A única certeza sobre o Sporting CP - Gil Vicente é que não vai ser um grande espetáculo
O campeonato recomeça já esta sexta-feira com a receção do Famalicão ao SL Benfica (19h00, SportTV), mas a estreia da equipa de Jorge Jesus na Liga NOS, que tudo tinha para ser o tema de falatório do momento, após a eliminação prematura da Liga dos Campeões — aos pés de um PAOK orientado pelo técnico português Abel Ferreira e onde milita aquele que passará a ser conhecido como Andrija ‘Judas’ Zivkovic —, depois de um investimento no plantel de 80 milhões de euros, foi engolida pela realização — ou não — daquele que é o primeiro grande ponto interrogação de um campeonato a decorrer em tempos de pandemia, o Sporting CP - Gil Vicente.
Sabemos que, pelo menos, até outubro, em Portugal, o futebol continuará a ser um lugar estranho em que os cânticos, gritos, desalentos e festejos dos adeptos são substituídos pelos sons corriqueiros de um dia de treino de qualquer equipa, até então quase desconhecidos do grande público, do eco de uma baliza no poste, do falatório dentro de campo, agora ampliado por um estádio vazio. "Agora no futebol ouve-se tudo", disse-me um dia um amigo meu. Pois é, antes o público engolia o espetáculo e espremia-o até só sobrar a bola de pé em pé, de pé em cabeça, a receção no peito, o cabeceamento, a finta, o remate, a defesa. Enfim, o produto final que nos aquece e arrefece o coração.
Mas tão estranho como um jogo em que se ouve tudo é um jogo em que não acontece nada, no sentido mais literal que a expressão pode adquirir. É que neste novo campeonato, a ausência de público é uma certeza, mas a realização dos jogos não, e o Sporting e o Gil são os primeiros dois emblemas a sofrer na pele isso mesmo.
Sem mais demoras, vamos ao que se passa em cada clube:
Sporting CP: Há 10 casos positivos de Covid-19 nos leões: oito jogadores e dois elementos do staff, um deles o treinador Rúben Amorim, o outro João Pedro Araújo da equipa médica. No que diz respeito aos atletas, e de acordo com informação não oficial, mas veiculada na imprensa desportiva, assumidamente confirmada pelos meios, também Luís Maximiano, Renan, Borja, Gonçalo Inácio, Rodrigo Fernandes, Pote e Nuno Santos testaram positivo à Covid-19. O que é isto significa? Que todos os nomes referidos terão de cumprir um período de isolamento obrigatório de 14 dias o que tem implicações diretas nos jogos o com Gil Vicente e Paços de Ferreira a contar para Liga NOS, ou seja, a primeira e segunda jornada do campeonato, e ainda para a 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, no dia 24, frente ao vencedor do Viking-Aberdeen, que será conhecido quinta-feira. Recorde-se que o elevado número de infeções no conjunto de Alvalade já levou a DGS a cancelar o encontro entre leões e os italianos do Nápoles a contar para a taça da equipa da casa que serve também de apresentação aos sócios, o Troféu Cinco Violinos.
Gil Vicente: O caso da equipa de Barcelos não é melhor. O plantel orientado por Rui Almeida voltou esta quarta-feira aos treinos, após uma paragem de cinco dias pedida pelo delegado de saúde local depois de 10 jogadores terem testado positivo à Covid, antes do amigável com o Vitória Sport Clube e de os restantes 15 terem repetido o teste. Agora sendo 15 o número final, ao que tudo indica, o Gil Vicente deslocar-se-á a Lisboa com um número muito reduzido de jogadores, 11 titulares mais quatro suplentes. Isto se todos eles testarem negativo na próxima bateria de testes, obrigatória, 48 horas antes do embate com o jogo do Sporting CP.
Traçado o prefácio com que partimos para este jogo, é importante referir que podem existir neste momento duas razões para o jogo não se concretizar. A primeira será um parecer negativo da Direção-Geral da Saúde ou da Autoridade Regional da Saúde. Sobre este ponto, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, pronunciou-se hoje durante a regular conferência de imprensa de análise aos novos dados da pandemia em Portugal dizendo que o que poderá acontecer é “um adiamento do jogo e nunca a paragem da I Liga”, garantindo que "os meus colegas do Gil Vicente e do Sporting estão a fazer tudo para ver se há condições para que o jogo se realize. [...] É um tema complexo, dado o número elevado de infeções nas duas equipas", afirmou Graça Freitas. A outra hipótese para o jogo não se realizar é relativa à regra 3 das Leis de Jogo que diz: O jogo será disputado por duas equipas compostas por um máximo de 11 jogadores em cada uma, dos quais um será o guarda-redes. Nenhum jogo pode começar se uma das equipas dispuser de menos de sete jogadores”.
Com mais ou menos infetados, certeza absoluta é que não será o espetáculo que queríamos, quer aconteça e os dois emblemas não estejam na sua máxima força, quer não aconteça e os adeptos de ambos os lados fiquem mais uma semana à espera de ver os clubes pelos quais palpita o coração. Mas afinal de contas, é só mais uma invulgaridade deste novo normal em que somos obrigados a viver.
- 21:49
- A ex-presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande acusou hoje a Câmara Municipal de Pedrógão Grande de “interpretação forçada do que não estava escrito” no regulamento do Fundo Revita quanto à prioridade de reconstrução das casas.
-
- 21:28
-
Detetado primeiro planeta intacto próximo de uma estrela em fim de vida
Uma equipa internacional de astrónomos detetou o que pode ser o primeiro planeta intacto próximo de uma anã branca, estrela em fim de vida que normalmente destrói planetas na sua vizinhança, anunciou hoje a NASA.
-
- 21:10
-
Arguidos do caso Giovani falam numa rixa desencadeada por um amigo da vítima
A defesa dos arguidos do caso Giovani, em Bragança, está a contestar a acusação de homicídio com o argumento de que se tratou de uma rixa desencadeada por um dos amigos que se encontravam com a vítima.
-
- 19:35
-
Remodelação no Governo. Costa muda cinco secretários de Estado, Jamila Madeira deixa pasta da Saúde
O primeiro-ministro propôs hoje a substituição de cinco secretários de Estado do seu Governo ao Presidente da República, que aceitou essas mudanças que abrangem os ministérios da Educação, Infraestruturas e Habitação e Mar. Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde, deixa o posto para
-
- 19:26
-
Covid-19: OMS recomenda vacinação contra a gripe para ajudar combate numa segunda onda
Os peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendaram hoje a vacinação contra a gripe, cuja época de circulação do vírus se aproxima no hemisfério norte, para melhorar a luta contra a covid-19 na segunda onda da pandemia.
-
- 17:28
-
Football Leaks: João Medeiros afirma que MP usou email roubado no processo EDP
O advogado João Medeiros, assistente no processo ‘Football Leaks’, revelou hoje, na terceira sessão do julgamento, que o Ministério Público (MP) utilizou um email no âmbito do processo EDP roubado à PLMJ.
-
- 17:07
-
Telmo Correia não comenta críticas do seu líder sobre a sua ligação ao Benfica para não prejudicar imagem do CDS
O líder parlamentar do CDS-PP recusou hoje comentar as críticas que lhe foram dirigidas pelo presidente centrista, por integrar a comissão de honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira ao Benfica, para "não prejudicar a imagem pública" do partido.
-
- 17:07
-
TAP desfavorável a alterações aos voos noturnos por estimar impacto financeiro de 48 a 95 milhões de euros
O novo presidente da Comissão Executiva (CEO) da TAP disse hoje que a companhia aérea é desfavorável a qualquer alteração do horário dos voos noturnos e fala num potencial impacto financeiro de 47,6 a 95,2 milhões de euros.
-
- 16:02
-
Cientistas chineses descobrem o espermatozoide animal mais antigo alguma vez encontrado
Cientistas chineses descobriram o espermatozoide animal mais antigo alguma vez encontrado, num ostracoda, um crustáceo, do tamanho de uma semente de papoila, que viveu há mais de 100 milhões de anos, informou hoje a imprensa local.
-
- 15:24
-
Plano 2020/2030: “Há uma grande desconexão entre vontade política e execução”, diz Costa Silva
O gestor António Costa Silva disse hoje, no parlamento, que o plano que traçou a pedido do Governo com a visão estratégia para o país “não é de ação”, admitindo existir “uma grande desconexão entre vontade política e execução”.
-
- 15:01
-
Covid-19: Portugal regista mais três óbitos e 605 casos confirmados
Portugal contabiliza mais três mortos relacionados com a Covid-19 e 605 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.
-
- 15:00
-
Novo Banco: Auditoria a dívidas de Luís Filipe Vieira analisa perspetivas de recuperação
O secretário-geral do Fundo de Resolução disse hoje, no parlamento, que a auditoria à reestruturação dos créditos de Luís Filipe Vieira destina-se a analisar financeiramente a operação e as perspetivas de recuperação para o Novo Banco.
-
- 14:41
-
Covid-19: Santiago do Cacém sobe para 50 casos e ano letivo arranca faseado
O número de casos de covid-19 no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal) subiu para 50, após quatro novos testes positivos, e o arranque do ano letivo no agrupamento escolar será faseado porque 38 professores estão em quarentena.
-
- 14:26
-
Football Leaks: Intrusão no escritório de advogados partiu de email falso das Finanças
A intrusão nos sistemas informáticos do escritório de advogados PLMJ surgiu através de um email falso das Finanças, revelou hoje o presidente do conselho de administração da sociedade, Pais Antunes, na terceira sessão do julgamento do processo Football Leaks.
-
- 13:32
-
OCDE melhora previsões para 2020, mas prevê uma recuperação lenta da economia
O impacto da pandemia de coronavirus sobre a economia provocará este ano uma queda da atividade de 4,5%, estimativa que revê em alta os cálculos anteriores da OCDE, que não esconde que a recuperação será lenta e incerta.
-
- 13:26
-
Ministra da Saúde reconhece que apoio médico aos lares tem sido um problema
A ministra da Saúde reconheceu hoje que o apoio médico aos lares de idosos é “um dos problemas” que estão em cima da mesa, afirmando tratar-se “realidade que foi difícil de enquadrar” legalmente.
-
- 13:19
-
TAP: "Saio com sentimento de missão cumprida", diz Antonoaldo Neves
O presidente executivo da TAP cessante, Antonoaldo Neves, afirmou hoje que "há sempre espaço para fazer mais e melhor", adiantando que deixa a companhia aérea "com sentimento de missão cumprida", numa carta a que a Lusa teve acesso.
-
- 12:53
-
Fogo de Proença-a-Nova pode ter origem de "natureza criminal", diz governo
O incêndio que começou no domingo em Proença-a-Nova e foi hoje dado como dominado pode ter tido origem de "natureza criminal", disse hoje o ministro da Administração Interna (MAI).
-
- 12:48
-
Milhares de pássaros "caíram do céu" no sudoeste dos EUA
Os Incêndios florestais que têm assolado os Estados Unidos e a crise climática são vistos como possíveis causas para a morte de milhares de espécies migratórias que se dirigem para sul para passar o inverno. Académica diz que se está perante uma "tragédia nacional".
-
- 12:38
-
Feira do Livro de Lisboa: Associação diz que com menos visitantes, manteve-se o mesmo volume de vendas
O volume de vendas da Feira do Livro de Lisboa, este ano, foi semelhante ao das duas últimas edições, apesar de a afluência de visitantes ter caído para metade, segundo estimativas da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
-
- 11:15
-
Estátua de Melania Trump feita de madeira substituída por uma de bronze depois de ser queimada
Uma nova estátua da primeira-dama americana, Melania Trump, foi inaugurada na Eslovénia, o seu país natal. A nova estátua de bronze substitui a original, feita de madeira, que foi queimada em julho. O trabalho do artista americano Brad Downey lembra Trump de que a sua própria esposa é imigrante.
-
- 10:16
-
Ministra da Segurança Social anuncia linha telefónica disponível 24h para apoio aos lares
O Governo vai criar uma linha telefónica de apoio de apoio aos lares a funcionar 24 horas por dia e avançar com testagem a covid-19 de trabalhadores por níveis de risco, anunciou hoje o Governo.
-
- 09:35
-
Bebé abandonado junto a instituição religiosa no Cacém
Um bebé de cerca de um mês foi abandonada junto a uma instituição religiosa no Cacém, em Sintra, na terça-feira à noite.
-