É urgente ter dados sobre outra pandemia
1 de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a SIDA
2021, 40 anos desde que os primeiros casos conhecidos desta doença foram notificados nos Estados Unidos
Em 2019, de 1 de janeiro a 31 de dezembro, Portugal registou 711 casos de VIH/SIDA, menos 331 do que em 2018. E em 2020? Não se sabe.
Portugal desconhece quantos novos casos surgiram no ano passado. O relatório sobre a evolução da doença deveria ter sido divulgado hoje, mas faltam dados. A Direção-Geral da Saúde e o Instituto Ricardo Jorge justificam a ausência com a pandemia.
As autoridades de saúde explicam que a pandemia de Covid-19 em Portugal determinou “a necessidade de desenvolvimento, atualização e gestão de múltiplas ferramentas de monitorização das suas várias dimensões, o que resultou no desvio dos recursos disponíveis, à semelhança do que se verificou noutros setores envolvidos na resposta à pandemia” em Portugal e noutros países.
O que fica por saber? "Não sabemos se foi afetada a capacidade diagnóstica, não sabemos se foi afetado o tempo de acesso às consultas e aos tratamentos e quais foram os resultados alcançados nos tratamentos. E é exatamente isto que precisamos de saber", conta ao DN Margarida Tavares.
Na mesma entrevista, a diretora do programa de saúde prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e do VIH explica que "Portugal tem vindo, de uma forma geral, a evoluir numa trajetória favorável em todos os indicadores" monitorizados. No entanto, acrescenta, "o meu receio é que possamos ter aumentado a incidência ou na população ou nos grupos que estão mais expostos ao risco".
"Receio que possamos ter aumentado a dificuldade no diagnóstico, atrasando-o, que possamos ter reduzido o acesso ao tratamento e a referenciação dos doentes aos cuidados de saúde (...) O meu receio é que alguns destes avanços e das melhorias que tínhamos alcançado e que vínhamos a perseguir, umas a um ritmo mais acelerado, outras menos, tenham sido comprometidas. Por outro lado, receio ainda que o estigma, a discriminação, a desigualdade se tenha agravado com a pandemia."
Só em abril de 2022, data apontada para a publicação do relatório, se saberá se estes receios se confirmam.
_____
Unidade Móvel de Rastreios
A Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto”, da Liga Portuguesa Contra a SIDA, funciona todo o ano. Consulte os locais e os horários na página de Facebook da Liga.
Linha SOS SIDA
- 800 20 10 40
- Dias úteis entre as 17:30 e as 21:30
- Linha gratuita, anónima e confidencial
Rastreio e diagnóstico da SIDA
- Posso ter estado exposto ao VIH. O que devo fazer? Estas e outras perguntas respondidas neste guia do Sistema Nacional de Saúde
- 15:49
- O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) defende que pode considerar-se "a vacinação de todas as crianças entre os 5 e 11 anos de idade, tendo em conta a situação epidemiológica a nível nacional", mas que as que têm risco de desenvolver doença grave devem ser consideradas um grupo prioritário.
-
- 15:13
-
Covid-19: Coates testa positivo e falha dérbi com o Benfica
Sebastián Coates testou positivo ao novo coronavírus e falhará assim o dérbi desta sexta-feira, entre o Sporting e o Benfica, no encontro da 13.ª jornada.
-
- 12:32
-
Covid-19: Von der Leyen admite discussão sobre vacinação obrigatória na UE
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu hoje um debate na União Europeia sobre vacinação obrigatória contra a covid-19, quando 150 milhões de pessoas não estão vacinadas e já mais de cinco milhões morreram devido à doença.
-
- 10:30
-
OCDE prevê crescimento de 4,8% da economia portuguesa
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresça 4,8% este ano, à semelhança do Governo e Banco de Portugal (BdP), estando também otimista para os dois anos seguintes.
-
- 10:22
-
De 'apagão' a 'vacina'. Estas são as dez candidatas a Palavra do Ano 2021
A lista de dez vocábulos candidatos a Palavra do Ano foi divulgada esta quarta-feira pela Porto Editora. "Apagão" abre a lista disponível para votação online até 31 de dezembro às 24:00. A vencedora será divulgada nos primeiros dias de 2022.
-
- 10:03
-
"The Beatles: Get Back"? Ser mosca é muito isto
Olá a todos! Nota prévia: a partir de agora a newsletter Acho Que Vais Gostar Disto vai passar a ser sempre assinada em nome próprio nome e não pelo Miguel ou Mariana como acontece desde o início deste projeto. O objetivo é tornarmo-nos mais cultura pop e menos um produto puramente de sugestões. Ela
-
- 09:00
-
Pré-publicação de "No Sonho Selvagem do Alquimista". As origens do crédito bancário e os seus (muitos) perigos
Como se cria moeda? E porque é que a valorizamos? São perguntas que talvez façamos vezes a menos, tendo em conta o quanto o dinheiro dita a nossa vida. Mais do que o pagamento de uma bica no café ou dos impostos todos os meses, é através de grandes transações financeiras — muitas vezes obscuras — qu
-
- 08:59
-
Portugal ultrapassou todos os limites ambientais
Portugal ultrapassou todos os limites ambientais e as atuais e futuras gerações, para serem sustentáveis, só poderão emitir metade dos gases com efeito de estufa das anteriores gerações, indica um estudo hoje divulgado.
-
- 08:49
-
Narana Coissoró (CDS): "Se pusessem um macaco à frente do partido, votava no macaco"
Narana Coissoró é um histórico do CDS. Os 90 anos foram pretexto para uma conversa sobre a política em geral e o partido em particular. Mas não só.
-
- 08:38
-
Revista de imprensa: Controlo aperta nos aeroportos e Portugal sem dados sobre VIH
Os principais destaques nos jornais desta quarta-feira, dia 1 de dezembro.
-
- 08:05
-
Covid-19: Portugal continental entrou hoje em situação de calamidade
Portugal continental entrou às 00:00 de hoje em situação de calamidade devido ao aumento do número de casos de covid-19, nível que se vai manter até 20 de março de 2022.
-