — uma coisa que se esgota, finda.
Não é inédito. Vários foram os artistas que procuraram os “happennings”, ou acontecimentos. Performances artísticas que tinham uma ocorrência única, sem grandes fins de perpetuação.
Porém, é sempre estranho imaginar a arte como coisa efémera. Arte como algo que não dura. Porque a discussão sobre a arte e o artístico vai normalmente parar à eternidade — da obra e do autor. Porque é através das obras que os artistas sobrevivem à morte.
Hoje, morreu Fernando Lemos. Ele que afirmava assim: ”Eu não sou fotógrafo. Eu sou fotografia. Eu sou um desenhista que escreve. Escrevo como quem pinta. Pinto como quem faz desenho. Desenho como... Quer dizer: Eu sou a fotografia e a fotografia é que é a marca”.
Ele não é artista: é arte. E o tempo vai bem, no presente. Porque se os artistas — que são homens — morrem, a arte, mesmo se propositadamente efémera, dura. Dura nas memórias dos que a experienciam; nos discursos que sobre elas se escrevem (como este).
Esse homem fotografia, Fernando Lemos, radicado no Brasil desde 1953, pegou numa Flexaret checoslovaca e eternizou o orgânico: Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Adolfo Casaes Monteiro, Arpad Szenes, Maria Helena Vieira da Silva e Mário Cesariny, Alexandre O'Neill, entre outros.
Estar ou não aqui, é, assim, irrelevante.
Isto se soubermos onde é esse "aqui". Saiamos daqui, então. Vamos para sul, onde a partir de amanhã se começa a "Trans(forma)r", na biblioteca de Odemira. Promovida pela Associação Cultivamos Cultura, a exposição reúne obras de arte contemporânea e novos media criadas nas residências artísticas que decorreram durante a primavera e o verão na sede da associação, em S. Luís, no concelho de Odemira.
No centro, em Lisboa, no Teatro Thalia, chegam os "Retratos de nós": é uma mostra de pintura, da autoria de Sofia Salazar Leite, que reúne vinte quadros de médios e grandes formatos, em acrílico s/tela, pintados entre 2017 e 2019.
Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 20:24
- De figura heroica a figura dos céus, Viriato, o líder do povo lusitano na Roma Antiga, é também nome de um planeta gigante gasoso que orbita uma estrela, a Lusitânia, a 114 anos-luz da Terra, foi hoje anunciado.
-
- 19:29
-
Brexit: 220 mil portugueses já pediram registo no Reino Unido
O ministro dos Negócios Estrangeiros português apelou hoje aos portugueses que residem no Reino Unido para que se registem o mais rapidamente possível, revelando que 220 mil dos 300 mil cidadãos nacionais naquele país já solicitaram este registo.
-
- 19:22
-
Jesus é que sabe: Flamengo bate Al-Hilal e está na final do Mundial de Clubes
Tal como na final da Copa Libertadores do mês passado, o Flamengo começou a perder mas conseguiu a "virada" e está na final do Mundial de Clubes. O Mengão venceu os sauditas do Al-Hilal por 3-1 e espera agora por companhia no jogo decisivo, previsivelmente a do Liverpool.
-
- 18:44
-
Morreu o artista plástico, designer e fotógrafo do surrealismo Fernando Lemos aos 93 anos
O fotógrafo, artista plástico e designer gráfico Fernando Lemos, de 93 anos, morreu hoje, em São Paulo, no Brasil, revelou à agência Lusa fonte próxima da família. Deixa uma vasta obra de pintura, desenho, poesia, e também na área do design, gráfico e industrial.
-
- 18:42
-
Metro do Porto fechado entre as 20:00 de 24 de dezembro e as 08:30 do dia de Natal
O Metro do Porto vai circular apenas até às 20:00 no dia 24 de dezembro enquanto no dia de Natal a circulação acontecerá a partir das 08:30, anunciou hoje a empresa.
-
- 18:19
-
Antigo colaborador de Trump condenado por conspiração contra os Estados Unidos
Um juiz federal condenou Rick Gates, um antigo assessor de campanha de Donald Trump, a 45 dias de prisão e três anos de liberdade condicional, por conspiração contra os EUA.
-
- 17:34
-
Cerca de 80 mil portugueses emigraram em 2018
Cerca de 80 mil portugueses emigraram em 2018, menos cinco mil do que em 2017, uma descida explicada sobretudo pela quebra da atração de países como Reino Unido ou Angola, segundo o Relatório da Emigração, hoje divulgado.
-
- 17:20
-
Foi mastigada e deitada fora, sem demora, mas esta “chiclete" com 5.700 anos traz informações sobre o ADN humano
A Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, iniciou a investigação de uma pasta feita a partir de casca de bétula mascada, tratando-se assim de uma "pastilha elástica", com mais de 5.000 anos de idade. A sua análise revelou não apenas as origens da mandíbula da pessoa que a mastigou, mas também a cor
-
- 17:03
-
Em mais de 50 cidades, manifestações contra reforma de sistema de pensões em França juntam 250 mil pessoas
As manifestações em França contra a proposta de reforma do sistema de pensões juntaram, hoje à tarde, mais de 250 mil pessoas em 50 cidades, mas os sindicatos dizem esperar que o número aumente até final do dia.
-
- 16:38
-
Católicos e judeus anunciam apoio a instituições da cidade em encontro no Porto
A Diocese e a Comunidade Judaica do Porto promoveram hoje uma reunião para reforçar as relações entre as comunidades católica e judaica, tendo anunciado a entrega de 15 mil euros a duas instituições da cidade.
-
- 16:27
-
Sem-abrigo: Câmara de Lisboa cria bolsa de emprego com 200 vagas
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou hoje a criação de uma bolsa de emprego apoiado, em parceria com o Instituto de Segurança Social, que contempla a atribuição de 200 vagas para pessoas sem-abrigo.
-
- 15:58
-
Vão de joelhos, rastejam e pedem milagres. O culto ao 'Velho Lázaro', um santo que une Cuba pela fé
Alguns chegam de joelhos. Outros rastejam até ao templo, como penitência por um favor concedido. No dia de São Lázaro, os cubanos católicos, iorubás, laicos e agnósticos, emigrantes e residentes unem-se sob um único manto de fé no santuário de El Rincón, em Havana.
-
- 14:15
-
Metro de Lisboa fecha três horas mais cedo na véspera de Natal e só abre às 08:00 no dia 25
O Metropolitano de Lisboa vai encerrar três horas mais cedo na véspera de Natal, às 22:00, reabrindo dia 25 de dezembro pelas 08:00, anunciou hoje a empresa em comunicado.
-
- 13:44
-
ICA admite que meios financeiros "não resolvem" necessidades do cinema e do audiovisual
O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) reconhece que os meios de que dispõe "não resolvem cabalmente" as necessidades de financiamento do setor, lê-se no Plano de Atividades para 2020.
-
- 13:01
-
Papa ordena abolição do segredo pontifício para casos de abuso sexual
O Papa Francisco decidiu abolir o segredo pontifício para os casos de abuso sexual por parte de membros do clero num decreto hoje publicado pelo Vaticano, atendendo a uma das reivindicações das vítimas.
-
- 03:35
-
"Janela de oportunidade" para uns, "muito curtinha" para outros: Aprovada Estratégia Local de Habitação do Porto, mas com críticas
A Assembleia Municipal do Porto aprovou a Estratégia Local de Habitação (ELH), mas com a generalidade dos partidos políticos a considerarem que esta fica "aquém" daquilo que são as necessidades do “problema” da habitação pública e social da cidade.
-