A data esperada será 16 de janeiro?
O Presidente da República tinha avisado que, a confirmar-se um chumbo do Orçamento do Estado para 2022 — o que aconteceu na quarta-feira —, iria iniciar "logo, logo, logo a seguir o processo" de dissolução do parlamento e de convocação de eleições legislativas antecipadas.
Para dar seguimento a essa promessa, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu hoje, em Belém, os partidos com assento parlamentar para ouvir opiniões, num calendário de audiências que dura até quarta-feira, quando reunirá o Conselho de Estado nos termos impostos pela Constituição para prosseguir com a dissolução do parlamento.
Este sábado, as audiências decorreram por ordem crescente de representação parlamentar, tendo começado com a Iniciativa Liberal e prosseguindo com o Chega, PEV, PAN, CDS, PCP, BE, PSD e PS. Vejamos o que disse cada partido.
IL
João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, transmitiu ao Presidente da República o desejo de que as eleições antecipadas não ocorram “antes de 30 de janeiro”, para permitir que haja um “campo de jogo equilibrado entre todas as forças políticas”.
Chega
O presidente do Chega, André Ventura, defendeu a realização de eleições legislativas em 16 de janeiro e pediu “cautela” a Marcelo, para que “não passe a ideia” de que pode estar envolvido na disputa de liderança do PSD.
PEV
José Luís Ferreira, líder parlamentar do PEV, transmitiu ao Presidente da República que considera “desnecessária a dissolução do parlamento e a convocação de eleições”, defendendo que, caso ocorram, devem ser “céleres”, apontando a data de 16 de janeiro.
PAN
Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN, defendeu que as legislativas se devem realizar “entre final de janeiro e início de fevereiro”, sem serem atrasadas por “interesses político-partidários”, mas com tempo para o parlamento fechar alguns diplomas.
CDS
O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu que as eleições legislativas devem ter lugar “logo que possível”, apontando 9 ou 16 de janeiro, e garantiu que o partido não será um "empecilho à normalidade democrática de Portugal".
PCP
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, defendeu que o ‘chumbo’ do Orçamento do Estado não implicava a convocação de eleições antecipadas, mas, sendo essa a decisão de Marcelo, apontou 16 de janeiro como a data preferida pelos comunistas.
BE
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu que as eleições legislativas “devem ocorrer o mais depressa possível” mas avançou que, para que a campanha seja “esclarecedora”, seria “impossível” que tivessem lugar antes de 16 de janeiro.
PSD
Rui Rio, presidente do PSD, referiu não existir nenhuma razão “de interesse nacional” para que as eleições se realizem depois de 16 de janeiro, numa reunião muito curta com o Presidente da República, mas que recusou ter sido tensa.
PS
O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, defendeu que, dada a decisão de Marcelo de dissolver o parlamento, a “data adequada” para as eleições seria 16 de janeiro, de maneira a garantir “as condições de governabilidade adequadas”.
Feitas as contas, sete dos nove partidos com representação parlamentar apontaram hoje a data de 16 de janeiro como a mais indicada para a realização de eleições legislativas antecipadas, incluindo PS e PSD. Mesmo o PAN, que foi o único a não expressar preferência por um domingo concreto, admitiu esta data no calendário lato que apontou e apenas o Iniciativa Liberal destoou, defendendo que não há condições para se realizarem legislativas antes de 30 de janeiro.
De acordo com alínea b) do artigo 133.º da Constituição, compete ao Presidente da República “marcar, de harmonia com a lei eleitoral, o dia das eleições dos Deputados à Assembleia da República”. Resta então esperar pela confirmação de Marcelo.
- 21:19
- Um presidente acusado de “crimes contra a Humanidade” por um ex-presidente do Senado indiciado por corrupção. Uma acusação validada por um senado onde coexistem 24 partidos, agora entregue a um procurador-geral da república nomeado por esse mesmo presidente acusado. É este o quadro atual do poder no
-
- 21:10
-
Benfica empata no Estoril e perde para o FC Porto a liderança da I Liga
O Benfica perdeu hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 no reduto do Estoril Praia, quarto classificado, em encontro da 10.ª jornada da prova.
-
- 20:58
-
Alec Baldwin diz que não tem "permissão para fazer nenhum comentário" sobre tiro nas filmagens
Alec Baldwin falou pela primeira vez aos jornalistas sobre a morte da diretora de fotografia do filme que estava a rodar, referindo que tem ordens para não responder a perguntas porque a investigação ainda está em curso.
-
- 19:59
-
CDS-PP: Nuno Melo vai pedir a nulidade de deliberações do Conselho Nacional
O candidato à presidência do CDS-PP Nuno Melo anunciou esta noite que vai pedir a nulidade das deliberações do Conselho Nacional que decorreu sexta-feira, considerando que aquela reunião foi "o último ato da maior indignidade" da história do partido.
-
- 19:28
-
Portos do Japão inundados por pedra-pomes expelidas de vulcão submarino
Vastas quantidades de pedra-pomes, expelidas há meses por um vulcão submarino, entupiram dezenas de portos e danificaram barcos de pesca ao longo da costa do Japão.
-
- 19:08
-
Paulo Rangel não está disponível para "guerras de alecrim e manjerona"
O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel disse hoje não estar disponível para "guerras de alecrim e manjerona" e que a sua preocupação é apresentar um programa eleitoral que crie mais riqueza para os portugueses.
-
- 19:06
-
FC Porto vence Boavista e é líder provisório da I Liga
O FC Porto venceu hoje em casa o vizinho Boavista por 4-1, no dérbi portuense da 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, ascendendo, provisoriamente, à liderança da competição.
-
- 17:53
-
Enfermeiros desmarcam greve convocada para 3 e 4 de novembro
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) anunciou hoje a desmarcação da greve convocada para 03 e 04 de novembro, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para o próximo ano, mas mantém as suas principais reivindicações.
-
- 17:13
-
Tonga, o arquipélago onde a Covid-19 só agora chegou
O arquipélago polinésio de Tonga era até ao momento um dos poucos locais do mundo sem registo de qualquer surto de Covid-19.
-
- 16:57
-
Metro de Lisboa só deverá circular na terça-feira a partir das 10:15 devido a greve
O serviço de transporte do Metro de Lisboa deverá, na terça-feira de manhã, iniciar-se apenas pelas 10:15, após terminada a greve parcial convocada para esse dia pelos sindicatos, indicou hoje a empresa.
-
- 14:26
-
Morreu o antigo futebolista Bernardo Tengarrinha
O antigo jogador Bernardo Tengarrinha morreu hoje aos 32 anos vítima de um linfoma de Hodgkin, informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
-
- 11:33
-
La Palma regista sismo de magnitude 5,1 e é o mais forte desde a erupção
A ilha de La Palma registou hoje de manhã um sismo de magnitude 5,1 e intensidade IV, o mais forte de todos os que se registaram na ilha desde o início da crise sísmica que antecedeu a erupção.
-
- 09:57
-
Os mitos e as verdades sobre as alterações climáticas
Nas vésperas da cimeira do clima das Nações Unidas, que visa aumentar a ambição do combate ao aquecimento global, a agência France Presse reuniu alguns dos argumentos usados para desacreditar o fenómeno das alterações climáticas, contrariando-os.
-
- 08:23
-
Tentou vacinar o seu gato e não conseguiu? Falta de vacinas só deverá estar normalizada no próximo ano
A falta de vacinas para gatos já dura há alguns meses e a rutura começa a verificar-se também em relação aos cães. Este é apenas mais um dos efeitos indiretos da pandemia e a situação só deverá ficar regularizada no fim do primeiro trimestre de 2022.
-