Os sismos podem ser mascarados pelo mau tempo?
As notícias parecem ser repetidas nos últimos dias: os abalos nos Açores têm reduzido. Contudo, pode não ser assim tão simples: há a possibilidade de estarem a ser subavaliados devido ao vento e agitação marítima provocados pela Depressão Evelyn.
Feitas as contas, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou, nas últimas 24 horas, dois sismos sentidos pela população na ilha de São Jorge, onde se regista desde 19 de março uma crise sismovulcânica.
Desde o início, são já registados 28.152 sismos, dos quais 240 sentidos pela população da ilha que se mantém em nível de alerta V4 (ameaça de erupção).
Segundo Fátima Viveiros, coordenadora das operações do CIVISA, a diminuição significativa de sismos pode "estar a ser mascarada", pelo menos em algum número de eventos que "não esteja a ser visualizado" devido às condições meteorológicas.
Assim, face ao vento e à vibração que a vegetação induz no solo, bem como à agitação marítima, parte da monitorização feita pelos sismómetros é comprometida, ou seja, os sinais de baixa energia ou de baixa magnitude acabam por não ser visíveis.
"Podem ocorrer abalos de uma magnitude muito baixa que acabam por não ser detetados pelos operadores. Quando as condições meteorológicas assim o permitem, mesmo os sismos de uma magnitude muito inferior conseguem ser detetados pelos nossos operadores", explicou.
Com a melhoria das condições meteorológicas, é esperado que "o sinal seja mais limpo" para "detetar todos os eventos" e ter "o cálculo mais real possível", acrescentou.
Fátima Viveiros disse que é preciso encarar esta crise sismovulcânica em São Jorge com cautelas, justificando que ter um reduzido número de eventos não significa que tudo tenha terminado — já que muitas vezes estes sistemas podem reativar.
"Nós, para compreender o melhor possível este sistema, que durante 30 anos esteve no silêncio, mesmo que agora a certa altura o nível de alerta diminua, vamos continuar a monitorizar e a acompanhar todas as variações que vão acontecer nos próximos meses. Tudo se vai manter", disse.
Nesse sentido, a Proteção Civil dos Açores avisou que vai manter "o seu estado de alerta, vigilância e prontidão" mesmo que se verifique uma redução acentuada no número e intensidade dos eventos sísmicos em São Jorge.
"O dispositivo que nós montámos é aquele que nós vamos manter", afirmou o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Eduardo Faria.
"O meu conselho é que as pessoas se mantenham vigilantes e atentas até o conhecimento científico nos dar indicações em sentido contrário", sustentou ainda.
- 20:07
- O FC Porto venceu hoje na visita ao Vitória de Guimarães por 1-0, na 29.ª jornada da I Liga de futebol, e repôs a vantagem em relação ao Sporting, batendo o recorde de jogos consecutivos sem perder no campeonato.
-
- 20:03
-
Governo ucraniano dá por iniciada ofensiva final russa contra Donbass
A Ucrânia deu hoje por iniciada a ofensiva final das tropas russas contra a região de Donbass, no leste do país, disse o conselheiro presidencial ucraniano Oleksii Arestóvich.
-
- 18:25
-
Polónia quer ver julgado massacre da II Guerra Mundial atribuído ao Exército Vermelho
A Polónia quer levar à justiça internacional o massacre de quase 22.000 militares polacos feitos prisioneiros pelo Exército Vermelho, durante a II Guerra Mundial, anunciou hoje o Presidente Andrzej Duda.
-
- 17:51
-
Carlos Queiroz e Federação do Egito rescindem contrato por "mútuo acordo"
O treinador português Carlos Queiroz deixa o cargo de selecionador de futebol do Egito, com a Federação daquele país a informar hoje ter existido um mútuo acordo para a rescisão de contrato.
-
- 17:44
-
Apreendida coleção privada com mais de 1.000 animais empalhados em Valência
A Guardia Civil está a investigar um homem em Valência que possuía uma coleção privada de taxidermia com mais de 1.000 animais empalhados, incluindo mais de 400 de espécies protegidas e pelo menos um espécime de um órix do Norte de África, um animal já extinto.
-
- 16:08
-
Um despiste e um incêndio. Acidente com autocarro na A8 faz 12 feridos
A circulação rodoviária foi retomada na Autoestrada 8 (A8), no sentido norte-sul, mais de cinco horas depois de ter sido interrompida devido a um incêndio num autocarro, disse fonte do Comando distrital da GNR de Leiria.
-
- 15:05
-
Mel, azeite e nozes. Estes são os sabores das "Terras de Fátima"
A região da Serra de Aire e Candeeiros, junto a Fátima, traz os produtos que agora se juntam na criação de doçaria que pretende também caracterizar a cidade. E, assim, surgem as tartes e queijadas "Sabores Terras de Fátima".
-
- 11:56
-
Indisposição de piloto aciona alerta vermelho em Faro. Avião aterrou de emergência sem incidentes
Um avião que fazia a ligação entre o Reino Unido e Marrocos aterrou hoje de emergência no aeroporto de Faro, sem incidentes, após o piloto se ter sentido mal e ter necessitado de assistência médica, disse a Proteção Civil.
-
- 10:05
-
Zelensky considera que agressão russa não se limita à Ucrânia
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera que a Rússia está a atacar toda a Europa com a agressão ao seu país, ressalvando que impedir a invasão da Ucrânia é essencial para a segurança de todas as democracias.
-
- 08:43
-
Naufrágio de dois barcos ao largo da Tunísia mata 13 refugiados
Pelo menos 13 migrantes morreram no naufrágio, na costa sul da Tunísia, de dois barcos que transportavam mais de 60 pessoas de países subsaarianos, informaram as autoridades locais.
-
- 08:21
-
Preços dos seguros também podem subir: "Há uma pressão muito grande na rentabilidade, para acomodar a inflação temos de o fazer"
O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) admite, em entrevista à Lusa, um aumento dos seguros devido a vários fatores, desde logo pelo aumento da inflação que impacta nos custos dos sinistros.
-