Habituados ao Perigo
“Tudo o que é demais enjoa”, costuma dizer-se. A expressão é empregue para advertir para os perigos da habituação a certas coisas de que gostamos, de como a sua fruição ou uso frugal é a chave para que não nos fartemos delas.
Mas os riscos da familiaridade excessiva talvez possam não circunscrever-se meramente às nossas paixões e gostos. O que é perigoso pode deixar de parecê-lo quando a ele nos habituamos.
Ao fim de quatro meses sob o jugo da pandemia da covid-19, é natural que o medo e a incerteza que repentinamente se abateram sobre as nossas vidas tenham começado a dissipar-se com o tempo, porque, lá está, nos habituámos a viver sob as novas circunstâncias.
No entanto, é crucial sublinhar que não é porque algo deixa de “parecer” perigoso que deixa de “ser” perigoso. E esse parece ser um dos maiores desafios que as autoridades de saúde têm de enfrentar neste momento.
Depois de forçar as pessoas ao confinamento súbito pela sua própria segurança, o passo seguinte foi pedir-lhes para voltar paulatinamente a recuperar alguns hábitos de vida pré-pandemia, a bem do funcionamento da economia e da sociedade em si.
Esse processo, porém, não tem sido linear, e vão somando-se casos de violação das mais elementares regras de segurança sanitária. O mais recente reporta ao Instituto Politécnico da Guarda, forçado a suspender os exames presenciais nas suas instalações. A razão? Segundo a instituição, foram festas de estudantes à revelia das normas, que resultaram em várias infeções.
Episódios como estes têm-se repetido, e não apenas por cá. Em Inglaterra, por exemplo, deu-se ontem a reabertura daquela que é uma das maiores instituições sociais — e económicas, diga-se — do país: os pubs e os bares. Como consequência, no Soho, em Londres, um dos bairros da “movida” londrina, registou-se uma enchente de gente que, como reportou um polícia que esteve de serviço, foi incapaz de cumprir o distanciamento social por se encontrar embriagada.
Casos como estes são extremamente sensíveis nesta fase:
- Primeiro, porque se cai no erro de tomar a parte pelo todo. Não só o que se passou em Londres foi uma exceção face à abertura ordeira de pubs e bares um pouco por toda a Inglaterra, como, por exemplo, por cá, corre-se o risco de diabolizar os “jovens” como irresponsáveis quando é apenas uma minoria a organizar ajuntamentos ilegais.
- Segundo, porque mesmo quando considerando quem tem prevaricado, é preciso ter em conta que a restrição de liberdades não pode ocorrer indefinidamente, já que as pessoas começam a cansar-se de viver privadas. Se o confinamento pode ter sido necessário, os excessos que se registam podem ser uma consequência do mesmo.
Tem sido repetido por todos os responsáveis de saúde que ainda não estamos nem perto de chegar ao fim desta pandemia, de que isto é uma maratona e não um sprint. As maratonas, porém, também cansam, e o esforço tem de ser doseado.
Fazer essa maratona respeitando as liberdades individuais mas protegendo em simultâneo o coletivo: esse é não só o objetivo, mas é também um desafio enorme em democracia.
Para que conseguimos atingir essa meta, precisamos de olhar para outras realidades e pensar em estratégias sociais que nos ajudem a viver com as restrições necessárias à saúde pública sem perdermos de vista que todo o esforço feito até então foi justamente o necessário para podermos ter a nossa vida “normal” de volta.
- 23:37
- O FC Porto restabeleceu hoje a vantagem de seis pontos na liderança da I portuguesa de futebol sobre o perseguidor Benfica, ao vencer por 5-0 o Belenenses SAD, em jogo da 30.ª jornada da prova.
-
- 21:31
-
Covid-19: Surtos em lar e infantário nas Caldas da Rainha totalizam 38 infetados
Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou hoje à Lusa o presidente da autarquia local.
-
- 19:23
-
Covid-19: Reino Unido e Itália mantêm baixa de mortos e infetados
O Reino Unido registou mais 22 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas e Itália apenas mais sete, ambos os países registando baixas relativas a ontem. No entanto, as autoridades estão alerta devido a potenciais novos focos decorrentes do desrespeito do distanciamento social.
-
- 18:22
-
Lisboa e Vale do Tejo com 77% das novas infeções nas últimas 24 horas
A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 77% das novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, com 254 dos 328 novos casos hoje contabilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 17:52
-
Qual é a origem da palavra "avião"?
Numa semana em que a TAP e a falta de aviões cheios de ingleses dominaram as notícias, investigo a origem da palavra "avião".
-
- 17:27
-
Funchal apresenta “argumentos fortes” a favor do turismo na Madeira ao primeiro-ministro britânico
O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Gouveia, endereçou uma carta ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido.
-
- 16:52
-
Morreu o realizador Alfredo Tropa, que dirigiu "O Povo que Canta"
O realizador português Alfredo Tropa, autor de documentários e programas de televisão, como "O Povo que Canta", que fez com o musicólogo Michel Giacommetti, morreu hoje aos 81 anos, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.
-
- 13:31
-
Covid-19: Número de mortos em Reguengos de Monsaraz sobe para 12 com mais três óbitos
A morte de três pessoas infetadas com covid-19 elevou hoje para 12 o número de óbitos relacionados com o surto em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, informou hoje o município.
-
- 13:29
-
Covid-19: Galiza isola mais de 70 mil pessoas
A uma semana das eleições regionais, as autoridades locais decidiram encerrar os acessos à costa de Lugo, devido ao surto de Covid-19 que apareceu na região de A Mariña. O isolamento irá decorrer durante cinco dias.
-
- 12:11
-
Moonspell ficam sem baterista. Mike Gaspar estava na banda desde a sua fundação
A banda enviou um comunicado a informar que o baterista sairá da banda. As razões da saída não foram apresentadas. A informação é avançada pela Blitz.
-
- 11:50
-
Bélgica altera recomendação para viagens a Espanha de 'Verde' para 'Laranja'
A Bélgica alterou a recomendação para viagens turísticas a Espanha de "verde" para "laranja'" após o confinamento decretado na província catalã de Lérida. A informação é avançada pelo Jornal de Notícias.
-
- 11:42
-
Covid-19 leva a Proteção Civil de Moura a suspender visitas a lares
A Proteção Civil de Moura, no distrito de Beja, decidiu suspender, a partir de segunda-feira, as visitas aos utentes dos lares de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, informou hoje o município.
-