Regressou a Primeira Liga de Procedimento Profissional
Recomeça o jogo. O futebol, unânime religião portuguesa, regressa aos estádios — cujas bancadas, vazias, lembram que não estamos perto sequer da normalidade de outros dias.
87 dias após a suspensão, a I Liga recomeçou às 19:02, no Algarve. Faltam dez jornadas para o final.
No Portimão Estádio, só há os gritos dos jogadores, os pontapés na bola, a ecoar secos no seu vazio. E o golaço de Lucas Fernandes, aos 49’, que arrancou os contadores desta coisa nova que é o futebol em tempo de pandemia.
Suspensa desde 8 de março, a I Liga portuguesa foi hoje retomada, seguindo um exigente protocolo sanitário, com imagens inéditas no futebol português: treinadores (e suplentes) de máscara, ausência de cumprimentos entre os jogadores — e alguma hesitação nos protagonistas, confrontados com um cenário cinematográfico — e um minuto de silêncio, cumprido em rigoroso distanciamento, num círculo no centro do relvado, em memória das vítimas da covid-19.
Desse já distante dia 8 de março, os adeptos do futebol, que agora ficam fora dos estádios e dos cafés, recordarão um domingo cheio: cinco jogos, entre os quais a vitória caseira do Sporting CP na receção ao Desportivo das Aves, último classificado, por 2-0, na estreia de Rúben Amorim,
Mas foi o triunfo do Vitória de Guimarães em Paços de Ferreira, por 2-1, o derradeiro encontro antes da interrupção devido à pandemia de covid-19, tendo o médio português João Carlos Teixeira sido o último jogador a marcar um golo, aos 66 minutos desse encontro, naquele que foi o seu segundo no jogo.
Dois dias depois, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu que os jogos da 25.ª jornada, prevista entre 13 e 15 de março, seriam disputados à porta fechada.
Nessa altura, Portugal registava 41 casos de infeção.
No entanto, em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença provocada pelo novo coronavírus como pandemia e, logo no dia seguinte, a competição foi suspensa por tempo indeterminado, quando Portugal contava 78 infetados e nenhuma vítima mortal.
O desporto parou e cumpriu quarentena. Os jogadores, remetidos às suas casas, realizaram treinos limitados à manutenção da condição física, sempre na perspetiva de concluir a temporada, algo que pareceu ficar mais viável quando o primeiro-ministro, António Costa, se reuniu com os presidentes de FPF, Liga, SL Benfica, FC Porto e Sporting CP, a 28 de abril.
Nesse mesmo dia, António Costa condicionou o regresso do futebol aos fundamentos técnicos de saúde e, dois dias depois, deu “luz verde” à conclusão do campeonato e à disputa da Taça de Portugal, mediante a aprovação de um plano sanitário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Governo decidiu permitir a retoma da I Liga no fim de semana de 30 e 31 de maio, mas a Liga de clubes apontou o regresso para 4 de junho. Acabaria, contudo por antecipar a data do arranque, depois de aprovados 16 dos 18 recintos dos clubes da competição e da Cidade do Futebol — casa emprestada só para Belenenses SAD e Santa Clara.
Os 90 últimos minutos da I Liga, entre os quais os ‘quentes’ FC Porto-Sporting, a 15 de julho, e Benfica-Sporting, na última jornada, vão ser disputados numa ‘maratona’ praticamente diária até 26 de julho.
Após esse dia vai ser disputada a final da Taça de Portugal, igualmente à porta fechada, em local e data a ainda designar.
Esta cronologia, com a ajuda da Lusa, desenha-nos os tempos agitados: quer aqueles por que estamos a passar, quer os que o futebol vive e viverá nos próximas semanas.
O futebol é mais do que o “jogo jogado”. O futebol não são só vinte e dois homens a correr dum lado para o outro atrás duma bola. São os amigos no café, aos gritos uns com os outros, agarrados ao coração e a ver se os homenzinhos lá na relva atiram com o esférico para a rede certa.
É o estremecimento das claques quando um avançado chuta a bola por cima da trave. É o desalento. É o terror. O horror. A depressão… quando um defesa manco estraga a jogada tecnicamente avançada que a melhor equipa do campeonato, liderada pelo melhor treinador do planeta — e eventualmente de Portugal —, começou a desenhar ainda quando os peritos jogadores estavam descamisados no balneário.
Agora, nada disso. O colombiano Jackson Martínez, da equipa da casa, re-inaugurou o campeonato, com o primeiro toque no primeiro jogo da retoma, já na 25.ª jornada.
Não é espetáculo, meramente um procedimento: a execução dum calendário; o cumprimento das tarefas previstas para a obtenção de um certificado de valor — o título.
Na televisão, regressaram já os debates, os encontros de homens crescidos aos gritos uns com os outros. Hão de ser o que de mais próximo de uma casa do clube de futebol de não sei quê, arrumada nas caves de um prédio na vila de não sei onde.
A Primeira Liga de procedimento profissional regressou. Há 22 homens na relva, uns quantos a ver à volta. Há jornalistas de máscara a escrever. E há os adeptos, arrumados do lado de fora, ainda à espera de que regresse também o futebol.
E até eu, que o menos que me interesso é por bola, vejo nisto uma qualquer falha técnica.
- 20:45
- O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, classificou os membros do movimento antifascista Antifa como "marginais" e "terroristas" acrescentando que o grupo está "em campo" no país sul-americano.
-
- 20:41
-
Incêndios: Todos os meios aéreos estão disponíveis, anuncia Governo
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) tem a partir de hoje os 60 meios aéreos previstos para o período de 1 de junho a 15 de outubro, informou o Governo.
-
- 20:33
-
EUA. Procurador vai agravar acusação de polícia que matou George Floyd e incluir outros três agentes no processo
O Procurador-Geral do estado do Minnesota incumbindo do caso de Derek Chauvin vai elevar as acusações que pendiam sobre si para homicídio em segundo grau. O agente da polícia está a acusado de ter matado George Floyd, de 46 anos, por asfixia. Os outros três agentes que o acompanhavam também vão ser
-
- 19:53
-
Snapchat vai deixar de promover mensagens de Donald Trump
A empresa da rede social Snapchat, popular entre os jovens, acusou o Presidente dos EUA de incitar à "violência racial", anunciando que deixará de promover as mensagens da conta de Donald Trump.
-
- 19:24
-
Homem preso na Alemanha é o novo suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann
A polícia britânica, em simultâneo com o Departamento Federal de Policia Criminal da Alemanha e a Polícia Judiciária (PJ), lançaram hoje um novo apelo público de informação sobre um indivíduo de nacionalidade alemã, suspeito de envolvimento no desaparecimento de Madeleine McCann em Portugal em 2007.
-
- 19:21
-
António Costa diz que restrições na área de Lisboa poderão ser levantadas "muito brevemente"
O primeiro-ministro revelou hoje que as restrições impostas na Área Metropolitana de Lisboa devido à pandemia de covid-19 poderão ser levantadas “muito brevemente”, uma vez que os focos de contágio identificados são “situações muito contidas”.
-
- 19:12
-
Deputada do PS, Isabel Moreira, chama racista a André Ventura, do Chega
A discussão de um parecer sobre um projeto do Chega que extingue a comissão para a igualdade e contra a discriminação racial abriu um debate acalorado em que Isabel Moreira (PS) chamou racista a André Ventura.
-
- 18:18
-
Ryanair retoma mais de 120 rotas de e para Portugal a partir de 1 de julho
A companhia aérea ‘low-cost’ Ryanair anunciou hoje que vai retomar mais de 120 rotas de e para Portugal a partir de 1 de julho, de acordo com um comunicado.
-
- 18:07
-
As origens do movimento #BlackLivesMatter
A morte de George Floyd, nos EUA, fez multiplicar uma palavra de ordem que se espalhou pelo mundo - #BlackLivesMatter -- com origem num processo judicial de 2013, em que um polícia foi absolvido pelo assassínio de um outro afro-americano.
-
- 17:48
-
Governo brasileiro pagou anúncios em sites investigados por publicar "notícias falsas", diz jornal o Globo
O Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, publicou milhões de anúncios oficiais em 'sites' investigados por divulgar notícias falsas, segundo um relatório parlamentar divulgado hoje pela imprensa brasileira.
-
- 17:25
-
Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"
A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento "sem entrar na água" ou abordar o náufrago pelas costas.
-
- 17:14
-
António Costa rejeita cercas ou qualquer outra medida “de caráter discriminatório”
O primeiro-ministro, António Costa, rejeitou hoje “cercas ou qualquer outra medida de caráter discriminatório” devido à pandemia, respondendo à líder do BE que considerou inaceitável um pedido do autarca da Azambuja sobre um bairro.
-
- 17:12
-
Ginásios reabrem "em segurança" e pedem "medidas estruturais" para superar a crise
Ginásios e clubes de 'fitness' de todo o país começaram a reabrir e, entre regras apertadas de higiene e de gestão do espaço, procuram devolver aos clientes a confiança e mostrar que é possível regressar à boa forma física em segurança.
-
- 17:08
-
Washington proíbe voos para os Estados Unidos de companhias aéreas chinesas
O Governo norte-americano vai impedir que as companhias aéreas chinesas voem para os Estados Unidos, como retaliação por constrangimentos de Pequim, escalando tensões comerciais entre os dois países.
-
- 16:35
-
Quebra na vacinação durante pandemia deve-se sobretudo a adultos e adolescentes
A coordenadora da equipa do Plano Nacional de Vacinação (PNV) esclareceu hoje que a maior parte da quebra registada no número de vacinas administradas nos meses atingidos pela pandemia da covid-19 "tem a ver com a vacinação de adultos e adolescentes".
-
- 15:41
-
Bundesliga. Não haverá castigos para quem se manifeste em relação à morte de George Floyd
A Federação alemã de futebol (DFB) disse hoje que não haverá sanções a jogadores que se manifestem em relação à morte do afro-americano George Floyd, justificando que os seus princípios são de combate à discriminação e ao racismo.
-
- 13:34
-
Extinta "a última e maior cadeia de transmissão local" nos Açores
Os Açores tiveram, nas últimas 24 horas, uma recuperação de infeção por SARS-CoV-2, de um doente do Nordeste, em São Miguel, ficando "extinta a última e maior cadeia de transmissão local registada na região".
-
- 12:53
-
Primeiro-ministro designa Costa Silva para coordenar programa de recuperação económica
O primeiro-ministro assinou terça-feira o despacho que designa o gestor António Costa Silva para coordenar os trabalhos preparatórios de elaboração do Programa de Recuperação Económica e Social 2020-2030, não auferindo de qualquer remuneração ou abono.
-
- 12:47
-
Revista médica The Lancet distancia-se do criticado estudo sobre a hidroxicloroquina
A revista médica The Lancet distanciou-se do criticado estudo que publicou sobre a hidroxicloroquina, reconhecendo num aviso formal que "questões importantes" pairavam sobre este trabalho, que está a ser alvo de uma auditoria lançada pelos autores.
-
- 12:08
-
Ministro das infraestruturas diz que seria “inaudito” que país ajudasse a TAP e não fizesse o mesmo com a CP
O ministro das Infraestruturas garantiu hoje que a CP vai ter auxílio de Estado, defendendo que seria "inaudito" que o país fizesse um esforço "brutal" para a ajudar a TAP e não fizesse o mesmo com a transportadora ferroviária.
-
- 11:50
-
Ministro das Infraestruturas e da Habitação defende que Porto e Norte são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse hoje que o Norte e a cidade do Porto são demasiado importantes para o país para que a TAP não olhe para esta região com respeito.
-
- 10:19
-
Sismo de magnitude 6,9 registado no Chile. Não há relatos de vítimas ou danos
Um sismo forte de magnitude 6,9 na escala de Richter foi registado hoje entre as regiões de Arica e Parinacota e Atacama, no Chile, mas até ao momento não foram relatados vítimas ou danos.
-
- 09:48
-
Dos 1.151 ventiladores comprados à China, só 264 chegaram a Portugal
Há 887 ventiladores comprados por Portugal retidos na China. Dos mais de mil encomendados, só chegaram a território nacional 264. Parte dos aparelhos já estão na embaixada portuguesa em Pequim, outros nem isso. Equipamentos retidos representam mais de 16 milhões de euros.
-
- 09:45
-
Jorge Jesus fica mais uma época no Flamengo
Jorge Jesus vai permanecer mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021, anunciou hoje o treinador português de futebol na sua página no Instagram.
-