Das histórias reais às que ganham vida nas páginas dos livros
O ano está a chegar ao fim e isso é, habitualmente, sinónimo de recapitular o que aconteceu nos meses que passaram. Se pensarmos bem, também o fazemos a cada dia. Usamos a memória constantemente, seja esta recente ou estivesse já guardada numa caixinha mais distante. É dessa memória que se fazem as histórias ou a História.
Se tivermos de pensar no dia de hoje — a nível noticioso —, há coisas a que não podemos fugir.
Por cá, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a região do Baixo Mondego, no distrito de Coimbra, depois de passado o período crítico das inundações, para obter informação no local sobre os efeitos do mau tempo. O Natal foi calmo, mas antes disso o país não escapou aos efeitos do mau tempo, que provocou três mortos, 144 pessoas desalojadas e outras 352 deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores.
E falando na época das festividades, temos já os habituais balanços sobre ocorrências nas estradas. A GNR deteve 43 pessoas em flagrante delito entre as 20:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje, 23 delas por condução sob o efeito do álcool. Ao fim da tarde, um despiste de um veículo ligeiro em Tavira elevou para oito o número de mortos da Operação "Natal e Ano Novo".
Lá fora, olhamos hoje para o atentado com carro bomba em Mogadíscio, na Somália, que causou pelo menos 92 mortos e 128 feridos; para as manifestações dos coletes amarelos que continuam a acontecer em França e para os conflitos em Hong Kong, que levaram hoje à detenção de 15 pessoas.
Mas não são só estas histórias que quero destacar. Quero fazê-lo olhar para o futuro, mas não para a realidade propriamente dita — porque este mundo também se faz de ficção. E de livros.
Ano novo, novas leituras. Por isso, nada melhor do que olhar para o que aí vem. As duas obras vencedoras do Prémio Booker deste ano, o mais recente livro da artista norte-americana Patti Smith e um novo romance da autora italiana Elena Ferrante são algumas das novidades editoriais para o primeiro semestre de 2020. Mas há mais destaques para o ano que se avizinha e, por isso, pode ler tudo aqui.
Enquanto isso, aproveito para destacar três dessas novidades (algumas das que me despertaram a atenção) e sugerir outros três livros, ou não tivesse eu passado os últimos dias à lareira a pôr as leituras em dia:
Do que vai chegar às livrarias:
- "Notas de Inverno sobre Impressões de Verão", de Fiódor Dostoievski (é impossível fugir a um dos mestres russos);
- "Epítome de Pecados e Tentações", de Mário de Carvalho (olhemos para quem temos por cá a escrever);
- "Cartas para Miguel Torga", com organização de Carlos Mendes de Sousa (a correspondência é sempre uma boa forma de se conhecerem os autores, de uma perspetiva mais pessoal).
Do que já encontramos na estante por aqui:
- "O Deus das Moscas", de William Golding (a minha leitura atual, porque um Nobel tem sempre de ser lido);
- "Tabacaria", de Álvaro de Campos (este poema de um dos heterónimos de Fernando Pessoa, numa edição bilingue e com ilustrações de Pedro Sousa Pereira, porque às vezes com "bonecos" pintamos as letras de outra forma);
- "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez (um dos livros que ofereci este Natal e que não deixa de me encantar a cada vez que o tiro da estante. E mais um Nobel, claro).
Entre notícias e histórias inventadas nos livros ou nem por isso, eu sou a Alexandra Antunes e hoje o dia foi assim.
- 22:14
- Dei por mim a ler um artigo da NiT, conhecida magazine de trivialidades com grandes êxitos editoriais como “Top 10 das Praias Secretas Portuguesas Que Vão Deixar De Ser Secretas Imediatamente Porque Nós Vamos Republicar Este Artigo Até 25 Milhões de Pessoas o Terem Lido” ou “Os Melhores Restaurantes
-
- 22:08
-
Atriz Olivia Newton-John e Sam Mendes condecorados pela rainha Isabel II
A atriz australiana Olivia Newton-John e o realizador Sam Mendes vão ser condecorados com o título de dama e cavaleiro pela rainha Isabel II em reconhecimento da coroa britânica pelo seu papel no mundo do espetáculo.
-
- 20:59
-
Leonardo Jardim demitido de treinador do Mónaco
O treinador português Leonardo Jardim deixou o comando da equipa de futebol do Mónaco e vai ser substituído no cargo por Roberto Moreno, ex-selecionador espanhol interino, anunciou hoje o clube monegasco no seu sítio oficial.
-
- 19:07
-
Colete amarelo lusodescendente volta a ser ferido em manifestação em Paris
O lusodescendente Jerome Rodrigues, que perdeu um olho numa manifestação dos coletes amarelos em França, voltou a ser ferido hoje num protesto organizado este sábado pelo movimento e os trabalhadores dos caminhos-de-ferro que continuam em greve.
-
- 18:48
-
Morreu a atriz Sue Lyon, a "Lolita" de Stanley Kubrick
A atriz Sue Lyon, que interpretou "Lolita" no filme de 1962 realizado por Stanley Kubrick, morreu na quinta-feira em Los Angeles aos 73 anos, informou hoje a imprensa local.
-
- 18:14
-
Ordem dos Médicos solidariza-se com médica agredida e pede medidas ao Governo e Ministério Público
A Ordem dos Médicos condenou hoje a agressão, esta sexta-feira, a uma médica que assegurava o serviço de urgência do Hospital de Setúbal e exigiu uma "intervenção urgente" do Ministério da Saúde, do Ministério Público e de outras entidades.
-
- 16:45
-
Despiste em Tavira faz subir número de mortos da operação Natal e Ano Novo da GNR
Um despiste de um veículo ligeiro hoje em Tavira elevou para oito o número de mortos da Operação "Natal e Ano Novo" da GNR, que começou no dia 20, disse hoje fonte oficial daquela força de segurança.
-
- 15:51
-
Mau tempo: Marcelo elogia “capacidade de resistência” das populações afetadas pelas cheias no Baixo Mondego
O Presidente da República defendeu hoje que agora importa fazer um levantamento dos danos causados pelas cheias no Baixo Mondego, na semana passada, tendo realçado a “capacidade de resistência” das populações.
-
- 13:53
-
Viúva da família britânica desmente Guarda Civil: pai e filhos sabiam nadar
A viúva e mãe das duas crianças britânicas que morreram por afogamento numa estância espanhola, na véspera de Natal, rejeita as alegações de que estes não sabiam nadar e sugeriu que pode haver um problema com a piscina.
-
- 11:23
-
Ano novo, novas leituras. Estas são as novidades editoriais para 2020
As duas obras vencedoras do Prémio Booker deste ano, o mais recente livro da artista norte-americana Patti Smith e um novo romance da autora italiana Elena Ferrante são algumas das novidades editoriais para o primeiro semestre de 2020.
-
- 09:44
-
Novo balanço: Atentado com carro bomba em Mogadíscio causa pelo menos 92 mortos
Pelo menos 92 pessoas morreram e 128 ficaram feridas hoje pela explosão de um carro num posto de controlo de estrada em Mogadíscio, capital da Somália, segundo um novo balanço de fontes médicas.
-