Se soubesse que o tempo ia estar assim, nem tinha saído de casa
A meteorologia sempre foi algo que intrigou, particularmente o seu capítulo mais mundano, aquele número, normalmente num tamanho de letra mais reduzido, que apenas existe em alguns sites, uma segunda temperatura para um determinado local. Conheço-a por “real feel”, desconheço a denominação em português, mas basicamente trata-se da temperatura que realmente sentimos numa geografia, influenciada por uma série de fatores, da humidade ao vento, por exemplo, e que personalizam aqueles 20 ou 30 graus Celsius genéricos que o meu pai consultava no teletexto antes de ir para o trabalho.
Atenção, eu sei que esta pequena introdução está longe de ser o desabafo da minha vida. É só um apontamento que está guardado ao lado da coleção de pacotes de açúcar que fazia com a minha mãe, mas permite-me fazer a ponte para aquilo de que quero realmente falar, os números da pandemia na Europa do dia de hoje.
Quando nos fechámos em casa e nos disseram que só existiria uma vacina em 2021, portanto, que a normalidade estava a um ano de distância, não era possível imaginar o “real feel” da pandemia. Hoje, mais de meio ano depois de ter sido detetado o primeiro caso positivo em Portugal de Covid-19, os números de novos casos começam a voltar a pesar sobre os ombros, com a diferença de que não nos trancam a porta de casa.
Vamos concretizar. Por exemplo, Portugal registou hoje o 14º dia com mais casos confirmados diários desde o início da pandemia no país. Foram 687 os novos casos e a terminologia das conferências de imprensa da Direção-Geral da Saúde parece que recuou alguns meses e a expressão “achatar a curva” voltou a ser empregue.
Também hoje o Reino Unido verificou o maior aumento diário de novos casos desde maio, mais de 3.500. Curiosamente, no dia seguinte a terem retirado Portugal continental do seu corredor aéreo.
Ainda esta sexta-feira, Espanha contabilizou 12.183 novos casos de covid-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia. França voltou a registar, pelo segundo dia consecutivo, mais de nove mil novos casos de contágio nas últimas 24 horas.
Quando começou o processo de desconfinamento, existiu quase que uma libertação do que foram os primeiros meses de pandemia. Agora, depois de uma pequena planagem sobre a normalidade durante os meses de verão, voltamos a ver os números a disparar e os governos a fugirem a um novo confinamento generalizado e de todas as consequências económicas e humanas que daí adviriam.
Uma coisa era saber que estes tempos estranhos iriam durar um ano, outra coisa é sair de casa e voltar a ver os números a descambar outra vez, agora de máscara na cara, com papel higiénico nas prateleiras dos supermercados, depois de um estranho “real feel” de que talvez o pior já tivesse passado.
- 21:08
- O proprietário e gerente de um dos mais famosos espaços noturnos de Lisboa reclama a possibilidade de manter o Elefante Branco aberto até às quatro da manhã, como restaurante. Garante cumprir as regras e sublinha que o objetivo não é que ninguém ali vá para se embebedar, mas sim que os clientes tenh
-
- 20:51
-
Euromilhões/M1lhão: Esta chave vale 40 milhões de euros
Em jogo, no primeiro prémio, está um 'jackpot' de 40 milhões de euros, de acordo com o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia.
-
- 20:40
-
Darfur, quase vinte anos de guerra fora dos radares
Guerras é o que não falta, neste planeta habitado por uma espécie agressiva e predadora. Mas há algumas que se prolongam por tanto tempo, em regiões estrategicamente secundárias para os grandes poderes, que o mundo se esquece da sua existência.
-
- 20:29
-
II Liga: Já com as duas equipas em campo, Feirense - Chaves é adiado após testes positivos à Covid-19 em atletas flavienses
O encontro Feirense - Desportivo de Chaves, da primeira jornada II Liga de futebol, foi hoje adiado, num dia em que o conjunto flaviense revelou ter tido quatro resultados positivos a covid-19 no seu grupo de trabalho
-
- 20:28
-
ANA diz que número de passageiros não justificou circuito de verão no aeroporto de Faro
O presidente do Conselho de Administração da ANA Aeroportos, José Luís Arnaut, afirmou hoje à Lusa que o circuito de verão do aeroporto de Faro não abriu porque o número de passageiros ficou abaixo do exigível.
-
- 18:30
-
Covid-19: Benfica congela venda de bilhetes anuais enquanto existam restrições ao público
O Benfica suspendeu a venda dos bilhetes anuais enquanto "existirem restrições ao nível das assistências" devido à covid-19, e, se houver um período transitório de acesso reduzido de público, o mesmo funcionará através de bilhetes, informaram hoje as ‘águias'.
-
- 17:50
-
Covid-19: MAI acusa ANA de "violar obrigações de serviço público” no aeroporto de Faro
O ministro da Administração Interna responsabilizou hoje a ANA - Aeroportos de Portugal pelas filas no aeroporto de Faro, acusando-a de “reiteradamente violar as obrigações de serviço público” e “prejudicar o país”.
-
- 17:22
-
Covid-19: Espanha bate recorde de novos casos diários, Itália com mais de 1.600 infeções confirmadas nas últimas 24 horas
Espanha contabilizou hoje 12.183 novos casos de covid-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, elevando para 566.326 o número total de infetados, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
-
- 17:19
-
Livro diz que Donald Trump afirma que Kim Jong-un expôs o corpo decapitado do tio
O corpo decapitado do tio do líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi exibido para os altos funcionários do regime, disse o Presidente dos EUA, Donald Trump, num livro a ser publicado na próxima semana.
-
- 16:43
-
E se os bancos centrais ajudassem a combater as alterações climáticas?
A implementação de medidas mais sustentáveis é algo que se tem tornado, cada vez mais, popular. Nesta edição do Planeta A, discutimos o possível papel que os bancos centrais podem ter na contribuição para um futuro mais verde. Falamos também de como as alterações climáticas estão a afetar vários pon
-
- 14:43
-
TVI: Das tintas aos hospitais, das aves a Cristina Ferreira. Quem são os novos donos de 44% da Media Capital?
Os novos acionistas da Media Capital, dona da TVI, anunciados ao mercado, acumulam cerca de 44% do capital da empresa, faltando ainda conhecer quem adquiriu perto de 20% das ações vendidas pela Prisa na semana passada.
-
- 14:25
-
Presidenciais: PS remete para “hora própria” comentário sobre candidatura de Ana Gomes
O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, remeteu hoje para a “hora própria” um comentário do partido sobre as eleições presidenciais, depois de ter sido questionado sobre a candidatura a Belém da socialista Ana Gomes.
-
- 12:11
-
Óculos que gravam os procedimentos médicos e novas soluções para produzir mais e melhor. Já são conhecidos os vencedores do IoT Challenge da Altice Empresas
Estão selecionados os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge, uma competição que encontra soluções tecnológicas inovadoras. Os “inovadores do amanhã” incluem um sistema que permite aos profissionais de saúde gravar em vídeo os seus procedimentos, uma réplica da planta digital 3D de uma instalação
-
- 12:05
-
Poeta Fernando Guimarães é o vencedor da Grande Prémio de Literatura dst 2020
O poeta e ensaísta Fernando Guimarães é o vencedor da edição comemorativa dos 25 anos do Grande Prémio de Literatura dst, pela sua obra "Junto à Pedra", adiantou hoje à Lusa a organização deste galardão.
-
- 12:03
-
Primeiro-ministro da Hungria apoia Donald Trump e deseja a reeleição do "amigo" à Casa Branca
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, reiterou hoje o seu apoio ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao desejar a reeleição do "amigo" norte-americano, que é "próximo dos líderes da Europa central".
-
- 10:32
-
Brexit: Paris rejeita qualquer proposta que ponha em risco mercado único europeu. Ministro alemão reitera que os tratados devem ser respeitados
O ministro da Economia e Finanças francês disse hoje que a França rejeita qualquer proposta que possa colocar em risco o mercado único europeu, após o plano dos britânicos que poderia modificar unilateralmente o acordo sobre a Irlanda do Norte. Já o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, reiter
-
- 08:11
-
Milhares pedem boicote da Netflix por divulgação do filme "Mignonnes", que, segundo os críticos, sexualiza as crianças
Milhares de pessoas apelaram na quinta-feira, através das redes sociais, ao boicote à Netflix, acusando a plataforma de distribuir o filme francês "Mignonnes", que, segundo os críticos, sexualiza as crianças.
-