Quanto vale uma visita surpresa de Boris Johnson à Ucrânia?
Num cenário de guerra, as surpresas acontecem. E hoje houve mais uma, em forma de visita: o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev — numa deslocação que não foi divulgada previamente.
O gabinete de Boris Johnson afirmou posteriormente que o líder do governo britânico quis "encontrar-se com o presidente Zelensky em pessoa, num gesto de solidariedade com o povo ucraniano", e que deveria "apresentar um novo pacote de ajuda financeira e militar" ao país a braços com a invasão das forças russas.
O adjunto de Zelensky, Andriy Sybyga, também partilhou na rede social Facebook uma fotografia do encontro entre os dois líderes, escrevendo que "a Grã-Bretanha lidera o apoio militar à Ucrânia, a coligação antiguerra e as sanções contra o agressor russo".
Boris Johnson é o primeiro líder de um país do G7 — grupo que reúne as maiores economias mundiais — a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa, que começou a 24 de fevereiro.
Mas quanto vale esta visita surpresa de Boris Johnson à Ucrânia? Vejamos:
- Foi anunciada uma nova rubrica de financiamento de 500 milhões de dólares (cerca de 450 milhões de euros) para a Ucrânia através do Banco Mundial, o que eleva o montante total de fundos comprometidos por esse meio para 1.000 milhões de dólares (cerca de 910 milhões de euros);
- Ficou prometido que seriam fornecidos à Ucrânia 120 veículos blindados e mísseis antinavio, bem como 800 projéteis antitanque, para fazer frente às forças invasoras russas.
“A Ucrânia desafiou as probabilidades e afastou as forças russas dos portões de Kiev”, disse o primeiro-ministro britânico, classificando a resistência ucraniana como “o maior feito de guerra do século XXI”.
“Esta visita é uma manifestação do apoio resoluto, forte e contínuo do Reino Unido à Ucrânia”, explicou Boris Johnson.
Mas a visita também serviu para condenar os movimentos russos. “O que Putin fez em Bucha e Irpin são crimes de guerra e mancharam de forma permanente a sua reputação e a representação do seu Governo”, afirmou Boris Johnson, numa declaração conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na cidade ucraniana de Bucha, perto da capital, Kiev, foram encontrados numerosos corpos de civis depois da retirada das tropas russas. De Irpin, também às portas de Kiev, após a recuperação da cidade pelas tropas ucranianas, surgem igualmente relatos de centenas de civis mortos.
- 21:33
- O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, foi hoje derrubado por uma moção de censura aprovada pela Assembleia Nacional, na sequência de várias semanas de crise política.
-
- 21:16
-
Marchas pelo clima em França, na véspera das eleições presidenciais
Milhares de pessoas marcharam hoje pelo clima e justiça social em cidades de França, uma iniciativa de várias organizações não governamentais que acontece na véspera da primeira volta das eleições presidenciais.
-
- 20:54
-
"É um mau começo para o mandato". André Ventura acusa Santos Silva de ato de censura
O líder do Chega, André Ventura, acusou hoje o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, de “censura” ao ter “interrompido a meio” a sua intervenção no encerramento do debate sobre o Programa do Governo e prometeu “combate”.
-
- 19:58
-
Benfica vence Belenenses SAD com ‘hat-trick’ de Darwin Núñez
O Benfica venceu hoje o Belenenses SAD por 3-1, em jogo da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o avançado uruguaio Darwin Núñez em destaque, ao apontar um ‘hat-trick’.
-
- 19:20
-
Primeira missão tripulada totalmente privada para a estação espacial chega ao destino
A primeira missão tripulada totalmente privada enviada para a Estação Espacial Internacional (EEI) chegou hoje ao destino com uma hora de atraso.
-
- 19:13
-
Exposição em Viana foi cancelada porque galeria considerou "conteúdos impróprios para aquele espaço"
A exposição “Cumplicidades”, de Carlos da Torre e Arnaldo Alves, foi cancelada, na sexta-feira, pela Misericórdia de Viana do Castelo, que gere o espaço, a cerca de 20 minutos da abertura, por alegados “conteúdos impróprios“.
-
- 16:45
-
Sismo de 5,2 atinge leste da Turquia
Um terramoto de magnitude 5,2 na escala de Richter atingiu hoje a cidade de Puturge, na província de Malatya, no leste da Turquia, mas sem registos de vítimas ou danos graves, adiantaram as autoridades turcas.
-
- 14:11
-
Marcelo Rebelo de Sousa: “Temos de dar ainda mais força às nossas Forças Armadas”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje a necessidade de “se dar ainda mais força" às Forças Armadas, de forma “a prevenir e construir a paz” naquelas que são “as novas fronteiras de Portugal".
-
- 09:31
-
Tribunal da Relação suspende despedimento coletivo de sete tripulantes da TAP
O Tribunal da Relação suspendeu o despedimento coletivo de sete tripulantes da TAP, julgando procedente um recurso apresentado pelos profissionais, escolhidos pela companhia para sair no âmbito deste processo, segundo a decisão, a que a Lusa teve acesso.
-
- 08:59
-
Covid 19: Dois anos depois, a União Audiovisual ainda entrega alimentos a 500 pessoas
Dois anos depois de ter surgido como grupo informal de ajuda a profissionais da Cultura, afetados pela pandemia da covid-19, a União Audiovisual continua a fornecer, mensalmente, cabazes de alimentos e bens essenciais a cerca de 500 pessoas.
-