Feliz Natal, Sr. Nogueira
À hora que escrevo este texto, Bruno Nogueira deambula até Lisboa à procura de casas com luzes de Natal acesas à janela. Se isto lhe parece estranho, não me leve a mal, mas não faço ideia onde andou durante esta quarentena. Porque os diretos de Bruno Nogueira no Instagram ficarão, sem dúvida, na memória da Internet e sobretudo na memória de todos os que por lá passaram — hoje, a esta hora, estão 125 mil pessoas.
Desculpem ... estavam 125 mil, até que uma conta em nome de Georgina Gio apareceu no direto e de repente ouvimos uma voz familiar, num ecrã sem luz. Do outro lado, Cristiano Ronaldo, deste lado 157 mil pessoas meio aparvalhadas com tudo o que estava a acontecer.
O que é que é tudo? No meio da distopia que temos estado a viver, fechados em casa, afastados da família, dos amigos, dos inimigos, das rotinas, das obrigações, dos prazeres, Bruno Nogueira deu um pontapé no tédio e começou a falar connosco.
Para se entreter, entreteve-nos e foi chamando os amigos para ajudar a conversa. E eis que qualquer pessoa - qualquer pessoa - passou a poder estar numa sala com o humorista e como se não bastasse ainda levou como bónus uma verdadeira seleção nacional sem peneiras, de músicos (Filipe Melo, Samuel Úria, Maria João Pires Gisela João, Capicua, Salvador Sobral), atores (Eunice Munoz, Albano Jeerónimo, Rita Blanco, Miguel Guilherme, Nuno Lopes), artistas plásticos (Vhils num memorável 25 de Abril), outros humoristas (Nuno Markl, Beatriz Gosta, Salvador Martinha), gente da televisão (João Manzarra, quase todos os dias), futebolistas (Rui Patrício e Bernardo Silva, antes de Cristiano Ronaldo hoje).
Hoje a quarentena como a conhecemos estas semanas acabou - e acabou também o "Como É Que O Bicho Mexe”. Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. E não se pode ter tudo, é o que dizem. Deve ser verdade, mas neste caso, se pode ser Natal no mês dos milagres e parecer que há festa do título com o campeonato parado, não nos faz mal acreditar que talvez não seja bem assim.
- 21:15
- O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo vai iniciar a partir do final da próxima semana o processo para lançar um programa de emergência económico e social com o objetivo de dar uma resposta estruturada à crise.
-
- 21:14
-
Covid-19: Linhas de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade já operacionais
As linhas de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) criadas especificamente para apoiar os Estados-membros no quadro da pandemia da covid-19 estão já operacionais, após formalmente aprovadas hoje pelo Conselho de Governadores da instituição.
-
- 20:50
-
Covid-19: Documentos caducados são aceites até 30 de outubro
Os documentos que estejam caducados vão ser aceites pelas autoridades até 30 de outubro, decidiu hoje o Governo que aprovou o prolongamento da declaração de situação de calamidade até 31 de maio, devido à pandemia de covid-19.
-
- 20:23
-
Euromilhões: Primeiro prémio vai para apostador no estrangeiro
O primeiro prémio do concurso do Euromilhões de hoje, no valor de 72,9 milhões de euros, saiu a um apostador no estrangeiro, anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
-
- 20:00
-
Covid-19: Situação de calamidade prorrogada até ao final de maio
A situação de calamidade devido à pandemia vai ser prorrogada até ao final do mês, tendo o primeiro-ministro, António Costa, explicado que o dever geral de recolhimento se mantém, mas com o alívio de um conjunto de restrições.
-
- 19:05
-
Covid-19: Segurança Social já pagou 284 milhões de euros às empresas em ‘lay-off’
A Segurança Social pagou, até hoje, 84% dos pedidos de ‘lay-off simplificado’, que abrangem 681 mil trabalhadores, totalizando 284 milhões de euros, anunciou o Ministério do trabalho.
-
- 18:48
-
Praias reabrem a 6 de junho. Conheça as regras
Estado de ocupação anunciado através de sinalética tipo semáforo e distanciamento físico de 1,5 metros. Estas são as regras para a utilização das praias, que reabrem a 6 de junho.
-
- 17:45
-
Premier League: A competição pode regressar ou não. De qualquer das formas, vai ser cobrada a fatura da paragem
Nas já muito faladas reuniões do ‘Project Restart’, organizadas pela Premier League, tem-se discutido bastante, sem se ter chegado ainda a qualquer solução viável para o recomeço da liga. Mantendo os mesmos problemas em cima da mesa, o tempo começa a escassear e, para o bem ou para o mal, decidindo
-
- 17:17
-
Covid-19: 60 pessoas foram multadas por não usarem máscara nos transportes públicos
Vinte pessoas foram detidas por desobediência e 60 foram multadas por não usarem máscaras ou viseiras nos transportes públicos desde o início da situação de calamidade devido à covid-19, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
-
- 15:55
-
Pós-Brexit: Reino Unido lamenta falta de progresso e pede nova abordagem, UE "desapontada"
A segunda ronda negocial entre os negociadores dos blocos comunitário, Michel Barnier, e britânico, David Frost, decorreu entre segunda-feira e hoje.
-
- 13:18
-
Quase 80% dos alojamentos turísticos tiveram cancelamentos de reservas
Quase 80% dos alojamentos turísticos em Portugal reportam cancelamentos de reservas agendadas para os meses de março a agosto deste ano, sobretudo por parte de hóspedes nacionais, seguidos dos espanhóis, franceses, alemães e britânicos, informou hoje o INE.
-
- 12:42
-
O apocalipse não é, para nós, um mundo novo
Há um mundo novo de onde devemos ter vindo, pois sonhamos com ele. Marchamos de regresso, o apocalipse não é, para nós, um mundo novo.
-
- 10:59
-
António Costa: Mais de 4 milhões de máscaras distribuídas pelas escolas. Este é um tempo para "aprender a conviver com a covid-19"
O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira, 15 de maio, que já foram distribuídas mais de 4 milhões de máscaras pelas escolas que reabrem segunda-feira e salientou que arranque das aulas presenciais não substitui o ensino à distância.
-
- 10:45
-
Bruno Nogueira, Beethoven e Freddie Mercury. Quem melhor para o acompanhar nesta sexta-feira?
Colocar luzes na varanda, passar os olhos pela história do teatro e recuar no tempo. Estas são as propostas que temos para si com as sugestões de hoje.
-