Otelo, um homem que o tempo não curou
“Apesar dos excessos que se possam apontar, nomeadamente no período pós 25 de Abril, Otelo Saraiva de Carvalho foi, e será sempre considerado, o maior símbolo individual do Movimento das Forças Armadas.” - Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República
“A capacidade estratégica e operacional de Otelo Saraiva de Carvalho e a sua dedicação e generosidade foram decisivas para o sucesso, sem derramamento de sangue, da Revolução dos Cravos.” - António Costa, primeiro-ministro.
“É ainda cedo para a História o apreciar com a devida distância. No entanto, parece inquestionável a importância capital que teve no 25 de abril, o símbolo que constituiu de uma linha político-militar durante a revolução, que fica na memória de muitos portugueses associado a lances controversos no início da nossa Democracia, e que suscitou paixões, tal como rejeições.” - Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
“Para muitos, morreu hoje o Capitão de Abril, para outros o responsável máximo do Copcon, para mim morreu o homem que mandou matar o meu pai e mais 14 vitimas inocentes, um bebé, o Nuno de apenas quatro meses, o Henrique, o Diamantino, o Alexandre, o Álvaro, o Adolfo, o Agostinho, o Fernando, o José, o Evaristo e o Rogério.” - Manuel Castelo-Branco, filho de uma das vítimas das FP-25
“[Otelo foi] um dos principais obreiros do golpe de estado que ficou conhecido como a Revolução dos Cravos, o 25 de Abril de 1974. (…) [Mas o CDS não esquece]] Comando Operacional do Continente, os mandados de captura em branco e as vítimas mortais do terrorismo das FP25. Não esquecemos que Otelo Saraiva de Carvalho era o rosto de toda essa atrocidade.” - Miguel Barbosa, vice-presidente do CDS-PP
Muito se disse e muito se escreveu este domingo a propósito da morte de Otelo Saraiva de Carvalho, militar e estratego da "Revolução dos Cravos", falecido esta de madrugada aos 84 anos, no Hospital Militar, em Lisboa.
Nascido em 31 de agosto de 1936 em Lourenço Marques, atual Maputo, Moçambique, Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho teve uma carreira militar desde os anos 1960 e fez uma comissão durante a guerra colonial na Guiné-Bissau, onde se cruzou com o general António de Spínola, até ao pós-25 de Abril de 1974.
No Movimento das Forças Armadas (MFA), que derrubou 48 anos de ditadura, foi ele o encarregado de elaborar o plano de operações militares e, daí, ser conhecido como 'estratego do 25 de abril'.
Depois do '25 de abril', foi comandante do COPCON, o Comando Operacional do Continente, durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC), surgindo associado à chamada esquerda militar, mais radical, e foi candidato presidencial em 1976.
Na década de 1980, o seu nome surge associado às Forças Populares 25 de Abril (FP-25 de Abril), organização armada responsável por dezenas de atentados e 15 mortos, tendo sido condenado, em 1986, a 15 anos de prisão por associação terrorista. Em 1991, recebeu um indulto, tendo sido amnistiado cinco anos depois, uma decisão que levantou muita polémica na altura.
É esta a vida que leva a tantas opiniões e mesmo paixões divergentes, dos que salientam o homem que foi estratega da revolução que instaurou uma democracia liberal em Portugal e os que condenam o homem pelo período pós-revolucionário e que teve sempre o nome associado ao movimento terrorista das FP-25.
Como é que um país se despede de uma figura como Otelo? Como é que se celebra um homem que derrubou um regime ditatorial ao mesmo tempo que se condena a sua ligação ao movimento terrorista pós Abril?
O tempo cura tudo, mas nunca curou a imagem de Otelo. Nunca o glorificou ou condenou por inteiro. Hoje, no dia da sua morte, não podia ser diferente.
- 21:38
- Luís Marques Mendes revelou esta noite na SIC que os especialistas de Saúde vão propor o fim das restrições horárias na reunião do Infarmed que se vai realizar na próxima terça-feira. Outro cenário que deverá estar em debate na reunião é o fim da lógica "concelho a concelho".
-
- 19:04
-
Funeral de Otelo Saraiva de Carvalho realiza-se na quarta-feira em Alcabideche
funeral de Otelo Saraiva de Carvalho realiza-se na quarta-feira, no crematório de Cascais, em Alcabideche, estando em câmara ardente na Capela da Academia Militar, em Lisboa, a partir das 16:30 de terça-feira, foi hoje divulgado.
-
- 17:52
-
Jogos Olímpicos: Organização pede que atletas não se abracem no pódio
No mesmo dia em que o Comité Internacional Olímpico passou a permitir que os atletas medalhados retirassem as máscaras durante 30 segundos para as fotografias, passou também a exigir aos mesmos que se mantenham no seu lugar no pódio e que não se abracem, de forma a não violar as regras de conduta an
-
- 16:04
-
46 anos e 8 participação em Jogos. A despedida emotiva da ginasta Oksana Chusovitina
A uzbeque Oksana Chusovitina, de 46 anos, despediu-se hoje das competições olímpicas, 29 anos depois da estreia nos Jogos Barcelona92, sob aplausos de adversárias, treinadores e juízes, e com o 'título' de ginasta mais velha da história olímpica.
-
- 15:16
-
A "dream team" já não é de sonho? EUA entram a perder na estreia do basquetebol masculino
Os Estados Unidos protagonizaram hoje uma das maiores surpresas dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder na estreia do torneio de basquetebol com a França, por 83-76, o primeiro desaire do conjunto norte-americano em 17 anos, desde Atenas2004.
-
- 13:56
-
A história do estratega “inconformista e temperamental” da Revolução dos Cravos
Otelo Saraiva de Carvalho foi o estratega da “Revolução dos Cravos”, assumiu-se como “inconformista e temperamental” e disse ter bebido “até à última gota o cálice amargo da injustiça”, em alusão ao processo FP-25.
-
- 13:40
-
João Sousa eliminado na primeira ronda pelo checo Tomas Machac. Ténis nacional está fora dos Jogos
O tenista português João Sousa, 137.º jogador mundial, foi hoje eliminado pelo checo Tomas Machac, 145.º, na primeira ronda do torneio de singulares dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder em três 'sets'.
-
- 13:35
-
Alemanha admite restrições para não vacinados para travar aumento de contágios da covid-19
O ministro alemão Helge Braun admitiu hoje, numa entrevista a um jornal local, restrições para os não vacinados e liberdades apenas para pessoas com esquema de vacinação completo caso se mantenha a subida das infeções por covid-19.
-
- 13:29
-
Votos físicos das últimas eleições do Benfica vão ser contados ainda este mês
O presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica informou hoje que os votos físicos das últimas eleições do clube serão contados este mês e que a marcação da reunião extraordinária está dependente de autorização das autoridades de saúde.
-
- 12:27
-
Recorde olímpico dos 100 costas femininos cai três vezes em seis minutos
O recorde olímpico dos 100 metros costas femininos foi hoje batido por três vezes num espaço de seis minutos, baixando pela primeira vez dos 58 segundos, durante as eliminatórias nos Jogos Tóquio2020.
-
- 11:31
-
Festejou o ouro, mas acabou com a prata. Outra ciclista já tinha cortado a meta
A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten festejou hoje a conquista da prova fundo de estrada dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas desconhecia que a austríaca Anna Kiesenhofer já tinha cortado a meta.
-
- 11:15
-
Alfredo Tavares, o português que mudou de vida aos 41 anos, será o protagonista do filme "Subwater"
O ator e duplo português Alfredo Tavares, que deixou uma carreira de engenharia em França para se lançar em Hollywood, vai gravar o primeiro filme como protagonista em outubro, na longa-metragem "Subwater".
-
- 10:30
-
Assistentes sociais combatem insucesso mas só há um para cada 12 mil alunos
Os assistentes sociais queixam-se da instabilidade profissional que os impede de continuar o trabalho de combate ao insucesso escolar e a associação que os representa diz que, nas escolas, há apenas um técnico para cada doze mil alunos.
-
- 10:05
-
Jogos Olímpicos: uma "maratona" de sugestões
De onde virá esta força de vontade que leva alguém a querer levantar-se às cinco da manhã para treinar mariposa antes da piscina acumular pessoas a fazer hidroginástica com chouriços? Que pressa é esta, a de querer cortar a meta antes dos outros?
-
- 08:00
-
Qual é a origem da palavra «açúcar»?
O açúcar faz-nos mal e é tão bom — vejamos a sua história em 10 palavras espalhadas pelo mundo.
-
- 05:51
-
Gustavo Ribeiro foi oitavo Tóquio. Skater assegura o segundo diploma olímpico para Portugal
O 'skateboarder' português Gustavo Ribeiro, que integra a elite internacional, foi hoje oitavo classificado na final da prova de rua de Tóquio2020, despedindo-se com um diploma na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos.
-
- 05:40
-
Tóquio2020: Bicampeão olímpico Andy Murray desiste do torneio de ténis de singulares
O bicampeão olímpico de ténis, o britânico Andy Murray, renunciou hoje, devido a uma lesão na anca, ao torneio de singulares de Tóquio2020, no qual se devia estrear diante do canadiano Felix Auger-Aliassime.
-