A filha da Cláudia tem de saber o que aconteceu
No momento em que este texto chega ao leitor, é muito provável que já tenha ouvido falar da história de Cláudia Simões, uma mulher que acusa a PSP do Casal de São Brás, na Amadora, de a ter detido e manietado em frente à filha de oito anos, no domingo, 19 de janeiro. Um caso com marcas de violência, retratadas nas fotografias divulgadas nas redes sociais e depois comprovadas no relatório médico do hospital Amadora-Sintra.
Provavelmente, também conheceremos a história contada pela forças da autoridade, uma versão que não encaixa propriamente com a de Cláudia em que a polícia contrapõe com uma postura agressiva por parte da detida.
Hoje conhecemos as fotografias divulgadas na internet e o relatório médico que dá conta que tanto Cláudia como o agente chegaram com ferimentos ao hospital. O que aconteceu antes ainda carece de muitos esclarecimentos.
A internet discute, em posições extremadas, com o apuramento dos factos a ser muitas vezes posto de lado, com pedidos de justiça ora do lado de Cláudia, ora do lado do polícia que ficou de baixa médica. Esquecemo-nos que falta um terço da história, o de uma menina de oito anos que viu a mãe ser detida, levada.
Passámos os últimos dias a falar de vidas que mudaram num minuto, ora dos 100 milhões de euros que calharam num sorteio do Euromilhões a um apostador na Malveira, ora dos Luanda Leaks que, no momento em que as notificações do Expresso e do The Guardian chegaram aos smartphones, colocaram Isabel dos Santos no centro do mundo.
A vida da filha de Cláudia mudou no domingo. Não em um minuto, mas sim ao longo de vários, que, muito provavelmente, aos olhos daquela criança poderão ter parecido horas. O apuramento da verdade é essencial para ela, por ela, para a geração dela. Se aquela menina de oito anos viver com aquela imagem na cabeça sem qualquer sentimento de justiça, crescerá com o sentimento de que o mundo está contra ela, que o Estado está contra os seus.
Num país em que a justiça faz dos minutos anos, não nos podemos esquecer dela e de como ela se vai lembrar deste momento. Ela tem de saber o que aconteceu. Ela tem de saber se a mãe errou ou se o polícia errou. Enquanto país temos de lhe dar uma explicação e uma resposta sincera, honesta e justa qualquer que seja o apuramento dos facto.
Se contamos histórias de vidas que mudaram num minuto, não nos vamos esquecer de esclarecer a que os olhos desta menina viram, antes que a percamos a ela.
- 21:58
- Um golo de Paulinho em cima dos 90 minutos permitiu hoje ao Sporting de Braga apurar-se para a final da Taça da Liga de futebol, ao vencer o Sporting por 2-1, no primeiro jogo das 'meias', disputado em Braga.
-
- 17:59
-
Luanda Leaks: Os últimos dias de Isabel dos Santos
A empresária angolana Isabel dos Santos é a principal visada de uma investigação jornalística, sob o nome 'Luanda Leaks', que detalha esquemas financeiros que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.
-
- 17:26
-
António Costa: "A descentralização é mesmo o caminho"
O primeiro-ministro afirmou hoje no Porto que “a descentralização [de competências do Estado para as autarquias] é mesmo o caminho” que o país “tem de percorrer”, ultrapassando “as dificuldades” e “identificando e resolvendo problemas”.
-
- 17:11
-
Projeto Fruta Feia tirou duas mil toneladas do lixo. E entregou 1 milhão de euros aos agricultores parceiros
O projeto Fruta Feia evitou que, nos seis últimos anos, duas mil toneladas de frutas e legumes fossem parar ao lixo somente devido à sua aparência, colocando nas mãos dos 235 agricultores parceiros cerca de um milhão de euros.
-
- 15:59
-
Luanda Leaks: Inspeção do Estado vai "a qualquer momento" fazer auditoria à Sonangol
A Inspeção-Geral da Administração do Estado (IGAE) angolana assegurou hoje que "a qualquer momento" vai fazer uma auditoria à Sonangol, mas caso receba qualquer análise da petrolífera vai "avaliar se a mesma corresponde aos pressupostos técnicos e legais".
-
- 15:41
-
Caso Giovani leva Polícia a estudar a noite de Bragança
A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai estudar a noite de Bragança em conjunto com outras entidades locais para compreender se existem fenómenos de violência desconhecidos das autoridades, por ausência de denúncia, informou hoje o comandante.
-
- 13:10
-
Euromilhões. A criar excêntricos todas as semanas? Sim, mas vêm aí novidades
O aumento do valor máximo do Jackpot para 200 milhões de euros é a principal novidade do novo Euromilhões. Mas há mais, revelou hoje a Santa Casa em comunicado.
-
- 13:01
-
OE2020: Taxas de retenção de IRS baixam entre 0,1 e 0,2 pontos percentuais
Os trabalhadores dependentes e os pensionistas terão, a partir deste mês, uma redução entre 0,1 e 0,2 pontos percentuais na retenção mensal de IRS na fonte, segundo a análise da Lusa às tabelas hoje publicadas.
-
- 12:44
-
Mau Tempo: Governo estima prejuízos entre 9 e 10 milhões de euros com cheias no Baixo Mondego
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse hoje que os números provisórios estimados pelo Governo apontam para prejuízos de nove a dez milhões de euros devido às cheias no Baixo Mondego, em dezembro.
-
- 10:26
-
"Fui esmurrada enquanto estava algemada". Mulher acusa PSP de a espancar depois de desentendimento em autocarro na Amadora
Uma mulher acusa a PSP do Casal de São Brás, na Amadora, de a ter detido e manietado em frente à filha de oito anos, no domingo, 19 de janeiro. Após a detenção, os agentes terão agredido a mulher. O caso terá ocorrido depois de um desentendimento com um motorista de autocarros.
-
- 07:28
-
Investigação confirma: Avião comercial ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos a 8 de janeiro
Dois mísseis foram lançados contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines abatido em 8 de janeiro pelas forças armadas iranianas, indicou hoje um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO).
-
- 07:22
-
Goodbye, Harry. Depois da renúncia à família real, Príncipe viaja para o Canadá para reencontrar Meghan
O príncipe Harry viajou ontem de Londres, no Reino Unido, rumo ao Canadá para se reencontrar com a esposa, Meghan, e o seu filho, Archie, aos quais não vê desde o anúncio do seu afastamento da família real, destacou a imprensa britânica.
-