O primeiro dia do resto de um Centenário
José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo — e sobre o seu nascimento recomendo a leitura deste artigo da autoria de Alexandra Antunes, "Chamaram-lhe Saramago que era “alimento na cozinha dos pobres” e alcunha da família. Ele só queria escrever e ter uma vida longa".
A partir desta terça-feira assinala-se, com um programa nacional e internacional, os 100 anos de nascimento do único Nobel da Literatura de língua portuguesa.
O caráter multidisciplinar do programa vai estender-se durante o próximo ano — o primeiro dia foi exemplo disso — e assenta em quatro eixos em torno dos quais a programação foi delineada: a biografia, as leituras, as reedições e as reuniões académicas.
E os jovens são um dos destinatários preferenciais das celebrações do centenário, como se lê nas palavras de Carlos Reis, que comissaria o Centenário.
"Celebrar um escritor é promover a sua obra, reforçar os movimentos de receção que ela potencia, olhar e antecipar o futuro da sua leitura. Esse futuro, com perdão pela obviedade, está nos jovens, ou seja, naqueles que, já agora e nas próximas décadas, são e hão de ser leitores de José Saramago."
Por essa razão, foi nas escolas que foi dado o pontapé de saída das comemorações. O relógio marcava as 10h00 da manhã quando, em centenas de escolas, em Portugal, em Lanzarote (Espanha) e na América Latina, teve lugar a ação “Leituras Centenárias” em que alunos do Ensino Básico leram, em simultâneo, o conto "A Maior Flor do Mundo".
Daqui a um ano, a 16 de novembro de 2022, a iniciativa volta a repetir-se com uma centena de escolas do Ensino Secundário a promover a a leitura, também em simultâneo, de páginas dos romances “Memorial do Convento” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.
Do programa comemorativo sabe-se ainda que contará com a edição de uma fotobiografia, cinco conferências comissariadas pelo escritor argentino Alberto Manguel, um Colóquio de Estudos Saramaguianos no Brasil, a edição de uma moeda comemorativa e um ciclo de cinema pela Cinemateca Portuguesa.
O regresso da ópera “Blimunda”, de Azio Corghi e José Saramago, pelo Teatro Nacional de São Carlos, e a estreia do espetáculo de teatro de rua “A Passarola”, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, também constam da programação.
- A programação do centenário pode ser consultada em www.josesaramago.org.
- No SAPO24, recuperamos o Especial que marcou os 20 anos do prémio Nobel.
- 21:52
- Uma investigação sobre procedimentos de contratação pública, entre 2019 e 2021, que ascendem a cerca de sete milhões de euros, estão na origem das várias buscas realizadas hoje pela PJ no Porto e na ilha da Madeira.
-
- 21:23
-
Morreu Adilson Pessoa Corpa, o médico que acompanhou o "menino milagre" que levou à canonização de Francisco e Jacinta Marto
O médico brasileiro Adilson Pessoa Corpa, que acompanhou a recuperação considerada milagrosa de Lucas — a qual levou à canonização de Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos de Fátima —, morreu esta terça-feira, depois de ter sido atropelado pelo próprio carro em outubro. João Batista, pai do "menino
-
- 21:01
-
Marcelo condecora Saramago postumamente com Grande Colar da Ordem de Camões
O Presidente da República condecorou hoje postumamente José Saramago com o grande-colar da Ordem de Camões, pelos "serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas", no arranque das comemorações do centenário do nascimento do escritor.
-
- 20:40
-
"Isso é evidente". Marcelo defende reposição do uso de máscara na rua
O Presidente da República defendeu hoje que deve ser reposto o uso obrigatório de máscara na rua, mas remeteu a decisão sobre as medidas a adotar para conter a propagação covid-19 para depois da reunião no Infarmed.
-
- 20:36
-
Concurso para nova ponte do metro sobre o Douro suspenso por decisão judicial
O concurso para o projeto de construção da nova ponte sobre o Douro foi suspenso depois de o Tribunal do Porto ter aceitado a ação interposta por Adão da Fonseca e Siza Vieira, anunciou hoje o contestatário.
-
- 20:19
-
Dino d'Santiago e Plutónio em série documental da HBO. "Acoustic Home" já tem data de estreia
A série documental “Acoustic Home” estreia dia 1 de dezembro na HBO Portugal e contará com dez músicos. Entre eles os portugueses Plutónio e Dino d'Santiago.
-
- 20:02
-
Afeganistão: Mais 210 refugiados afegãos chegaram hoje a Portugal
Mais 210 refugiados afegãos chegaram hoje a Lisboa, juntando-se aos 266 que se encontram em Portugal desde o início do processo de retirada do Afeganistão, em meados de agosto, revelou hoje à agência Lusa fonte governamental.
-
- 19:48
-
"Casa Aberta" para a vacina da Gripe ou a terceira dose contra a Covid-19 já disponível para maiores de 75 anos
A partir de hoje, os cidadãos com mais de 75 anos beneficiam da modalidade de "casa aberta" para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 ou para a vacina da Gripe sazonal, anunciou a Direção-Geral da Saúde. Abriu também o autoagendamento para aqueles com 70 anos ou mais.
-
- 19:21
-
Os Nets não precisam de Kyrie (e todo o amor para Ricky Rubio)
No episódio desta semana do Bola ao Ar, podcast sobre NBA produzido pela MadreMedia, o João Dinis e o Ricardo Brito Reis além de explorarem algumas nuances deste início de temporada com as quais estavam à espera, abordam também aquelas com as quais não contavam. Quem diria que íamos estar perante un
-
- 18:18
-
Migrações: Nove elementos da segurança polaca feridos nos confrontos fronteiriços
O número de feridos nos confrontos registados hoje na fronteira polaco-bielorrussa subiu de um para nove, todos eles ligados às forças de segurança da Polónia, referiram as autoridades de Varsóvia.
-
- 17:48
-
Três polícias são agredidos diariamente no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP
Três polícias são agredidos diariamente no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, uma situação que está a aumentar no último ano e a preocupar as autoridades, denunciou hoje o comandante do Cometlis, Paulo Pereira.
-
- 17:41
-
Marx, Lenin e Ho Chi Min visitam o seu amigo Engels. Não, não é um regresso ao passado, é um casamento na Índia
Marx, Lenin e Ho Chi Minh encontraram-se no fim de semana passado no sul da Índia para assistir ao casamento do seu amigo Engels. Não havia, porém, alemães, russos ou vietnamitas à vista: estes são os nomes de quatro membros do Partido Comunista do estado indiano de Kerala.
-
- 17:13
-
Parlamento aprova na especialidade diploma sobre enriquecimento injustificado
A Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados aprovou hoje um diploma relativo à criminalização do enriquecimento injustificado que altera a legislação sobre as obrigações declarativas de políticos e altos cargos públicos, com alertas do PSD sobre inconstitucionalidade.
-
- 16:04
-
Grupo de 10 adolescentes abre fogo junto a uma escola de Loures. Um jovem ficou ferido após os disparos
Um jovem, de 16 anos, ficou hoje ferido na sequência de disparos que ocorreram à porta de uma escola secundária do concelho de Loures, efetuados por um grupo de cerca de 10 adolescentes, disse fonte da PSP. O estudante está "estável" e não corre perigo de vida
-