Em Portugal, sê sueco - ou campomaiorense
Há várias razões para se gostar do IKEA, as almôndegas, os móveis, todos os utensílios que descobrimos que afinal precisamos, os cachorros-quentes a cinquenta cêntimos, enfim, podíamos ficar aqui o dia todo, não fosse quem vos escreve um jovem de 25 anos que, desde que se mudou para Lisboa, nunca conheceu uma outra realidade que não a de reinventar divisões num estalar de dedos - e a orçamentos bastante reduzidos - que o levaram várias vezes até ao entreposto sueco de Alfragide.
Também há razões para não se gostar do IKEA. Por vezes as instruções parecem-se com obras de arte de um movimento surrealista ou o percurso da loja com uma maratona olímpica. Mas este é um texto sobre outra coisa, talvez mais aprazível à maioria: o papel de uma grande empresa no Estado Social. Aqui, o IKEA dá cartas pelo papel que sabe desempenhar.
Por exemplo, logo no início do novo mundo em que passámos a viver, limitados às restrições impostas pela disseminação do novo coronavírus pelo mundo, a IKEA Portugal anunciou que ia aderir ao ‘lay-off’ simplificado criado pelo Governo, a partir de 13 de abril, mas que iria garantir o pagamento da totalidade das remunerações base aos trabalhadores.
“No seguimento do surto de coronavírus que está a afetar o mundo, e o consequente encerramento temporário das suas lojas ao público, a Ikea Portugal irá implementar, a partir de 13 de abril, a medida criada pelo Governo português para apoiar a manutenção de empregos durante a crise da covid-19, garantindo a totalidade das remunerações base de todos os colaboradores”, informou, em comunicado, a vendedora de móveis domésticos de origem sueca.
A medida afetou cerca de 65% dos colaboradores das lojas, escritórios e centro de apoio ao cliente, uma vez que a empresa vai manter o funcionamento da sua loja ‘online’, os colaboradores com funções nesta área, ou noutras que sejam essenciais, vão manter os seus horários, ainda que com algumas adaptações.
A Ikea Portugal garantiu, ainda, que todos os colaboradores abrangidos pelo ‘lay-off’ iriam continuar a poder usufruir do seguro de vida e de saúde da empresa, bem como o acesso a plataformas de apoio, como a linha de apoio interna a todos os colaboradores durante a pandemia do novo coronavírus, ou o programa criado para orientar e apoiar colaboradores que enfrentam desafios pessoais relacionados com saúde, problemas de dependência, violência doméstica, instabilidade financeira, entre outros.
Mais tarde, viemos a saber que a IKEA estava em negociações com os governos de nove países, incluindo Portugal, para devolver os apoios concedidos no âmbito das medidas para travar o impacto da pandemia de Covid-19.
Há cerca de um mês, a esse respeito, o responsável pelas operações de retalho do Ingka Group, principal retalhista da IKEA, Tolga Oncu, disse que o grupo iniciou conversações com a Bélgica, Croácia, República Checa, Irlanda, Portugal, Roménia, Sérvia, Espanha e Estados Unidos.
De acordo com o mesmo responsável, o grupo previa, inicialmente, uma quebra nas vendas entre 70% e 80% devido à pandemia de covid-19, mas a procura registada após a reabertura das lojas tem permitido mitigar o impacto, optando assim a cadeia sueca de mobiliário por devolver os montantes em causa.
Hoje ficámos a saber que não era tudo conversa fiada e que a cadeia sueca vai devolver ao estado português meio milhão de euros.
“O valor, incluindo apenas salários, é de 474 mil euros”, disse fonte oficial da IKEA Portugal, explicando que a este montante acresce o referente à devolução da isenção de contribuições, perfazendo 500 mil euros.
Porém, este valor corresponde “apenas à componente de salários”, notou a mesma fonte, sem precisar se o montante total poderá ser superior.
Apesar de não avançar uma data para a devolução dos apoios, fonte da empresa sublinhou que as equipas de recursos humanos da IKEA Portugal e os técnicos da Segurança Social estão em contacto “para agilizar essa situação assim que possível”.
E não, esta não foi a única empresa a fazê-lo. Rui Nabeiro já teve a oportunidade de explicar que a Delta Café, empresa sediada em Campo Maior, não recorreu ao `lay-off` na sequência da pandemia, uma vez que “havia condições” para manter as mesmas condições laborais para os cerca de quatro mil trabalhadores. Mas num mundo em que o IKEA e a Delta se arriscam a ser exceção, num contexto em que o combate à pandemia na Suécia pode apelar pouco aquela nacionalidade, o papel que o IKEA assume numa situação de crise é uma atitude exemplo. E é por isso que nos basta ler as notícias ou olhar a nossa volta para dizer, sem grande margem para erro, que há empresas portuguesas que podiam ser um bocadinho suecas.
- 23:04
- O Sporting empatou hoje 0-0 na visita ao Moreirense, no jogo de encerramento da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e viu o Sporting de Braga aproximar-se na luta pelo terceiro lugar.
-
- 21:30
-
Miguel Stilwell é o novo presidente interino da EDP
O administrador financeiro da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, é o novo presidente interino do Conselho de Administração Executivo da empresa, na sequência da suspensão de funções de António Mexia decretada pelo juiz Carlos Alexandre, informou hoje a empresa ao mercado.
-
- 20:25
-
Covid-19: AHRESP quer reabertura de bares e discotecas ou atribuição de apoios
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a reabertura dos bares e discotecas, ressalvando que, caso não seja viável, o Governo deve acolher as propostas de apoio apresentadas, evitando a destruição deste setor.
-
- 20:07
-
Jovem de 17 anos foi encontrado morto num poço. Mãe é suspeita do homicídio
Um jovem de 17 anos foi encontrado hoje morto num poço, na zona de Cabanelas, em Mirandela, no distrito de Bragança, recaindo sobre a mãe a suspeita do homicídio, indicaram à Lusa as autoridades locais.
-
- 19:58
-
Brasil. Cidade de São Paulo reabre bares e restaurantes durante a pandemia
Os bares, restaurantes e salões de beleza da cidade de São Paulo reabriram hoje dando sequência a uma nova fase de reabertura na capital económica do Brasil, após ficarem cem dias fechados devido à pandemia de covid-19.
-
- 19:27
-
Foi utilizada cortiça portuguesa no foguetão da Space X
A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou hoje o presidente da empresa, António Rios Amorim.
-
- 18:06
-
Liga dos Campeões: UEFA diz que quarentena de equipas inglesas é decisão dos governos
O cumprimento de 14 dias de quarentena para equipas inglesas que eventualmente disputem em Portugal a fase final da Liga dos Campeões em futebol será uma decisão dos governos nacionais, salientou hoje à agência Lusa a UEFA.
-
- 17:59
-
IKEA Portugal vai devolver 500 mil euros ao Estado
A IKEA Portugal vai devolver 500 mil euros ao Estado, um montante que foi concedido no âmbito das medidas para travar o impacto da pandemia de covid-19, confirmou fonte oficial da cadeia sueca hoje à Lusa.
-
- 17:52
-
EUA. No Dia da Independência foram registados 17 homicídios em Chicago, nos quais morreram dois menores
A polícia de Chicago disse hoje que os tiroteios durante o Dia da Independência dos EUA, que se celebrou no sábado, mataram 17 pessoas naquela cidade, incluindo dois menores, e fizeram 70 feridos.
-
- 16:33
-
Governo diz que já foi autorizado pagamento a bombeiros
O Governo informou hoje que já foi autorizado o reforço da dotação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para pagamento aos bombeiros que integraram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em junho.
-
- 16:20
-
CMVM suspende ações da EDP e EDP Renováveis
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu as ações da EDP e da EDP Renováveis “aguardando a divulgação de informação relevante ao mercado”, de acordo com dois comunicados, publicados no ‘site’ do regulador.
-
- 16:10
-
Moody's diz que países com 'rating' no lixo têm "declínio sem precedentes" na economia
A agência de notação financeira Moody's avisou hoje que os países emissores de dívida com 'rating' abaixo da recomendação de investimento enfrentam um "declínio sem precedentes na atividade económica" devido à pandemia de covid-19.
-
- 15:44
-
António Costa anuncia cimeira luso-espanhola na Guarda entre final de setembro e início de outubro
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta segunda-feira que a próxima cimeira luso-espanhola vai realizar-se na Guarda, entre o final de setembro e início de outubro, tendo como tema central a estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço.
-
- 15:24
-
OMS alerta que, devido à pandemia de Covid-19, faltam medicamentos para a HIV em quase 100 países
Quase 100 países estão a ficar sem medicamentos para as pessoas com HIV por causa da interrupção de fornecimentos provocada pela pandemia da covid-19, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
-
- 12:11
-
Covid-19: Não portugueses e estrangeiros sem residência têm de pagar o teste em Portugal
Os cidadãos não portugueses ou estrangeiros sem residência em Portugal que não tenham teste negativo à covid-19 à chegada têm de o fazer no aeroporto e pagar e a companhia que os transportou terá multas de 1.000 euros/passageiro.
-
- 11:46
-
Luís Pitarma. Enfermeiro português que tratou Boris Johnson foi recebido pelo primeiro-ministro britânico
O enfermeiro português Luís Pitarma foi recebido no domingo pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, juntamente com outros profissionais de saúde, no âmbito das celebrações do 72.º aniversário do serviço público de saúde NHS.
-
- 11:24
-
Robôs sem contenção social
Há muitas formas de um robô, ou um conjunto de robôs, apresentar um comportamento social. E proxémica, sabe o que é?
-
- 09:08
-
Cidade chinesa emite alerta após detetar caso suspeito de peste negra
Uma cidade do norte da China emitiu hoje o alerta de saúde de nível 3, o segundo mais baixo, na escala do pais asiático, depois de ter sido diagnosticado um possível caso de peste bubónica, informou hoje a imprensa oficial.
-
- 07:31
-
Ator da Broadway Nick Cordero morre de complicações da covid-19
O ator da Broadway Nick Cordero morreu no domingo devido a complicações associadas à covid-19, depois de passar mais de três meses no hospital, em Los Angeles.
-