"... e dar a própria vida, se preciso for"
Fábio Guerra, 27 anos, agente da PSP, morreu esta segunda-feira às 9h58 no Hospital de São José, em Lisboa. Não resistiu às “graves lesões cerebrais” sofridas na sequência das agressões de que foi alvo na madrugada de sábado, no exterior de uma discoteca da capital.
A notícia foi dada pela própria Polícia de Segurança Pública com uma imagem do agente fardado e da frase "... e dar a própria vida, se preciso for", um juramento que se quer distante, um juramento que não cabe em todo o homem. Fábio, abraçou-o, quando na madrugada de sábado "não hesitou intervir para tentar fazer cessar violentas agressões".
"Foi agredido, sofrendo lesões que acabaram por lhe provocar a morte. Honrou, até às últimas consequências, a sua condição policial e o seu juramento", diz a PSP.
À hora que este texto é escrito, a Polícia Judiciária acaba de enviar um comunicado às redações onde revela que procedeu à identificação e detenção fora de flagrante delito de três homens, portugueses, com 24, 22 e 21 anos de idade, "por existirem fortes indícios da prática de crimes de homicídio qualificado e ofensa à integridade física qualificada, que vitimaram cinco agentes da Polícia de Segurança Pública, um dos quais, infelizmente, acabou por falecer, como consequência das agressões sofridas".
Sim, naquela noite, às 06h30, "no exterior de um estabelecimento de diversão noturna, na Avenida 24 de Julho", a discoteca MOME, Fábio não estava sozinho. No local encontravam-se “quatro polícias, fora de serviço, que imediatamente intervieram, como era sua obrigação legal”, perante várias agressões entre cidadãos, acabando por ser agredidos violentamente por um dos grupos, formado por cerca de 10 pessoas. Os outros três agentes agredidos tiveram alta hospitalar este domingo.
A Marinha divulgou também no sábado que "dois militares, do regime de contrato, da classe de Fuzileiros, envolveram-se nos confrontos, na via pública, junto de um espaço noturno, “tendo posteriormente informado as respetivas chefias" do sucedido.
O caso emocionou o país e esta segunda-feira foram várias as figuras do país que quiseram deixar uma palavra de adeus a Fábio Guerra.
“O agente Fábio Guerra será recordado pela sua abnegação, coragem e dedicação ao serviço do próximo e da segurança pública. O Presidente da República endereça as mais sentidas condolências à família do agente Fábio Guerra, bem como aos seus amigos e aos profissionais da PSP”, lê-se na mensagem de Marcelo, que "manifestou a sua tristeza e pesar pela perda de uma vida em circunstâncias tão trágicas".
Também a ministra da Administração Interna manifestou a sua consternação pela morte do PSP, realçando a coragem do agente policial e reiterando que as autoridades tudo farão para "o rápido esclarecimento dos factos".
Em nota de pesar após ter sido divulgada a morte de Fábio Guerra, Francisca Van Dunem diz ter recebido com "profunda tristeza e consternação" a notícia do seu falecimento.
"Neste momento de grande dor, quero transmitir à família do agente Fábio Guerra, em meu nome e em representação do Ministério da Administração Interna e do Governo, o sentimento de solidariedade e de genuína condolência face à tragédia que se abateu sobre o seu ente querido", refere a nota.
A Marinha, depois de lamentar a morte de Fábio Guerra, assegurou que está disponível "para colaborar com as autoridades policiais" na investigação da morte do agente, no sentido do apuramento de "todos os factos" que envolvem fuzileiros.
As respostas e as consequências são o mínimo que o país pode prestar no adeus a este agente. Mas Portugal tem de fazer mais para que as noite não sejam de medo e de violência e para que as autoridades sejam respeitadas e reconhecidas.
- 19:57
- O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que é preciso “esperar com tranquilidade” pelo alívio das restrições para conter a covid-19, uma vez que ainda não foi atingida a meta que permite alcançar o nível zero.
-
- 19:48
-
Invasão da Ucrânia: Zelensky rejeita ultimato da Rússia para entregar cidade de Mariupol
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu hoje que o seu país não poderá aceitar o ultimato feito pela Rússia para entregar a cidade estratégia de Mariupol, porque o povo ucraniano rejeita a presença das forças russas.
-
- 18:17
-
Obra icónica de Andy Warhol com Marilyn Monroe vai a leilão com estimativa de 180 milhões de euros
A serigrafia "Shot Sage Blue Marilyn", de Andy Warhol, vai a leilão em maio, com uma estimativa de 200 milhões de dólares (cerca de 180 milhões de euros), anunciou hoje a leiloeira internacional Christie's, em comunicado.
-
- 18:17
-
'Islamista fanático' julgado pelo homicídio do deputado britânico David Amess
Um homem acusado de ter matado o deputado britânico David Amess em outubro passado estava a planear assassinar o atual ministro da Habitação, Michael Gove, foi hoje revelado na abertura do julgamento.
-
- 18:13
-
Mundial2022: Tiago Djaló rende Pepe, que está infetado com covid-19
O defesa do Lille Tiago Djaló foi convocado pelo selecionador português, Fernando Santos, para o ‘play-off’ de qualificação para o Mundial2022, substituindo Pepe, que testou positivo à covid-19, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
-
- 16:40
-
IRS – Impulso à Responsabilidade Social
IRS é a sigla mais familiar do nosso dia-a-dia nesta altura do ano. Entre preparação de documentação, preocupação com prazos e contacto com o contabilista, consignar deve ser uma das nossas prioridades. Não tem qualquer custo para cada um de nós e é graças a isso que uma grande fatia do orçamento da
-
- 15:43
-
Luís Araújo: O turismo tem de olhar para o futuro "com muito otimismo e muita responsabilidade"
As lições dos últimos dois anos, em que a pandemia obrigou a "confinar" o turismo, não devem ser esquecidas, mas capitalizadas para construir um setor mais forte, mais resiliente e capaz de edificar um futuro sustentável, com as pessoas no centro desta equação.
-
- 14:57
-
Treinadores da I Liga portuguesa têm uma média de 416 dias no cargo — abaixo do padrão europeu
Os treinadores da I Liga portuguesa têm uma média de 416 dias no cargo, segundo revelou hoje o Observatório do Futebol (CIES), um valor mais baixo do que a média europeia, mas superior a algumas ligas de topo.
-
- 14:42
-
Trabalhadores da Carris em greve na terça-feira entre as 10:00 e as 15:00
Os trabalhadores da Carris vão estar em greve na terça-feira, entre as 10:00 e as 15:00, para exigir salários e direitos que valorizem e dignifiquem as profissões, estando também prevista a realização de um plenário.
-
- 14:38
-
Conselho Superior da Magistratura diz que não pode reverter decisão de juíza sobre Mário Machado porque é "matéria jurisdicional"
A decisão de uma juíza do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) a suspender a obrigação de Mário Machado se apresentar quinzenalmente às autoridades enquanto estiver na Ucrânia não é passível de intervenção pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM).
-
- 14:22
-
Facebook e Instagram banidos na Rússia por 'extremismo'
Um tribunal de Moscovo proibiu neste segunda-feira as redes sociais Facebook e Instagram na Rússia, alegando que elas permite atividades "extremistas".
-
- 11:31
-
"Sem as vossas empresas e os vossos bancos, a Rússia ficará sem dinheiro para esta guerra”. Zelensky pede à União Europeia o fim do comércio com a Rússia
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje à União Europeia, em particular a Alemanha, para cessar todas as relações comerciais com a Rússia e recusar todos os seus recursos energéticos.
-
- 11:30
-
Atividade sísmica em São Jorge "mantém-se acima dos valores de referência"
A atividade sísmica na ilha de São Jorge, nos Açores, "mantém-se acima dos valores de referência" e, desde sábado à tarde, foram registados "mais de 1.100 sismos de baixa magnitude" e apenas "63 sentidos pela população".
-
- 11:09
-
Novo recolher obrigatório decretado em Kiev até quarta-feira de manhã. Bombardeamento causou oito vítimas mortais
O presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que será imposto um novo recolher obrigatório na capital ucraniana a partir de hoje à noite até quarta-feira de manhã.
-
- 08:47
-
Horário de verão. Não se esqueça, a hora muda este domingo
Portugal entra no chamado horário de verão no próximo fim de semana. Na madrugada de domingo, 27 de março, os relógios devem ser adiantados em uma hora.
-