A chegada da primavera e o regresso da chuva
A primavera chegou ao hemisfério norte — e a chuva regressou a Portugal. Depois de meses de seca, a Proteção Civil registou, até às 20:00 deste domingo, 148 ocorrências em Portugal continental, sobretudo nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal e Beja, com situações de quedas de árvores, obstruções de via e inundações.
“Das 148 ocorrências que se verificaram, não temos qualquer indicação da existência de feridos ou de vítimas”, afirmou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), citado pela agência Lusa. "Estão maioritariamente relacionadas com inundações, quedas de árvores, limpeza de via e quedas de estruturas”.
“O distrito que foi mais atingido foi Faro, com 77 ocorrências, e depois Lisboa, com 29, e também Beja e Setúbal, com cerca de 10 cada”, revelou José Costa.
O oficial de operações da ANEPC indicou que as ocorrências registadas até às 20:00 mobilizaram 422 operacionais e 155 meios terrestres, referindo que as situações registadas são “pontuais, maioritariamente na via pública, algumas estruturas inundadas”, mas de simples resolução.
Questionado sobre os novos avisos amarelos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), inclusive para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro pela previsão de chuva, José Costa disse que a Proteção Civil vai “acompanhando e monitorizando a situação” ao longo do período em que vigoram estes alertas.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco estiveram hoje sob aviso amarelo devido à queda de neve, enquanto Lisboa, Setúbal, Beja e Faro continuam em alerta, até às 09:00 de segunda-feira, pela previsão de chuva, anunciou o IPMA.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo de precipitação para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vigora entre as 02:00 e as 09:00 de segunda-feira, com a indicação de “aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.
Estes quatro distritos já estiveram hoje, entre as 12:00 e as 18:00, sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, juntamente com Leiria, Santarém e Évora.
Além desse período, os distritos de Beja e Faro estiveram ainda sob aviso amarelo entre as 08:00 e as 15:00, por causa do vento forte de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, de acordo com informação do instituto de serviço meteorológico.
Num aviso emitido ao final desta tarde, o IPMA colocou ainda o distrito de Faro sob aviso amarelo pela agitação marítima, entre as 18:54 e as 21:00 de hoje, prevendo “na costa sul ondas de sueste com dois a três metros”.
Quanto à queda de neve, Guarda e Castelo Branco estão no nível de aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de segunda-feira.
A previsão para estes dois distritos é de “queda de neve acima da cota 1.600/1.700 metros na Serra da Estrela, com acumulação de cinco centímetros na região da Torre”, em que os impactos prováveis são a perturbação causada pela acumulação de neve e possível formação de gelo, por exemplo, “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”, indicou o IPMA.
*Com Lusa
- 22:56
- O Sporting de Braga foi vencer hoje em casa do Portimonense por 2-1, em jogo da 27.ª jornada da I Liga de futebol, reforçando o quarto lugar da prova.
-
- 22:52
-
Rússia faz ultimato para que as forças ucranianas abandonem Mariupol
A Rússia ordenou hoje as forças ucranianas para que abandonem a cidade de Mariupol, cercada há semanas e em grande parte já destruída, até à manhã de segunda-feira.
-
- 22:51
-
FC Porto vence no Bessa e repõe seis pontos de vantagem para o Sporting
Um golo de Fábio Vieira permitiu hoje ao FC Porto vencer em casa do Boavista 1-0, em jogo da 27.ª jornada da I Liga de futebol, permitindo aos 'dragões' manterem os seis pontos de vantagem para o Sporting.
-
- 20:25
-
Benfica vence Fonte do Bastardo e conquista Taça de Portugal de voleibol
O Benfica conquistou hoje pela 19.ª vez a Taça de Portugal de voleibol masculino, ao vencer a Fonte do Bastardo por 3-1, em final disputada em Viana do Castelo.
-
- 20:02
-
Cerca de 700 sismos registados na ilha de São Jorge em 24 horas, mas só 48 sentidos
Cerca de 700 sismos foram registados nas últimas 24 horas na ilha de São Jorge, nos Açores, todos de baixa magnitude, mas apenas 48 foram sentidos, revelou hoje fonte do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
-
- 20:00
-
Benfica vence Estoril Praia e mantém-se a seis pontos do Sporting
O Benfica, com um golo em cada parte, venceu hoje na receção ao Estoril Praia por 2-1, em jogo da 27.ª jornada da I Liga de futebol, mantendo-se a seis pontos do Sporting, segundo.
-
- 19:06
-
Marcelo Rebelo de Sousa: Estado não se imiscui na participação de cidadãos portugueses na guerra
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje, em Moçambique, que a participação de cidadãos portugueses na guerra na Ucrânia "é uma realidade em que o Estado não se imiscui".
-
- 18:38
-
Gil Vicente e Marítimo empatam em Barcelos
O Gil Vicente e o Marítimo empataram hoje 1-1, em jogo da 27.ª jornada da I Liga de futebol, cujo resultado ficou fixado ainda na primeira metade.
-
- 18:36
-
Chuva e vento forte provocaram 62 ocorrências no Algarve
A chuva intensa e o vento forte que se registaram hoje no Algarve, entre as 12:30 e as 15:30, provocaram 62 ocorrências, entre inundações, queda de árvores e de estruturas, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
-
- 18:36
-
Proteção Civil conta 148 ocorrências até às 20:00 em Portugal continental
A Proteção Civil registou, até às 20:00 de hoje, 148 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sobretudo nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal e Beja, com situações de quedas de árvores, obstruções de via e inundações.
-
- 18:36
-
Poeta Gastão Cruz morre aos 80 anos
O poeta Gastão Cruz morreu hoje, aos 80 anos, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, disse à Lusa fonte próxima da família.
-
- 16:49
-
Dois fuzileiros alvo de inquérito interno por envolvimento nas agressões a quatro polícias em Lisboa
Dois fuzileiros estão "a responder a um inquérito interno e à disposição das autoridades policiais" para as investigações sobre o caso das agressões a quatro polícias no exterior de uma discoteca em Lisboa, informou hoje a Marinha Portuguesa.
-
- 15:21
-
Zelensky prolonga lei marcial por 30 dias a partir de 26 de março
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prorrogou hoje a lei marcial no país por 30 dias, a partir de 26 de março, devido à continuação da guerra com a Rússia, noticiou a agência Ukrinform.
-